Carregando...

Como escolher o melhor whey vegano

Com tantas opções hoje no mercado, escolher o suplemento de proteína ideal pode ser um grande desafio, especialmente para quem segue uma dieta vegana

Com a crescente popularidade dos suplementos baseados em plantas, os veganos agora têm uma variedade de escolhas quando se trata de proteína vegetal. E aí surge a questão: como escolher o melhor whey vegano? 

Veja tudo que você precisa saber antes de escolher um suplemento de proteína vegetal, considerando fatores como fontes de proteína, perfil nutricional, sabor e digestibilidade. Compreender esses aspectos é crucial para garantir que você escolha uma proteína de alta qualidade alinhada às suas necessidades dietéticas.

O que é whey vegano?

Se o whey protein é um suplemento feito a partir da proteína do soro do leite de vaca, existe whey vegano? Sim, mas a forma correta de se referir a esse suplemento é pelo termo proteína vegetal e não "whey vegano".

O suplemento de proteína vegetal é uma alternativa feita à base de plantas ao tradicional whey protein derivado do soro do leite. 

Essa versão vegana pode ser formulada a partir de uma variedade de fontes vegetais proteicas, como ervilha, arroz, soja, ou sementes de abóbora. Dessa forma, o whey vegano é opção conveniente para veganos, vegetarianos e indivíduos com intolerância à lactose, oferecendo uma solução para manter uma ingestão proteica adequada sem comprometer os princípios de uma dieta vegana.

Diferenças do whey protein vegano e o tradicional

Proteínas vegetais e whey protein são fontes populares de proteínas, mas qual a diferença entre o whey vegano e o whey normal? A principal diferença é a origem da proteína. Enquanto a proteína vegetal é derivada de fontes como ervilha, soja, arroz e sementes, o whey tradicional é derivado do soro do leite de vaca. 

Mas não é só isso. Veja no quadro abaixo quais são as principais diferenças entre o whey vegano e o whey normal: 

CSS Selectors
Característica Whey vegano Whey tradicional
Fonte proteica Ervilha, arroz, soja, castanhas ou sementes Proteína do soro do leite, um subproduto da fabricação de queijos.
Aminograma Podem ser menos completas em termos de aminoácidos essenciais, mas muitas vezes são combinadas (blend de ervilha+arroz) para oferecer um perfil de aminoácidos completo e balanceado. Rico em todos os aminoácidos essenciais.
Quantidade de proteínas 20g a 40g por porção 20g a 40g por porção
Calorias em torno de 100 kcal a 180 kcal por porção em torno de 100 kcal a 180 kcal por porção
Versões Concentrado, isolado e hidrolizado. Concentrado, isolado e hidrolizado.

Tipos de whey vegano

O whey de proteína vegana são alternativas convenientes para quem não consome produtos de origem animal ou para quem tem alergia ou intolerância à lactose. 

A proteína desses suplementos podem ser extraídas a partir de cereais como arroz, ervilha ou soja, como também de sementes ou oleaginosas. Veja abaixo as principais características de cada um: 

➜ Proteína de arroz

É conhecida por ser hipoalergênica e fácil de digerir, embora geralmente tenha um perfil de aminoácidos incompleto. Por isso é comum que os suplementos feitos a partir da proteína de arroz contenham também a proteína de ervilha, para completar os aminoácidos. 

➜ Proteína de ervilha

A proteína da ervilha, por outro lado, é rica em aminoácidos essenciais que a proteína do arroz não possui. Por isso, ao unir essas duas proteínas é possível obter todos os aminoácidos. A proteína de ervilha é considerada de alta qualidade e muito conveniente para os suplementos de proteína vegetal. 

➜ Proteína de soja

Essa é uma das mais completas proteínas vegetais disponíveis, incluindo todos os aminoácidos essenciais. Ou seja, a proteína de soja é a única fonte vegetal proteica de alto valor biológico tornando-a uma excelente substituta para os suplementos de whey tradicionais. No entanto, algumas pessoas podem ter problemas de alergia a soja e por isso não podem consumir nenhum derivado dessa leguminosa. 

➜ Proteína de castanhas e sementes

As proteínas derivadas de castanhas e sementes, como amêndoas, castanha de caju, sementes de abóbora ou linhaça, são igualmente nutritivas, embora possam ser mais calóricas devido ao teor de gordura. Essa opção de proteína oferece gorduras saudáveis, fibras e proteínas essenciais. 

Aproveite e veja também

Benefícios do whey vegano

O whey vegano é bom porque além de ser uma opção de proteína adequada para quem não consome produtos de origem animal, ainda oferece diversos benefícios. Os principais benefícios de um suplemento de proteína vegetal são:

➜ Fonte de proteínas prática e fácil de consumir

Na correria do dia a dia muita gente acaba deixando de se alimentar de forma adequada e esse cenário pode ser pior para quem é vegano ou vegetariano, pois as opções de lanches rápidos na rua raramente contemplam alguma fonte de proteína que não seja animal. 

