Carregando...

6 vitaminas para aumentar o desejo sexual feminino

Cerca de 40% das mulheres experimentam algum tipo de problema sexual ao longo de suas vidas e, um dos mais comuns é a baixa libido. A falta de interesse sexual pode surgir por diversos motivos, como questões hormonais, estresse, problemas de relacionamento ou outros fatores. Embora seja um tema complexo e multifatorial, muitas mulheres têm buscado soluções naturais para recuperar seu desejo sexual. Nesse contexto, alguns suplementos e vitaminas para a libido feminina surgem como uma opção promissora.

Conheça a seguir as 6 vitaminas mais associadas ao aumento do desejo feminino!

O que é a libido feminina e como as vitaminas podem influenciar no desejo sexual da mulher?

Libido é apenas um outro nome para desejo sexual que, em outras palavras, é a "vontade de fazer sexo". Se sabe que a libido feminina é constituída por uma interação complexa de fatores físicos, emocionais e hormonais. Além disso, o desejo sexual feminino é muito individual e muda ao longo da vida.

Alguns estudos relatam que os esteróides ovarianos (estradiol, testosterona e progesterona) são os principais responsáveis por modular o desejo sexual nas mulheres. Entretanto, os profissionais que estudam a sexualidade humana ressaltam que o desejo sexual feminino é constituído por múltiplos fatores e não somente por hormônios.

Nesse contexto, alguns nutrientes podem desempenhar um papel significativo na modulação da libido feminina. Embora os efeitos possam variar de uma mulher para outra, estudos indicam que certas vitaminas podem contribuir para a motivação sexual, fornecendo o suporte nutricional necessário para uma libido saudável.

Além de hormônios e nutrientes, saber como aumentar a libido feminina passa também pelo autoconhecimento. Isso significa que resolver a falta de libido feminino requer certo esforço e uma boa dose de conhecimento sobre si mesmo e sobre o próprio corpo.

Causas e sintomas da falta de libido feminina

As causas da falta da libido feminino podem ser físicas ou psicológicas. As principais razões da baixa libido nas mulheres incluem:

  • Fatores hormonais: alterações na produção de estrogênio e progesterona, podem influenciar negativamente o desejo sexual em mulheres.
  • Estresse crônico: o estresse crônico pode levar à fadiga física e mental, o que pode reduzir o interesse e a energia para o sexo.
  • Uso de certos medicamentos: alguns medicamentos de uso contínuo tem como efeito colateral a baixa da libido feminina. Verifique com o médico que lhe prescreveu se a falta da libido feminino é um colateral possível.
  • Problemas no relacionamento: é comum perder o interesse sexual quando o relacionamento não vai bem, no entanto isto deve ser temporário. Nesse quesito a comunicação honesta entre o casal é a chave para o sucesso.
  • Preocupações excessivas e ansiedade: quando a mente está ocupada com preocupações, angústias e pensamentos negativos, é mais difícil relaxar e sentir motivação sexual.

É fundamental abordar essas questões com cuidado e buscar uma avaliação médica para identificar as causas subjacentes e encontrar soluções adequadas para restabelecer uma libido saudável e uma vida sexual satisfatória.

6 melhores vitaminas para aumentar o desejo sexual feminino - encontrados em estudos

Embora existam várias vitaminas e suplementos que têm sido associados ao aumento da libido feminina, é importante lembrar que a resposta individual de cada mulher pode variar. Algumas das melhores vitaminas e suplementos para estimular o desejo sexual feminino incluem:

1. Vitamina C

Além de contribuir para a saúde dos vasos sanguíneos, um estudo encontrou que a vitamina C melhora o humor e pode aumentar a frequencia das relações sexuais

2. Vitamina D

Se existe uma vitamina para aumentar o desejo feminino essa vitamina é a D! Isso porque, conforme estudos, baixos níveis de vitamina D estão associados a baixa libido em mulheres. A correção dos níveis dessa vitamina poderia então ajudar a melhorar a motivação sexual.

3. Arginina

A arginina é um aminoácido que comumente é incluído no tratamento para falta de libido feminino. De acordo com um estudo, a suplementação com arginina promoveu melhorias no desejo sexual, secura vaginal, frequência de relações sexuais e orgasmo feminino.

4. Ginseng

O efeito do ginseng foi avaliado em um estudo de meta-análise feito com mulheres na pré e pós-menopausa e evidenciou resultados favoráveis ​​no funcionamento sexual feminino.

5. Gingko biloba

O Ginkgo biloba é uma substância que, conforme estudos, pode melhorar o fluxo sanguíneo, bem como o sistema de óxido nítrico. Em função disso, esse suplemento também é considerado como um suplemento para libido feminina.

6. Maca Peruana

Talvez poucas pessoas conheçam verdadeiramente os benefícios da maca peruana. Essa raiz andina é usada há mais de 2 mil anos pelos povos nativos do Peru como um alimento afrodisíaco. Atualmente, a maca vem sendo usada como recurso terapêutico para diversos problemas de saúde sexual, como disfunção erétil, infertilidade e baixa libido. Um estudo, inclusive, sugeriu que essa raiz peruana pode ser um agente promissor para mulheres na pós-menopausa que têm interesse em usar recursos naturais para tratar disfunções sexuais como a baixa libido.

No contexto sexual, os recursos naturais podem ser bastante atraentes, pois diversas medicações alopáticas possuem a diminuição da libido como um efeito colateral. Um estudo que investigou o efeito de altas doses de maca peruana em cápsulas em mulheres com baixa libido induzida por antidepressivos, verificou que ela pode ser considerada um suplemento para aumentar o desejo feminino, pois houve aumento expressivo do desejo sexual após a suplementação com essa raiz.

Muito além de ajudar a estimular a libido, a maca peruana contém diversos nutrientes que podem auxiliar na saúde de modo geral, como:

  • fibras;
  • outros aminoácidos essenciais como lisina;
  • ácidos graxos;
  • vitamina C;
  • cobre;
  • ferro;
  • cálcio.

Sendo assim, essa raiz do Peru parece ser um recurso em potencial para melhorar a libido das mulheres e a saúde geral de várias maneiras.

Aproveite e veja também

Outras dicas e tratamentos para aumentar a libido naturalmente

Existem diversas maneiras naturais para aumentar a libido feminina. Aqui estão algumas dicas úteis:

  • Autocuidado: a saúde emocional e física desempenham um papel fundamental na libido. Por isso é importante reservar um tempo para cuidar de si mesma, descansar, praticar exercícios regularmente.
  • Comunicação honesta com o parceiro: é essencial manter uma comunicação aberta e honesta com o parceiro. O casal deve trabalhar junto para manter a intimidade no relacionamento.
  • Praticar exercícios físicos: a atividade física regular não apenas melhora a saúde geral, mas também melhora a circulação sanguínea e o humor. Ambos são fundamentais para a excitação sexual. Exercícios como ioga e pilates podem ser especialmente benéficos para conectar mente e corpo.
  • Gerenciar o estresse: o estresse crônico pode afetar negativamente a libido. Encontrar maneiras de relaxar e aliviar a tensão, como meditação, técnicas de respiração, massagens, etc pode ser a chave para recuperar a falta de libido.

Lembrando sempre que cada pessoa é única, é importante experimentar e descobrir o que funciona melhor para você.

Referências

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.