Carregando...

Dieta para ganhar massa muscular e estratégias nutricionais

Ganhar massa muscular é um processo que demanda esforço, dedicação e tempo. Entretanto, uma dieta para ganhar massa muscular adequada combinada com treino intenso, seu objetivo se torna algo totalmente possível. 

Quando bem realizado com acompanhamento profissional, o ganho de massa muscular é um processo benéfico para o corpo - melhora perfil glicêmico, auxilia na perda de peso e aprimoramento do metabolismo energético, aumenta força e disposição, além de levar a um envelhecimento mais saudável.

Acompanhe a seguir como ganhar massa muscular de maneira eficiente e saudável.

Como fazer uma dieta para ganhar massa muscular?

A dieta para ganhar massa muscular, tem como princípio o superávit calórico. Ou seja, o indivíduo que deseja ganhar massa muscular de forma expressiva, precisa consumir mais calorias do que gasta - gerando um excedente calórico que será estrategicamente desviado para a construção de massa muscular.

Basicamente, a dieta para ganhar massa muscular, também conhecida como dieta para hipertrofia, acontece assim: se o gasto calórico é X, preciso de um consumo calórico maior que X, para que se tenha um excedente para ser usado na construção de músculos. 

Porém, apenas comer em excesso não garante o ganho de massa muscular. É preciso escolher bem quais alimentos comer para ganhar massa muscular, quais os melhores horários, como fazer a evolução de ingesta calórica, entre outros. 

Para saber “como ganhar massa magra” é necessário procurar auxílio de um nutricionista para planejar uma dieta para ganhar massa muscular, e incluir exercícios de ganho de massa muscular na rotina - são eles que darão o pontapé inicial no processo de ganhar massa muscular.

É possível ganhar massa muscular e perder gordura?

A dieta para ganhar massa muscular tem como principal componente gerar um excedente calórico. Para casos específicos, como pessoas que iniciaram recentemente o exercício físico para ganho de massa muscular ou apresentam um percentual de massa muscular bastante reduzido, algumas estratégias na dieta serão o suficiente para que haja ganho de massa muscular sem, necessariamente, precisar do superávit calórico.

Nesses casos, também é bastante comum a perda de gordura acontecer associada ao ganho de massa muscular. Porém, esse ganho é limitado e, em determinado momento, para que haja progressão no ganho de massa muscular, é preciso comer mais do que se gasta, ou seja, ter um planejamento de dieta para hipertrofia. 

Entretanto, essa também é a forma de ganhar gordura - comendo mais do que o gasto calórico diário. Dessa forma, o ganho de gordura, até certa quantidade, é normal no processo de ganho de massa muscular.

Pessoas que buscam maneiras para desenvolver massa muscular rápido, ou a fazem sem um acompanhamento profissional e estratégias adequadas, tendem a ganhar mais gordura no processo de ganhar massa muscular.

Portanto, para que haja uma dieta para ganhar massa muscular e perder gordura feminina ou masculina, ou ao menos promover apenas o ganho mínimo esperado, é necessário acompanhamento nutricional, dedicação aos exercícios físicos, boa qualidade de sono e uma dieta adequada.

Aproveite e veja também

Melhores alimentos para ganhar massa muscular

É possível estruturar uma alimentação para ganhar massa muscular com diversos alimentos, mas é importante compreender que o ganho de massa magra não acontecerá comendo o máximo possível de quaisquer alimentos disponíveis. É necessário uma quantidade ideal, com progressão à medida que o resultado chega, e foco em qualidade.

Não existe uma comida para ganhar massa muscular específica que precise compor a dieta para hipertrofia, mas existem grupos alimentares que precisam estar presentes. Aqui vão algumas dicas valiosas sobre o que comer para ganhar massa muscular:

  • As proteínas são essenciais no processo de ganhar massa muscular, mas é preciso ter cuidado com o consumo de gordura saturada em excesso. Esse tipo de gordura está presente em alimentos fontes de proteína, especialmente aqueles de origem animal: carnes gordurosas, queijos amarelos, leite integral, entre outros.
  • É preciso perder o medo de comer carboidrato se quiser ganhar massa muscular. Arroz, batata, pão, tapioca, fruta, para ganhar massa muscular é essencial consumir carboidratos na medida certa.
  • Os minerais e vitaminas são essenciais para ganhar massa muscular. O processo de hipertrofia também precisa contar com esses nutrientes, por isso é recomendado consumir frutas, verduras e legumes diariamente.

Cardápio para ganhar massa muscular

CSS Selectors
Refeição Alimentação
Café da Manhã
  • Salada de frutas com granola e mel
  • Pão de forma integral
  • Ovos mexidos com queijo cottage
  • Café com leite
Almoço
  • Arroz com feijão
  • Carne de gado
  • Legumes cozidos e verduras
  • Azeite de oliva por cima da salada
Lanche da tarde
  • Panqueca de banana (banana, aveia, ovos, canela e geleia de frutas)
  • Iogurte natural
Pré treino
  • Vitamina (whey protein, leite, frutas e mel)
Jantar
  • Batata doce assada
  • Peito de frango
  • Legumes cozidos e verduras

Esse é apenas um modelo de alimentação para ganhar massa muscular, orientamos buscar um nutricionista para prescrever uma dieta individualizada.

Melhores suplementos para ganhar massa muscular

Alguns suplementos são muito bem vindos e podem auxiliar na dieta para ganhar massa muscular. Um deles é o whey protein, um suplemento de proteína em pó, geralmente saborizado, que auxilia a atingir a meta de proteína diária de uma forma saborosa e prática. 

Outro suplemento para ganhar massa muscular é a creatina. Diversos estudos * apontam seus inúmeros benefícios no aumento de força e crescimento da massa muscular, quando associada a uma boa dieta e treino. Seu consumo diário, de 3 a 5g ou conforme recomendação nutricional, de acordo com estudos *, beneficia o processo de ganhar massa muscular.

Ao ajustar a ingestão calórica, escolher alimentos ricos em nutrientes e contar com o auxílio de suplementos, é possível fornecer ao corpo os blocos de construção necessários para o crescimento muscular. Além disso, é importante lembrar-se da importância de uma hidratação adequada, do descanso adequado e do exercício físico regular para maximizar os resultados.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.