7 Dicas para ter energia para treinar
Muitas pessoas têm grande dificuldade em manter a regularidade na academia devido à rotina exaustiva de alternar entre trabalho e casa, e ainda assim ter energia para treinar.
Entretanto, é fundamental para a saúde adquirir uma rotina de treinos, para alcançar os resultados que proporcionam bem-estar tanto físico quanto mental.
Separamos 7 dicas essenciais de como ter mais energia para treinar. Confira!
7 Dicas para ter energia para treinar
1. Alimentação adequada
No dia a dia e nos dias de treino, uma boa alimentação serve para fornecer energia e manter os resultados a longo prazo, independente do objetivo físico ou estético.
Nesse contexto, o consumo de carboidratos no pré treino, são a principal fonte de energia rápida para os músculos e para o sistema nervoso central, evitando fadiga, fraqueza e falta de concentração durante o treinamento.
Alguns exemplos de alimentos como: frutas (maçã e banana), legumes (batata-doce e cenoura) e grãos (aveia e arroz), podem ser utilizados. Já para auxiliar na construção e recuperação muscular no pós-exercício, a recomendação são de proteínas, como carnes magras, ovos e proteína vegetal para o público vegano, conforme esse estudo indica.
2. Hidratação
A ingestão apropriada de água irá fornecer energia para treinar, levando nutrientes como o oxigênio e os sais minerais para dentro das células, prevenindo a desidratação, que é um dos motivos de fadiga e diminuição do desempenho físico. O recomendado para um adulto é de no mínimo 2 litros de água pura por dia.
3. Suplementos energéticos
O uso de suplemento pré treino para dar energia e força para malhar, depois de um dia cansativo de trabalho ou no início da manhã, ajuda na disposição necessária que você precisa.
Como a cafeína, que aumenta não apenas a energia, mas a resistência física e foco mental durante os exercícios, melhorando o desempenho atlético, especialmente em atividades de alta intensidade.
Também a beta-alanina, um aminoácido não essencial, que aumenta os níveis de carnosina nos músculos, o que ajuda a tamponar a acidose, reduzindo a fadiga muscular durante o treino e com isso, permite treinos mais longos e eficazes, logo, auxiliando em como ganhar força e massa muscular ao longo do tempo.
4. Gerenciamento do estresse
Com o estilo de vida acelerado, saber como aliviar o estresse é fundamental para uma rotina mais plena e saudável. Logo, tentando minimizar os seus efeitos com práticas e meditação, respiração controlada, alongamento e ioga, reservando um tempo para si mesmo, ajudam a equilibrar a mente e o corpo, reduzindo a tensão muscular e acalmando a mente.
5. Intervalos
Programar os intervalos entres os dias de treino e de descanso, faz com que o corpo crie fortalecimento e se ajuste ao desafio do exercício, auxiliando a evitar lesões e a manter os níveis de energia estáveis a longo tempo.
Assim, se a dúvida é sobre como fazer para ter mais energia durante o treino, a resposta é realizar o intervalo entre as séries dos exercícios, principalmente musculação, surtindo efeito na recuperação e possibilitando maior volume de treino * .
6. Motivação
A energia para treinar não vem apenas de uma boa alimentação e descanso, ela também é alimentada pela motivação através de uma mentalidade positiva e pelo ambiente ao nosso redor.
Ademais, quando encontramos um propósito claro, seja para aumentar a força ou até para simplesmente sentir-se melhor, é mais fácil manter a consistência e fazer a atividade física que mais se identifica, como corrida, crossfit, futevôlei, etc. O importante é estar em movimento!
7. Planejamento
O planejamento é necessário em todas as áreas da vida e com a rotina de treinos não seria diferente. Começando por metas alcançáveis (para evitar a frustração), tendo sempre em mente que um hábito levará a outro.
Um outro fator que compõe esse cenário é o planejamento com a alimentação, afinal, saber o que comer para ter mais energia no treino e após, passa por um bom plano nutricional e se sustenta através de organização e planejamento.
Veja a seguir quais os alimentos e suplementos que fornecem mais energia para treinar
Saiba mais sobre
CREATINA
Experimente a creatina, o segredo dos atletas que buscam o máximo desempenho nos treinos. Amplamente utilizada, a creatina oferece potenciais benefícios para quem pratica exercício físico. Embora seja sintetizada em pequenas quantidades no fígado, rins e pâncreas, a capacidade diária do nosso corpo é limitada a cerca de 1 grama. Por isso, a suplementação de creatina se destaca ao fornecer grandes quantidades desse nutriente essencial, que podem ajudar a impulsionar a produção de energia e força durante a prática de exercícios físicos, de acordo com a ciência. A creatina monohidratada da Ocean Drop tem em seu laudo de certificação um grau de 99,9% de pureza.
