Conheça os benefícios do ômega 3 para musculação
O mundo fitness da musculação é repleto de estratégias alimentares para auxiliar na recuperação e crescimento muscular, além de melhorar a performance e condicionamento antes, durante e após o exercício. Dentre os inúmeros suplementos associados à prática de atividade física, o uso do ômega 3 na musculação tem sido muito debatido, em decorrência dos seus inúmeros benefícios já comprovados para a saúde.
Entenda a seguir quais os benefícios do ômega 3 para musculação.
Como o ômega 3 atua na massa muscular?
O ômega 3 é um óleo essencial para o organismo. Na sua composição estão presentes o EPA e o DHA, que, segundo estudos * * , possuem funções importantíssimas para saúde do organismo, desde o desenvolvimento neurológico, o fortalecimento da imunidade, até a saúde intestinal.
Dentre os achados atuais, estudos vêm apontando ainda mais benefícios no uso do ômega 3 para musculação. Para compreender como o ômega 3 auxilia na musculação, é preciso entender primeiro qual o papel do ômega 3 para massa muscular.
O ganho de massa muscular obtido através da musculação, também conhecido como processo de hipertrofia muscular, é o resultado do esforço exercido sobre o músculo. Esse esforço provoca mini lesões nas fibras musculares, que, posteriormente, se recuperam visando aumentar o volume do músculo.
Para que o treino e a recuperação ocorram da melhor forma possível, resultando no aumento da área muscular, hábitos como uma boa alimentação e descanso de qualidade são necessários. É aí que entra o uso do ômega 3 para musculação.
Seu principal papel na hipertrofia é melhorar a fluidez da membrana das fibras musculares, facilitando a entrada de insulina e glicose, e auxiliando na captação de aminoácidos e nutrientes necessários durante e pós exercício.
Quais os benefícios do ômega 3 na musculação?
Há muitos benefícios do ômega 3 para quem treina, confira o que os estudos têm apontado:
1. Facilita a captação de energia e nutrientes
Estudos indicam que um dos benefícios do ômega 3 para musculação é a sua habilidade em potencializar a sensibilidade do músculo para absorver aminoácidos, glicose e outros nutrientes essenciais, favorecendo o aumento da massa magra. Esses nutrientes são cruciais tanto para a realização do exercício quanto para a recuperação, momento em que ocorre a hipertrofia.
De acordo com os dados obtidos em um estudo, o ômega 3 é opção para indivíduos que buscam hipertrofia, visto que a suplementação na dieta aumenta a sinalização anabólica muscular mediada por aminoácidos e insulina em adultos e idosos.
Outro estudo confirma essa relação, afirmando que o uso de ômega 3 auxiliou no aumento da capacidade de síntese proteica, no tamanho da célula e na sinalização anabólica de indivíduos saudáveis.
2. Auxilia na saúde cardiovascular
É comum que, ao realizar musculação, você perceba seus batimentos cardíacos elevarem. Isso ocorre porque o corpo está demandando mais oxigênio e nutrientes, que serão carregados pelo sangue até os órgãos necessitados. Portanto, o sangue precisará ser bombeado de forma mais eficiente, aumentando a atividade cardíaca.
Nesse ponto, também encontramos um importante benefícios do uso do ômega 3 para a musculação. Este estudo de revisão aponta que o uso de ômega 3 auxilia na saúde cardiovascular, ajudando a evitar a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial, diminuir a pressão sanguínea e melhorar o perfil lipídico.
Outro estudo indica que o ômega 3 exerce papel protetor de eventos cardiovasculares através da modulação das características da placa aterosclerótica, tornando-a mais estável.
3. Atua como antiinflamatório
Apesar de extremamente benéfica, a musculação promove efeitos pró inflamatórios no organismo. Isso porque, ao levar ao rompimento das fibras musculares, uma cascata inflamatória é ativada para recuperar o organismo dessa “agressão”.
