Fraqueza muscular: causas e como tratar
Diminuição de força, sensação de incapacidade de realizar movimentos, a fraqueza muscular é uma condição que afeta muitas pessoas, pelos mais diversos motivos. Ela é geralmente um sintoma de algum distúrbio ou doença, mas também pode ser apenas um sinal de cansaço extremo depois de uma atividade física muito intensa.
A seguir, você vai conhecer as principais causas da fraqueza muscular e quais as opções de tratamento disponíveis, que podem incluir terapias medicamentosas, intervenções físicas e ajustes no estilo de vida. Boa leitura!
O que causa fraqueza muscular
A fraqueza muscular pode surgir por uma ampla variedade de causas, e cada uma afeta o corpo de maneiras diferentes. Entre as causas mais comuns estão:
- Doenças neuromusculares: como a distrofia muscular e a esclerose múltipla, que prejudicam a capacidade dos nervos de se comunicar efetivamente com os músculos.
- Condições metabólicas: como o hipotireoidismo, também podem levar à fraqueza muscular devido ao desequilíbrio hormonal.
- Deficiências nutricionais: como falta de vitaminas e minerais, ou até mesmo por uma dieta muito baixa em carboidratos e calorias. Esses nutrientes são cruciais para a função muscular saudável.
- Efeito colateral de certos medicamentos: pois algumas medicações têm a fraqueza muscular como efeito adverso ou colateral.
- Inatividade prolongada: especialmente em indivíduos acamados por longos períodos.
- Exercício físico extenuante: como fazer uma trilha intensa por um tempo ao qual não se está acostumado, ou uma primeira aula de crossfit.
Saber o que está causando a fraqueza muscular é o primeiro passo para saber qual o melhor tratamento para fraqueza muscular
Quais os sinais de fraqueza no corpo
Os sinais de fraqueza no corpo podem variar, no entanto, os mais comuns são:
- redução significativa na força ao tentar levantar objetos, subir escadas ou até mesmo caminhar;
- fadiga muscular rápida, onde os músculos se cansam muito antes do esperado;
- tremor ou espasmos musculares;
- diminuição da coordenação motora e equilíbrio;
- dor e desconforto muscular.
Tratamento para fraqueza muscular
Para saber o que é bom para fraqueza muscular é preciso saber antes o que está causando a fraqueza. Para isso, é fundamental procurar um médico para avaliar e diagnosticar apropriadamente. Em geral, a fraqueza muscular pode ser combatida da seguinte forma:
Ajustes na dieta
Garantir uma ingestão adequada de proteínas, vitaminas e minerais, são fundamentais para a saúde muscular. Sem os nutrientes, os músculos realmente não vão funcionar adequadamente.
Exercícios físicos regulares
Manter a prática regular de exercícios pode ajudar no tratamento da fraqueza muscular, especialmente aqueles que focam em fortalecimento dos músculos, pois podem ajudar a melhorar a força e a resistência.
Fisioterapia
A fisioterapia é frequentemente recomendada para auxiliar na recuperação da função muscular e na prevenção de futuras complicações.
Suplementação nutricional
Suplementar os nutrientes em deficiência no corpo pode ser crucial para combater a fraqueza muscular. Além disso, suplementos como ômega 3 e creatina também podem auxiliar na melhora da força muscular em alguns casos, segundo mostram estudos.
➜ Os resultados de uma meta-análise revelaram que a suplementação de ácidos graxos ômega-3 combinado com o treinamento de resistência, melhoraram significativamente a força muscular em comparação ao grupo controlado por placebo.
➜ Um número substancial de estudos incluídos em uma revisão sistemática, sugeriram efeitos positivos dos ácidos graxos ômega-3 no ganho e manutenção da massa muscular em adultos com sarcopenia ou caquexia.
➜ Alguns estudos também indicam que a creatina pode ajudar a aumentar a força muscular em indivíduos que possuem distrofia muscular, uma doença genética que causa fraqueza progressiva e perda de massa muscular ao longo do tempo.
Aproveite e veja também
Medicamentos
Em casos onde a fraqueza muscular é causada por certas condições médicas, tratamentos específicos como medicamentos anti-inflamatórios, terapias hormonais ou intervenções cirúrgicas podem ser necessários.
Esses tratamentos para fraqueza muscular devem ser definidos junto com o médico, que irá realizar o diagnóstico e definir um plano de tratamento personalizado, que pode ser adaptado conforme a evolução dos sintomas e a resposta ao tratamento inicial.
Referências
- Effects of Omega-3 fatty acids supplementation and resistance training on skeletal muscle
- Effects of Omega-3 Fatty Acid Supplementation on Skeletal Muscle Mass and Strength in Adults: A Systematic Review
- The effect of Omega-3 polyunsaturated fatty acid supplementation on exercise-induced muscle damage
- Creatine for treating muscle disorders
Texto produzido por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.