Carregando...

O guia completo de suplementação para iniciantes na academia

Começar a treinar na academia pode ser empolgante e desafiador ao mesmo tempo, mas apesar disso, é um excelente primeiro passo rumo a uma vida mais saudável. Nesse começo, é normal sermos bombardeados por uma infinidade de informações sobre dietas, treinos e, especialmente, suplementação. Mas como saber quais são os melhores suplementos para iniciantes?

No mundo fitness, a suplementação pode ser uma poderosa aliada para maximizar os resultados e complementar a dieta. Mas, com tantos produtos disponíveis no mercado, pode ser difícil determinar por onde começar e o que é verdadeiramente essencial para quem é iniciante. Para quem está dando os primeiros passos na academia e deseja entender mais sobre suplementos, continue lendo este artigo para aprender a fazer escolhas mais informadas e seguras na sua jornada fitness.

Qual a importância da suplementação para quem está começando a malhar?

Os suplementos para iniciantes na academia podem ser um "plus" para treinos mais eficazes e uma recuperação muscular mais rápida. Segundo a Harvard School of Public Health, alguns suplementos podem ajudar a potencializar ganhos iniciais, compensar deficiências nutricionais e até mesmo aumentar a motivação ao ver o físico respondendo ao treinamento. 

Resumindo, os suplementos adequados podem servir como uma base para alcançar os objetivos físicos de maneira mais eficiente, especialmente para quem está começando na academia. No entanto, é importante reforçar que a alimentação é fundamental para colher bons resultados de performance e estéticos. Nenhum suplemento substitui uma boa alimentação.

Por que tomar creatina?

A suplementação de creatina oferece diversos benefícios para os praticantes de atividades físicas. Além de aumentar a força e a potência muscular, ela também contribui para a recuperação pós-treino, auxilia no ganho de massa muscular e melhora da densidade óssea. É importante ressaltar que esses benefícios são potencializados quando a creatina é combinada com uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

O que muita gente não sabe, é que a creatina também apresenta benefícios para o cérebro.Estudos recentes sugerem que a creatina desempenha um papel importante na produção de energia para esse órgão, contribuindo para a função cognitiva, incluindo a memória e a capacidade de processamento de informações.

Quais os melhores suplementos para iniciantes?

Para mulheres iniciantes

Em se tratando de suplementos femininos para iniciantes na academia, é comum que os objetivos estejam atrelados a tonificação, definição muscular e perda de gordura. Além do tradicional whey protein, que ajuda na construção de músculos, muitas mulheres optam por suplementos termogênicos, que podem ajudar na queima de gordura.

Conforme estudos, a creatina também é outro suplemento que pode auxiliar a jornada das mulheres iniciantes na academia, já que entre os benefícios da creatina para as mulheres estão a recuperação muscular, auxílio indireto no emagrecimento, etc. Muitas mulheres usam creatina para emagrecer e até creatina na menopausa para amenizar certos sintomas como perda da massa muscular.

Para homens iniciantes

Os suplementos para iniciantes do sexo masculino geralmente são aqueles atrelados ao objetivo de ganho de massa muscular. Nesse contexto, a creatina é a escolha mais popular. Estudos mostram que a creatina ajuda a aumentar a força e a resistência, permitindo treinos mais intensos e melhores resultados.

Para iniciantes muito magros

Os melhores suplementos para iniciantes magros, ou ectomorfos, isto é, que têm dificuldade em ganhar peso e massa muscular, um suplemento hipercalórico é um aliado valioso. Os hipercalóricos são ricos em calorias e oferecem uma combinação de proteínas, carboidratos e, às vezes, gorduras Consumir esse suplemento pode ajudar a complementar a dieta e garantir o aporte calórico necessário para o ganho de peso.

Para iniciantes acima do peso

O foco dos suplementos para iniciantes que buscam perder peso, está em suprir as demandas energéticas com mais eficiência e com poucas calorias. Nesse sentido, o whey protein e a creatina podem ser os suplementos para iniciantes na academia mais convenientes. Um estudo verificou que pessoas que tomaram suplemento de creatina perderam cerca de 0,5 kg a mais de gordura em comparação com aqueles que não fizeram uso do suplemento. 

É essencial lembrar que a suplementação precisa estar acompanhada de uma dieta equilibrada e um programa de treinamento adequado para garantir resultados eficazes. Para isso, é importante contar com bons profissionais como nutricionistas e educadores físicos.

Suplementação básica e kit ideal para iniciantes

É fácil ficar sobrecarregado com a variedade de produtos disponíveis no mercado. Mas, montar um kit de suplementos para iniciantes não precisa ser complicado. Para quem busca uma suplementação básica para iniciantes, um kit inicial pode incluir: 

 

Esses suplementos podem fornecer uma base sólida que atende a vários objetivos, seja o ganho de massa magra, a perda de peso, a recuperação muscular ou a melhora do desempenho físico.

 

Para os novatos que desejam personalizar ainda mais o seu kit de suplementos para iniciantes, é importante considerar os objetivos individuais e as necessidades nutricionais. Para isso, o mais indicado é consultar um nutricionista para garantir os suplementos mais adequados e seguros que atenda às suas necessidades individuais.

 

Dicas e cuidados na suplementação para iniciantes

É essencial que os novatos do mundo fitness estejam munidos de informação correta e orientações de bons profissionais. As dicas de suplementação para iniciantes começam com a compreensão de que os suplementos são, como o nome indica, apenas um complemento à dieta e ao treino, e não uma solução mágica.

Aqui estão algumas dicas e cuidados na suplementação para iniciantes:

  • leia atentamente os rótulos dos suplementos para saber quais são os ingredientes e as doses;
  • procure escolher suplementos de marcas confiáveis e com boa reputação;
  • se atente ao prazo de validade do produto;
  • prefira um whey protein em sachê para experimentar e ver se você gosta do sabor antes de comprar um pote inteiro de 900g.

Tanto para quem está buscando ganhar massa muscular ou perder gordura, é essencial garantir uma dieta equilibrada, rica em carboidratos complexos, gorduras saudáveis e micronutrientes. Antes de iniciar qualquer suplemento, o ideal é consultar um nutricionista para garantir que a escolha seja adequada às necessidades individuais e objetivos.

Referências

Texto escrito por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Aproveite e veja também

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.