Carregando...

Saiba quais os sintomas da menopausa e como tratar

A menopausa é uma fase natural da vida da mulher — ela ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos de idade, marcando o fim do período fértil. Durante esse período, o corpo passa por diversas mudanças hormonais que podem causar uma série de sintomas desconfortáveis que impactam a qualidade de vida.  Mas você sabe quais são os sintomas da menopausa? Pois é exatamente sobre isso que vamos falar.

Felizmente, existem diversas opções de tratamento para aliviar esses sintomas e ajudar as mulheres a passarem por essa transição de forma mais tranquila. Neste texto, iremos explorar quais os sintomas da menopausa mais comuns e como eles podem ser tratados. Venha entender!

O que acontece com o corpo quando entra na menopausa?

Para compreender melhor quais os sintomas da menopausa, precisamos falar sobre o que é menopausa e o que a menopausa causa no corpo. O processo de menopausa precoce ou regular é marcado pelo encerramento da ovulação e da menstruação, e isso ocorre devido à diminuição gradual na produção de estrogênio pelos ovários.

Essa queda hormonal pode levar a uma série de alterações, como ondas de calor, sudorese noturna, ressecamento vaginal, diminuição da libido, bem como alterações no humor e no sono. Além disso, a diminuição do estrogênio pode levar a uma perda óssea acelerada, o que pode aumentar o risco de osteoporose e fraturas.

A menopausa também pode afetar a saúde mental e emocional das mulheres. Mudanças no corpo, juntamente com as pressões sociais e as mudanças de vida associadas a ela, podem trazer ansiedade, estresse e depressão.

Quais os sintomas da menopausa?

Ao observar quais os sintomas da menopausa, se percebe que os mais comuns são:

  • ondas de calor;
  • alterações no sono;
  • secura vaginal;
  • mudanças de humor;
  • diminuição da libido;
  • dor nas articulações;
  • aumento do risco de osteoporose.

É importante notar que nem todas as mulheres experimentam os mesmos sintomas. Por isso, é difícil dizer quanto tempo dura a menopausa. Também varia na menopausa idade em que os sinais aparecem.

Como saber se estou na menopausa?

Além de quais os sintomas da menopausa, uma das perguntas mais comuns entre as mulheres é “como eu sei que estou entrando na menopausa”? A menopausa é um processo gradual, e nem sempre é fácil determinar quando ela começa. Mas alguns sinais são:

  • irregularidades no período menstrual;
  • ondas de calor;
  • dificuldades no sono;
  • ressecamento vaginal;
  • mudanças repentinas de humor, irritabilidade e ansiedade.

Aproveite e veja também

Dicas e tratamentos para aliviar os sintomas da menopausa

Existem diversos recursos terapêuticos disponíveis para ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como:

  • terapia de reposição hormonal;
  • remédio para menopausa não hormonal;
  • terapias complementares;
  • estilo de vida saudável;
  • tratamento local para sintomas vaginais.

De todos os recursos disponíveis, estudos relatam que o estilo de vida é um dos mais vantajosos em termos de custo benefício. Seus efeitos positivos vão além dos sintomas da menopausa. A saúde da mulher como um todo é beneficiada. Isso inclui uma alimentação saudável, prática regular de exercícios, qualidade do sono e gerenciamento de estresse.

No contexto da alimentação, existem suplementos que também podem contribuir para amenizar os sintomas da menopausa. O óleo de prímula em cápsulas, segundo um estudo, pode diminuir efetivamente a frequência e a gravidade dos suores noturnos, por exemplo.

Melhora da sensibilidade à insulina

Quando procurar a ajuda de um profissional

Recomenda-se que as mulheres procurem a ajuda de um profissional de saúde quando os sintomas da menopausa afetarem a sua qualidade de vida. Isso pode incluir quais os sintomas mais graves da menopausa, como ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor, insônia, secura vaginal, perda de libido, problemas de memória e dificuldade para se concentrar.

Além disso, é importante consultar um médico para entender quais os sintomas da menopausa se houver mudanças significativas em seu ciclo menstrual, como períodos mais curtos, mais longos, leves ou intensos do que o normal. Essas mudanças podem ser um sinal de outros problemas, e é importante descartá-los.

Em resumo, se você estiver experimentando sintomas da menopausa que estão afetando sua qualidade de vida, consulte um profissional de saúde para receber as orientações e opções de tratamento mais adequadas. 

Lembre-se de que a menopausa não precisa ser uma experiência negativa. Com o suporte adequado, é possível enfrentar essa fase de transição com tranquilidade e bem-estar.

Conteúdo escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na College of The Redwoods. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.

 

Texto criado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

 

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.