Carregando...

Benefícios de adicionar semente de abóbora na sua alimentação

A abóbora é um alimento delicioso e cheio de propriedades benéficas. Mas, você já pensou em consumir a semente de abóbora? Podemos encontrar diversas propriedades nas sementes de abóbora! Elas são ricas em nutrientes além de serem extremamente versáteis! Além disso, essa semente é fonte de "gorduras boas", compostos bioativos e antioxidantes, sendo um ótimo alimento para ser adicionado à sua dieta.

Inclusive, uma das dietas mais saudáveis do mundo, a dieta mediterrânea, contempla sementes como a semente de abóbora, além de grãos integrais, frutos do mar, vegetais e frutas. A seguir, entenda mais para que serve a semente de abóbora.

4 compostos benéficos da semente de abóbora encontrados em estudos

Conheça a seguir alguns benefícios da semente de abóbora:

1. Fonte de "gorduras boas"

Podemos extrair diversos benefícios da semente de abóbora. O primeiro deles é que ela é rica em ácidos graxos poliinsaturados, os quais são essenciais para o organismo, especialmente pela sua atividade antioxidante, atuação na saúde intestinal e, por consequência, na melhora da imunidade, assim como apontam estudos.

Além disso, estudos afirmam que, por serem boas fontes de gordura poliinsaturada, a semente de abóbora auxilia na saúde das células, visto que as membranas celulares - ou seja, a camada que envolve e protege a estrutura celular - é formada, também, de lipídeos.

2. Fonte de fibras

As sementes de abóbora também são fontes de fibras alimentares, componentes dietéticos de extrema importância para o bom funcionamento intestinal e controle do colesterol no sangue. Ademais, de acordo com estudos, a ingestão de fontes de fibras na dieta ajuda no controle glicêmico e indução da saciedade, contribuindo para melhor funcionamento do organismo na regulação da glicemia.

3. Rica em antioxidantes e compostos antiinflamatórios

No dia a dia é comum entrar em contato com agentes oxidantes - possíveis desencadeadores de processos inflamatórios para o organismo - como: poluição do ar, químicos dos produtos de beleza ou limpeza, agrotóxicos nos alimentos, entre outros. Além dos agentes externos, o próprio organismo induz a oxidação de moléculas.

Portanto, para que o corpo trabalhe de forma saudável, é importante que haja um equilíbrio entre a oferta de oxidação apresentada pelo meio e pelo próprio organismo e a oferta de agentes antioxidantes, que protegem o corpo dessa oxidação.

Além de serem altamente nutritivas, estudos apontam que as sementes de abóbora também apresentam diversos antioxidantes, como os compostos fenólicos (principalmente fitoestrógenos), carotenóides, vitaminas do complexo B e vitamina E. 

4. Potente fonte de Magnésio

Juntamente com alimentos fonte de clorofila como a alga Chlorella, a semente de abóbora é um alimento que mais possui magnésio. Este, é um mineral que atua na regulação de diversas reações bioquímicas no corpo, como: regulação do metabolismo energético, síntese de proteínas, formação de ossos e dentes e funcionamento muscular e neuromuscular. O magnésio também contribui para o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, além da síntese de DNA.

Todavia, caso o consumo de magnésio através da alimentação não seja suficiente para adequar às necessidades diárias, também existem os suplementos alimentares de magnésio.

A semente de abóbora ajuda a emagrecer?

O emagrecimento é um processo fisiológico que depende de diversos aspectos para acontecer. O fator essencial para levar o organismo ao emagrecimento é o chamado déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que o corpo gasta.

Para promover tal déficit, algumas estratégias podem ser super válidas, dentre elas, segundo estudos, adicionar boas fontes de fibras e fontes de gorduras poliinsaturadas na medida certa. As fibras e as gorduras ajudam na sensação de saciedade e, consequentemente, promovem um controle maior da ingestão de calorias. Tanto as fibras como a gordura poliinsaturada são amplamente encontradas nas sementes de abóbora. 

Aproveite e veja também

Como consumir semente de abóbora?

Melhora da microbiota intestinal

As sementes de abóbora podem ser consumidas na forma de integral, pode ser usada para produzir farinha da semente de abóbora, óleo da semente de abóbora ou, ainda, em pó de semente de abóbora. A semente de abóbora também pode ser assada, frita, incrementada com alguma fonte de óleo e temperos.

Aqui vão algumas opções de onde e como usar semente de abóbora:

  • salpicar por cima da salada;
  • incluir como ingrediente de uma granola doce ou salgada;
  • acrescentar à sopas e caldos;
  • incorporar à massa de pão ou bolinhos salgados;
  • adicionar em ovos mexidos.

Portanto, da próxima vez que for consumir abóbora, não descarte mais as sementes! Use-as para incrementar suas preparações e trazer mais nutrientes e saciedade para seu prato.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.