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6 Suplementos para menopausa para aliviar os sintomas

A menopausa representa um momento significativo na vida da mulher, caracterizado por uma série de mudanças físicas e emocionais desafiadoras. 

A sensibilidade das transformações que ocorrem durante esse período, demanda uma atenção especial em várias áreas da vida da mulher, sendo a nutrição um dos aspectos cruciais para lidar com os sintomas da menopausa. 

É essencial garantir que a dieta esteja equilibrada e rica em nutrientes, a fim de prevenir deficiências vitamínicas importantes e proporcionar ao corpo os elementos necessários para enfrentar as alterações que ocorrem durante esse estágio da vida.

Além da adoção de uma alimentação saudável e balanceada, muitas mulheres têm buscado  qual o melhor suplemento na menopausa, como uma estratégia complementar para promover uma maior qualidade de vida durante esse processo.

Entenda a seguir tudo que é preciso saber sobre a menopausa: suplemento alimentar e alimentação.

A menopausa e seus sintomas

É chamada de menopausa o período após a última menstruação espontânea. Ela ocorre por volta dos 45 a 48 anos, porém pode aparecer precocemente, por volta dos 40 anos, ou de forma tardia, em torno dos 55 anos, dependendo da saúde e do estilo de vida de cada mulher, além de fatores genéticos associados.

O início da menopausa é considerado “oficial” após um ano do último ciclo menstrual, por isso, muitas vezes, as mulheres passam um período “pré menopausa”, onde ainda menstruam ocasionalmente, porém de forma muito mais espaçada do que o habitual.

Nessa fase, as mudanças hormonais de estrogênio e progesterona já passam a acontecer e, por isso, os sintomas da menopausa começam a aparecer. 

A queda hormonal associada à menopausa desencadeia uma variedade de sintomas que podem afetar tanto a saúde fisiológica quanto a saúde mental, são eles:

  • menstruação irregular ou inexistente;
  • ondas de calor (fogachos);
  • insônia e sudorese noturna;
  • redução de libido;
  • extragenitais (atrofia e distrofia da vulva, dor, secura e sangramento vaginal);
  • dores de cabeça constantes;
  • queda de cabelo;
  • mudanças de humor (irritabilidade, depressão);
  • aumento de peso, especialmente na região abdominal.

A importância dos suplementos na menopausa

Devido às quedas hormonais e dificuldades em lidar com os diversos sintomas característicos desse período, é comum que as mulheres recorram a tratamentos médicos, que vão desde reposição hormonal, acompanhamento nutricional e endócrino, até o uso de suplementos alimentares para menopausa.

O uso de suplemento natural para menopausa, como vitaminas, minerais e fitoterápicos, pode ser muito válido nesse período, quando associado a uma alimentação saudável e um contexto propício.

Isso porque, nessa fase, a mulher sofre inúmeras mudanças fisiológicas, que provocam maior carência nutricional e maior demanda por determinados nutrientes. 

Ademais, as alterações de humor também podem influenciar no comportamento alimentar e apetite, reforçando insuficiência de nutrientes por meio da alimentação e levando a um maior consumo de alimentos açucarados e ultraprocessados.

Apesar de ser um evento biologicamente natural, dependendo do contexto, a menopausa pode se tornar um evento crítico e afetar fortemente aspectos físicos, emocionais e sociais da mulher. Portanto, compreender desde cedo o que é preciso ser feito para tornar esse processo o mais ameno possível, é essencial.

Quais os melhores suplementos para menopausa?

Confira abaixo quais os melhores suplementos para a menopausa:

1. Ômega 3

Dentre os suplementos para menopausa, o ômega 3 ganha destaque pelas suas função antioxidante e por auxiliar no controle do perfil lipídico. No período de menopausa, diversas mudanças fisiológicas e metabólicas surgem devido às alterações hormonais.

Antes, o colesterol que era direcionado para formação de hormônios sexuais, agora não exerce mais essa função, aumentando sua concentração no sangue.

Ademais, a redução  dos níveis de estrogênio e progesterona, associados a desregulações emocionais que podem provocar aumento na apetite e ingestão calórica, pode levar ao aumento de peso e aparecimento de síndromes metabólicas, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Portanto, além de uma alimentação balanceada, o uso de ômega 3 têm mostrado inúmeros benefícios no auxílio da regulação do metabolismo de gorduras e no controle dos níveis de colesterol *.

Ainda existem estudos debatendo outros benefícios do uso do suplemento para menopausa. Um ensaio clínico ainda revelou a combinação de ômega 3 com vitamina E na efetividade da redução das ondas de calor noturno. Enquanto outro estudo de revisão discute resultados promissores do ômega 3 em sintomas como insônia e síndrome depressiva.