Alimentos que dão energia para treinar
De modo geral, todos os alimentos fornecem energia; a escolha ideal dependerá dos seus objetivos e de como cada alimento se encaixa melhor na sua rotina.
A seguir, listamos opções especialmente indicadas para consumir antes do treino, ajudando a aumentar sua disposição. Confira abaixo algumas dessas opções:
Banana
Uma fruta com excelente fonte de carboidratos, fibras e potássio, além de ajudar na energia e também na contração muscular. Pode ser indicada até meia hora antes do treino.
Aveia
De fácil digestão, a aveia é uma ótima opção para ser incluída em receitas, por ser fonte de carboidratos complexos que libera energia lentamente.
Pão integral com ovo
Essa combinação não tem erro! É fonte de carboidrato e proteína que garantem saciedade e ajudam na construção muscular.
Mousse de abacate com cacau
Rico em antioxidantes do cacau e com as gorduras saudáveis do abacate, basta misturar os ingredientes e está pronto para saborear!
Iogurte natural com frutas
Rico em proteínas e probióticos, o iogurte natural fornece energia e ajuda na recuperação. Combinado com frutas, pode ser ingerido até uma hora antes do treino, para quem não tem intolerância à lactose.
Suplementos para ter mais energia
O uso de suplemento para dar energia no treino, pode ser uma excelente opção para quem está começando a inserir uma rotina de treinos ou sente que precisa dar um “up” no rendimento. Os suplementos mais conhecidos e que se encaixam nesse perfil são: creatina, isotônico e pré treino.
A creatina dá energia para treinar melhorando o desempenho físico em exercícios repetitivos de curta duração e alta intensidade. Além de reduzir a fadiga durante a atividade física, ela contribui para a hipertrofia muscular e o aumento da massa magra.
Outro benefício da creatina é na melhora da cognição, memória e proteção neurodegenerativa, segundo estudos.
A ingestão de água também irá interferir em como ter mais energia durante o treino e no rendimento, não sendo suficiente apenas o consumo de água e sim a suplementação de isotônicos para garantir a homeostase (manter o corpo em equilíbrio), por conta da perda de eletrólitos através do suor, regulando a temperatura corporal e por conter água, carboidratos, sódio e potássio, essenciais para a estrutura muscular e a prevenção de cãibras, principalmente em exercícios tipo endurance *.
Já o uso de suplementos pré treino, tem sido uma opção popular para quem tem um estilo de vida corrido, pois essas fórmulas geralmente contam com cafeína, beta-alanina, taurina e outros compostos que atuam melhorando o foco e reduzindo a percepção de fadiga.
No entanto, é indispensável se atentar às quantidades do suplemento, respeitando as suas necessidades, tolerâncias individuais e saber que os outros aspectos podem influenciar na energia para treinar, como o estilo de vida.
Aproveite e veja também
Como o estilo de vida afeta a energia?
Para alcançar a energia para treinar, outro ponto importante é o sono, pois é quando o corpo realiza os processos de reparação de tecidos musculares, síntese de proteínas e a regulação de hormônios, favorecendo o desempenho atlético.
Deste modo, para uma melhor noite de sono, o ideal é evitar telas e luzes à noite, refeições pesadas antes de dormir e reduzir o consumo de álcool e cafeína, até às 16 horas da tarde.
Não adianta tentar inserir ou manter um estilo de vida saudável e ativo sem o descanso, mas com um bom planejamento, além de ter mais energia, também aumenta a probabilidade de alcançar seus objetivos a longo prazo, tornando a jornada mais prazerosa e sustentável.
Referências
- The importance of nutrition in hypertrophy Review Article
- Efeitos da suplementação de creatina na função cognitiva de indivíduos saudáveis: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados. National Libraty of Medicine
- Hidratação e Atividade Física. Revista Saúde em Foco.
- Recovery Between Sets in Strength Training: Systematic Revew and Meta-analysis. Rev Bras Med Esporte.
Conteúdo escrito pela nutricionista Milena Pscheidt, CRN10 10420. Milena é graduada pela Universidade do Vale do Itajaí e atua na área de nutrição clínica desde 2022.
Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.