Carregando...

Conheça as melhores vitaminas para grávidas

A gravidez é um período de transformação e crescimento, tanto para a mãe quanto para o bebê. Durante esse momento especial, é essencial garantir que a gestante esteja recebendo todos os nutrientes necessários para ter uma gestação saudável e um desenvolvimento adequado do feto. Diante disso, surge a dúvida sobre qual a melhor vitamina para grávida — isto é o que iremos responder por aqui.

Neste artigo, vamos explorar as melhores vitaminas para grávidas, destacando seus benefícios, fontes alimentares e recomendações de ingestão.

Importância das vitaminas na gestação

Quando o assunto é vitamina para grávida, é impossível negar a sua importância. Isso porque os nutrientes desempenham um papel crucial durante a gestação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento saudável do bebê e o bem-estar da mãe. A importância de ingerir vitaminas na gestação inclui:

  • prevenção de defeitos do tubo neural;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • suporte à formação de células sanguíneas;
  • desenvolvimento do sistema nervoso e cerebral;
  • desenvolvimento ósseo e mineralização;
  • redução do risco de complicações na gravidez.

É importante ressaltar que a obtenção adequada de vitaminas durante a gravidez deve ser por meio de uma dieta saudável, além de suplementos específicos. Para todas as gestantes os médicos costumam indicar um suplemento vitamínico para grávida que geralmente inclui ácido fólico, ferro, vitamina B12, vitamina A, ômega 3, etc.

Consequências da falta de vitaminas na gravidez

A deficiência de vitamina para gestante pode acarretar várias consequências negativas tanto para a mãe quanto para o bebê. Ela pode levar a problemas de saúde significativos, tais como:

  • anemia;
  • complicações na gestação (pré-eclâmpsia, parto prematuro, etc);  
  • risco de defeitos congênitos;
  • enfraquecimento do sistema imunológico;
  • impacto na saúde do bebê.

O que acontece se não tomar vitaminas na gravidez é que o organismo não terá os nutrientes essenciais para sustentar o crescimento adequado do bebê e para manter a saúde da mãe.

Quais as melhores vitaminas para grávidas

Abaixo estão algumas das melhores vitaminas para grávidas, suas fontes alimentares e os benefícios específicos para a saúde materna e fetal:

Ácido fólico (vitamina B9)

Encontrado em vegetais de folhas verdes escuras (espinafre, couve), leguminosas (feijão, lentilha), brócolis, laranja e cereais fortificados. Essa vitamina para grávida é importante para a formação adequada do tubo neural do feto e a formação de células sanguíneas.

Vitamina D

Presente no óleo de fígado de bacalhau, peixes gordurosos (salmão, sardinha), gema de ovo, cogumelos expostos ao sol e alimentos fortificados com vitamina D. Auxilia na absorção de cálcio, promovendo o desenvolvimento ósseo adequado do bebê.

Vitamina C

Frutas cítricas (laranja, limão), kiwi, morango, mamão, tomate e vegetais folhosos são ricas em vitamina C. Ela fortalece o sistema imunológico e também ajuda na absorção de ferro não-heme (de origem vegetal), combatendo a anemia.

Vitamina B12

Encontre-a em carnes, peixes, ovos, leite e derivados. É uma vitamina para grávida importante para a formação de células sanguíneas e função cerebral. 

Vitamina A

Contida em alimentos como cenoura, batata-doce, abóbora, manga, espinafre e couve, ela ajuda no desenvolvimento adequado da visão, do sistema imunológico e das células epiteliais. 

Coenzima Q10

Embora não seja uma vitamina, a coenzima Q10 pode ajudar as gestantes, já que desempenha um papel crucial no processo de produção de energia celular. Ela ajuda a converter nutrientes em energia utilizável pelas células. Além disso, estudos apontam que ela pode ajudar a reduzir os riscos de pré-eclâmpsia.

Aproveite e veja também

Quando é necessário suplementar?

A questão sobre a vitamina na gravidez e quando tomar, é frequentemente levantada, especialmente por mães de primeira viagem. A suplementação vitamínica durante a gravidez, bem como com quantas semanas de gestação começa a tomar vitamina dependem das orientações médicas. Isso porque entram em consideração fatores individuais, como a saúde da gestante, histórico médico, estilo de vida e hábitos alimentares. 

Há algumas considerações gerais importantes, como:

  • A preparação para uma gravidez saudável deve começar pelo menos um mês antes da concepção. 
  • Durante a gestação, o médico pode prescrever suplementos vitamínicos específicos para atender às necessidades nutricionais da gestante e do bebê em desenvolvimento. 
  • A duração da suplementação de vitamina para grávida pode variar de acordo com a necessidade individual da gestante. Alguns médicos podem sugerir continuar a suplementação durante o período pós-parto, especialmente se a mãe estiver amamentando.

Para finalizar com chave de ouro, é importante ressaltar que as necessidades nutricionais da mulher aumentam na gestação, e garantir uma ingestão adequada de vitaminas essenciais é vital! A suplementação deve ser prescrita e orientada por um profissional de saúde, pois cada gestação é única e requer uma abordagem individualizada para garantir que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas adequadamente.

Texto escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na RCC, no Oregon. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.

 

Texto revisado por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

 

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.