O suplemento de proteína vegetal é uma opção proteica prática de levar na bolsa para mistura com frutas, iogurte vegetal ou até mesmo água. 

➜ Ajudam a preservar a massa muscular

O consumo de proteínas está totalmente atrelado a preservação de tecido muscular, especialmente entre pessoas que não praticam exercícios de resistência, idosos, etc. 

A preservação de massa muscular também está associada à longevidade e hoje se sabe que pessoas com uma boa quantidade de músculos vivem mais e melhor do que pessoas com pouco músculo. Dito isso, o consumo de whey vegano pode ajudar nessa missão. 

Um estudo avaliou os efeitos do consumo de proteínas de origem vegetal em idosos (60+) e verificou que as proteínas vegetais melhoram a massa muscular ao longo do tempo tanto quanto as proteínas de origem animal. 

➜ Ajuda a cumprir a meta de proteínas do dia.

Muitas pessoas, especialmente atletas, enfrentam dificuldades em atingir o aporte de proteínas necessário no dia. Nesse contexto, os suplementos de proteína vegetal podem ajudar de forma simples, prática e muito eficiente. 

➜ Oferece os mesmos benefícios do whey protein do soro do leite

As fontes de proteína animal, incluindo o whey protein, são eficazes em estimular a síntese de proteínas musculares, potencializar as adaptações ao treinamento físico e acelerar a recuperação pós-exercício. 

Estudos mostram que as proteínas vegetais, quando contêm uma quantidade adequada de aminoácidos essenciais, especialmente leucina, podem induzir adaptações similares às proporcionadas pelas proteínas animais.

Como tomar whey vegano?

Para maximizar os benefícios da proteína vegetal, pode ser importante saber como tomar whey protein vegano. Ao integrar suplementos de proteína vegetal à dieta, considere uma dose de 20 a 30 gramas de proteína por porção, dependendo de suas necessidades individuais e objetivos de treinamento.

Quanto ao horário, o consumo do whey vegano será benéfico em qualquer horário do dia, por isso escolha um horário em que essa opção prática será mais conveniente, como por exemplo: no café da manhã quando o seu tempo estiver curto ou logo após o treino de musculação que é quando você não tem muito apetite para comer uma refeição sólida. 

Para aqueles que buscam controle de peso ou manutenção muscular, consumir proteína com o café da manhã pode ajudar a reduzir a fome ao longo do dia.

Aqui, algumas sugestões de consumo:

  • whey vegano polvilhado na salada de frutas;
  • vitamina de whey vegano + leite vegetal + uma fruta;
  • whey vegano misturado em um iogurte vegetal;
  • whey vegano sabor neutro misturado em uma receita de pão, bolo ou sopa;

Procure escolher um suplemento de proteína vegetal que contenha um perfil completo de aminoácidos essenciais. Isso se dá pela combinação de diferentes tipos de proteínas vegetais, como ervilha e arroz, por exemplo. 

Lembre-se de manter uma hidratação adequada, pois a ingestão de proteínas exige que o corpo esteja bem hidratado para processar eficientemente esses nutrientes.

Como escolher o whey vegano?

Para escolher o melhor whey vegano esteja atento a estes quesitos:

Fonte de proteína

Procure suplementos que tenham uma mistura de fontes de proteínas vegetais, como ervilha e arroz ou que sejam de soja. A combinação de diferentes proteínas pode oferecer um perfil completo de aminoácidos essenciais, similar ao whey protein derivado do soro do leite.

Perfil de aminoácidos

Certifique-se de que o suplemento possui uma quantidade de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), especialmente leucina, que é crucial para a síntese proteica muscular.

Sem aditivos desnecessários

Leia o rótulo atentamente para verificar se o produto é livre de aditivos, corantes, adoçantes artificiais, e conservantes. Produtos mais naturais e menos processados são geralmente mais saudáveis.

Sabor e solubilidade

Alguns whey veganos podem ser granulosos, difíceis de misturar com líquidos ou ter um sabor rançoso, então pode valer a pena comprar amostras ou a versão em sachê antes de comprar um pote grande.

Reputação da marca

Verifique se a marca do suplemento tem boa reputação e especialmente se é uma marca conhecida no mercado de produtos veganos. Marcas bem-estabelecidas com boas avaliações tendem a oferecer produtos de maior qualidade.

Escolher o melhor whey vegano envolve uma combinação de fatores que vão desde atenção à qualidade nutricional, consideração pelas preferências pessoais até o compromisso da marca de suplementos com práticas sustentáveis. 

Texto criado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.