Portanto, mais uma vez a alimentação saudável é muito importante para auxiliar o organismo a se recuperar e inibir a exacerbação da ativação antiinflamatória. Para tal, o uso de ômega 3 para musculação é muito benéfico.
Qual o melhor ômega 3 para quem treina?
O melhor ômega 3 para musculação deverá levar em conta alguns critérios de qualidade. Primeiro, recomenda-se buscar um ômega 3 com boas concentrações de EPA e DHA por dose. Observe na tabela de composição do produto as quantidades de ambos.
Outra forma de escolher seu ômega 3 para musculação é através da pureza, certificando de que é livre da contaminação por metais pesados. Você pode observar se o ômega 3 possui selo de qualidade.
O Ômega-3 da Ocean Drop, por exemplo, conta com uma concentração de 200 mg de DHA por cápsula, extraído diretamente da microalga Schizochytrium sp. e amplamente reconhecido pela sua pureza nutricional, além de ser um produto 100% vegetal, sustentável e livre de metais pesados.
Aproveite e veja também
Como tomar ômega 3 para ganhar massa muscular?
O consumo do ômega 3 para musculação é diário, conforme prescrição do profissional da saúde ou as instruções de uso fornecidas pelo fabricante. No caso do Ômega-3 DHA da Ocean Drop, o recomendado são 2 cápsulas por dia.
Não é necessário tomar o ômega 3 imediatamente antes ou depois do treino, seu efeito é crônico, portanto o que importa é tomá-lo todos os dias pelo tempo recomendado. Uma boa forma de melhorar sua absorção é consumindo-o logo após alguma refeição que leve gordura, como almoço ou jantar.
O uso do ômega 3 para musculação traz diversos benefícios, quando conciliado com uma alimentação saudável e descanso de qualidade! Converse com seu nutricionista sobre a possibilidade de incluí-lo na sua dieta e faça o teste!
Referências
- Cornish SM, Cordingley DM, Shaw KA, Forbes SC, Leonhardt T, Bristol A, Candow DG, Chilibeck PD. Effects of Omega-3 Supplementation Alone and Combined with Resistance Exercise on Skeletal Muscle in Older Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients. 2022 May 26;14(11):2221. doi: 10.3390/nu14112221. PMID: 35684018; PMCID: PMC9182791.
- Huang YH, Chiu WC, Hsu YP, Lo YL, Wang YH. Effects of Omega-3 Fatty Acids on Muscle Mass, Muscle Strength and Muscle Performance among the Elderly: A Meta-Analysis. Nutrients. 2020 Dec 4;12(12):3739. doi: 10.3390/nu12123739. PMID: 33291698; PMCID: PMC7761957.
- PAIM, João Araújo et al. Síntese proteica muscular e influência da suplementação de Ômega 3: aspectos atuais. Revista Destaques Acadêmicos, v. 6, n. 3, 2014.
- Smith GI, Atherton P, Reeds DN, Mohammed BS, Rankin D, Rennie MJ, Mittendorfer B. Omega-3 polyunsaturated fatty acids augment the muscle protein anabolic response to hyperinsulinaemia-hyperaminoacidaemia in healthy young and middle-aged men and women. Clin Sci (Lond). 2011 Sep;121(6):267-78. doi: 10.1042/CS20100597. PMID: 21501117; PMCID: PMC3499967.
- SANTOS, Raul D. et al. I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 100, p. 1-40, 2013.
- VAZ, DIANA SOUZA SANTOS et al. A importância do ômega 3 para a saúde humana: um estudo de revisão. Uningá Review, v. 20, n. 2, 2014.
- COQUEIRO, Daniel Pereira; DOS SANTOS BUENO, Patricia Cincotto; DE JESUS SIMÕES, Manuel. USO DA SUPLEMENTAÇÃO COM ÁCIDOS GRAXOS POLI-INSATURADOS OMEGA-3 ASSOCIADO AO EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO. Pensar a Prática, v. 14, n. 2, 2011.
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.