2. Vitamina E

Conhecida por ser um poderoso antioxidante, o suplemento de vitamina E apresenta diversas aplicações ao período da menopausa, como alívio dos sintomas de fogacho, atua na modulação vascular, perfil lipídico e alterações vaginais *.

Devido seus componentes fitoestrógenos, ou seja, substâncias naturais consideradas fontes de estrógeno exógeno, a vitamina E tem se mostrado um ótimo suplemento para menopausa, especialmente para mulheres com contraindicações do uso de estrogênio via reposição hormonal. O uso de suplemento de vitamina E ainda pode ser uma opção e complemento à terapia hormonal padrão.

3. Cálcio

Durante a menopausa, um dos principais desafios está relacionado à saúde e à manutenção da densidade óssea. Isso ocorre devido ao aumento significativo da excreção de cálcio dos ossos em relação à sua reposição, além da redução da absorção de cálcio no intestino, o que resulta no enfraquecimento ósseo ao longo do tempo.

Esse processo pode levar à chamada osteoporose, que caracteriza -se pela redução do mineral e da matriz óssea com deterioração do tecido ósseo, aumentando sua fragilidade e o risco de fratura. 

Em mulheres da menopausa, a perda óssea é de, aproximadamente, 2% ao ano. Portanto, é necessário prestar atenção ao consumo diário de cálcio (aproximadamente 1200 mg/dia) e ,caso haja necessidade, entrar com o suplemento alimentar *.

4. Vitamina D

Além do cálcio, outro suplemento alimentar para menopausa importante no tratamento e prevenção da osteoporose e perda de massa óssea, é a vitamina D

Quando a ingestão de cálcio para a saúde óssea é enfatizada, a importância da vitamina D é frequentemente ignorada. Mas a vitamina D é como o fermento em uma receita de pão. Não é possível produzir osso sem ter vitamina D disponível. 

Tudo começa nas glândulas paratireoides e no intestino. A vitamina D é necessária para uma adequada absorção de cálcio no intestino delgado, que está reduzida em mulheres pós menopausa, assim como afirma o autor do livro Vitamina D: Como Um Tratamento Tão Simples Pode Reverter Doenças Tão Importantes.

O cálcio, então, pode passar para o esqueleto por meio da corrente sanguínea e ser depositado nos ossos, para fortalecê-los - quase como um cimento. Quando não há vitamina D, a absorção de cálcio é pobre, comprometendo o processo de remodelagem óssea - não há produção suficiente de osso para substituir aquele que foi reabsorvido *

Portanto, é sempre importante associar o uso de cálcio e vitamina D como suplementos para menopausa.

5. Vitamina C

A vitamina C também é um suplemento vitamínico para menopausa muito utilizado na prevenção da deterioração da massa óssea. Devido ao seu papel antioxidante, que atua na redução do estresse oxidativo (um um processo prejudicial que pode levar ao aumento da reabsorção óssea), e da sua participação na produção de colágeno (a proteína mais abundante nos ossos), o consumo adequado de vitamina C tem sido relacionado à maior densidade de massa óssea *.

A função da vitamina C no combate do excesso de radicais livres nas células, também está associada a funções fisiológicas como atividade antioxidante, síntese de hormônios, aminoácidos e neurotransmissores, assim como biossíntese da carnitina - um composto importante na inibição do cansaço e fadiga * que acometem as mulheres na menopausa.

6. Creatina e Whey protein

Outro fator fortemente associado a problemas de saúde óssea, característicos da menopausa, é a qualidade e quantidade de massa muscular. Quando se tem uma boa quantidade de massa muscular, há maior probabilidade de se ter uma massa óssea fortalecida. 

A perda da massa muscular ocorre com o passar da idade, assim como a massa óssea. A tendência é de uma redução de 1% ao ano após os 30 anos, um número que aumenta para 3% ao ano com a chegada da menopausa.  Nesse contexto, o uso de suplementos como creatina para menopausa pode ser uma estratégia valiosa.

Estudos apontam que a creatina promove potenciais benefícios no aumento da força muscular e na melhoria da capacidade funcional, especialmente em mulheres na fase da menopausa, onde a perda muscular é mais acentuada.

Além de impactar no fortalecimento ósseo, uma boa quantidade de músculo também melhora a funcionalidade do corpo e traz mais qualidade de vida ao envelhecimento. Dessa forma, o consumo de proteínas é extremamente importante. 

O uso de whey protein para complementar o aporte de proteínas na dieta pode ser bastante útil, já que se trata de uma proteína de alta qualidade e valor biológico . 

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Como escolher os suplementos bons para menopausa?

A correta escolha da suplementação para menopausa precisa ser feita com o auxílio de um profissional da saúde, que irá direcionar os melhores suplementos para cada caso.

A escolha da marca deverá levar em consideração a dosagem, composição e confiabilidade da empresa. É recomendado seguir as indicações do profissional de confiança quanto aos suplementos para menopausa escolhidos.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Texto revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

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