10 Benefícios da musculação para a saúde física e mental
Hoje existem diversos tipos de exercícios e modalidades físicas disponíveis, porém uma que nunca "sai de moda" é a musculação. Conhecida por esculpir o corpo dos fisiculturistas, hoje já se sabe que os benefícios da musculação vão muito além da estética e que é uma modalidade útil para todos, da adolescência à terceira idade.
Conheça a seguir 10 benefícios da musculação para a saúde física e mental.
O que acontece com o corpo quando se faz musculação?
A musculação é uma atividade que exige força e resistência muscular. Seja por pesos livres, anilhas, halteres ou até mesmo máquinas, a musculação tem como objetivo levar o músculo ao esforço de mover um peso.
Esse esforço realizado, de forma cadenciada e repetida, leva o músculo à exaustão, por meio de microlesões nas suas fibras. Essas microlesões desencadeiam um processo de regeneração natural, que o corpo promove para recuperação muscular.
É nesse processo de regenerar o músculo, que o organismo investe em novas fibras musculares para torná-lo mais forte e resistente às próximas “agressões” - fazendo com que a musculatura sofra o processo de hipertrofia.
Por isso, é sempre importante manter o aumento das cargas progressivamente para que os benefícios da musculação aconteçam. Pois, quando um músculo aumenta de volume, ele está se adaptando àquela carga usada, precisando de um novo estímulo para gerar novas microlesões e, consequentemente, mais processo de hipertrofia.
Quando o indivíduo começa a fazer musculação, uma das primeiras coisas que acontecem com o corpo é o desenvolvimento de força. Esse aumento começa a ser notório nos primeiros 30 dias de treinamento com pesos.
Saiba mais sobre
CREATINA
Experimente a creatina, o segredo dos atletas que buscam o máximo desempenho nos treinos. Amplamente utilizada, a creatina oferece potenciais benefícios para quem pratica exercício físico. Embora seja sintetizada em pequenas quantidades no fígado, rins e pâncreas, a capacidade diária do nosso corpo é limitada a cerca de 1 grama. Por isso, a suplementação de creatina se destaca ao fornecer grandes quantidades desse nutriente essencial, que podem ajudar a impulsionar a produção de energia e força durante a prática de exercícios físicos, de acordo com a ciência. A creatina monohidratada da Ocean Drop tem em seu laudo de certificação um grau de 99,9% de pureza.
10 Benefícios da musculação para a saúde
Confira os 10 principais benefícios da musculação para a saúde:
- aumento do gasto calórico;
- redução do risco de sobrepeso e obesidade;
- aumento da força, potência, hipertrofia, massa magra e desempenho motor do corpo;
- melhora do perfil lipídico;
- redução do risco cardiovascular;
- melhora da autonomia funcional;
- controle da pressão arterial;
- Melhora do controle glicêmico e resistência insulínica;
- Fortalecimento dos ossos;
- Melhora a qualidade do sono.
Conforme o Relatório do Comitê de Especialistas da OMS, o treinamento proporcionado pela musculação é capaz de aumentar a força, potência, hipertrofia e desempenho motor do corpo.
A musculação também é capaz de melhorar o perfil lipídico e reduzir o risco cardiovascular. De acordo com o estudo realizado com mulheres jovens, um dos benefícios da musculação para a saúde é melhorar as frações do colesterol, tanto HDL quanto o LDL, e diminuir o triglicerídeos. Outro estudo corroborou com a afirmação e concluiu que a prática de musculação reduz o risco de doença cardiovascular em qualquer idade.
O perfil glicêmico também sofre melhorias com a prática da musculação, devido sua característica de melhorar a sensibilidade insulínica das células, conforme conclui o estudo. Pessoas idosas também se beneficiam muito dos benefícios da musculação, tornando-a uma excelente escolha entre os exercícios para idosos.
Um estudo comparou o impacto de vários tipos de atividade física na composição corporal e a funcionalidade de idosas com risco de fratura. Ele concluiu que a musculação é a mais eficiente na melhora da autonomia funcional e composição corporal para esse grupo.
Além de melhorias no músculo, o estudo também afirma que a musculação é capaz de reduzir fraturas ósseas em idosos, tanto em homens quanto em mulheres. Por fim, um dos benefícios da musculação, aliado ao treinamento aeróbico, é a capacidade de melhorar a qualidade do sono de indivíduos, assim como afirma o estudo realizado.
Aproveite e veja também
Como começar?
➜ Escolha uma academia
A primeira dica, sem dúvidas, é escolher uma academia próxima, pois assim você não terá desculpas para não ir. Poderá ir caminhando ou de bicicleta, chegando na academia com o aquecimento já realizado.
➜ Roupa adequada
Uma vestimenta adequada é essencial para a boa prática da musculação. Usar uma roupa que seja de tecido leve, transpirante e flexível o suficiente para não rasgar, vai te proporcionar mais liberdade ao fazer os exercícios.
➜ Conte com um profissional de educação física
Ter a orientação de um profissional é muito importante para prevenir e evitar lesões, especialmente quando se é iniciante. A academia é um excelente lugar para melhora da saúde, mas por outro lado, é um local muito fácil para se machucar quando o aluno não é assistido de forma adequada.
➜ Alimentação
Ter uma alimentação adequada é outro fator que está no topo da pirâmide no quesito saúde. Não adianta você treinar e passar horas na academia se não está fornecendo o combustível certo, na quantidade correta, para o seu corpo.
Uma alimentação saudável e equilibrada é capaz de fornecer vitaminas, minerais, energia e proteínas para o corpo, garantindo o bom funcionamento do metabolismo e geração de energia para os treinos.
Nesse contexto, é fundamental destacar o papel das vitaminas do complexo B. Um estudo revelou que a suplementação de vitaminas do complexo B melhora o metabolismo energético e o desempenho no exercício.
Essa eficácia se deve ao fato de que as vitaminas do complexo B funcionam como coenzimas, participando de diversas reações enzimáticas essenciais para a conversão de carboidratos, gorduras e proteínas em energia. Isso assegura que o corpo disponha do combustível necessário para manter a performance em exercícios de variadas intensidades.
➜ Suplementos
Para auxiliar a alcançar os resultados esperados com a musculação, o uso de suplementos também é muito bem vindo. O uso da Creatina tem sido fortemente recomendado pelos nutricionistas quando o assunto é ganho de massa muscular.
Sua principal função é auxiliar no aumento do desempenho físico durante exercícios repetidos de curta duração e alta intensidade. Dessa forma, de acordo com estudo, a suplementação da Creatina atua provendo mais energia para realização dos exercícios e melhora na recuperação e hipertrofia muscular.
A glutamina é outro suplemento muito valorizado por atletas, pois enquanto a creatina é conhecida por auxiliar no aumento do desempenho físico durante o exercício, a glutamina é utilizada no pós-treino para auxiliar na recuperçaão muscular.
De acordo com estudos, esse aminoácido pode auxiliar no reparo de tecidos e na síntese proteica, contribuindo assim para uma recuperação pós-treino mais rápida.
Musculação e longevidade
Com o passar dos anos, é normal que ocorra uma diminuição da capacidade física, intelectual e cognitiva, afinal, isso é uma decorrência normal desencadeada pelo envelhecimento. Todos nós estamos sujeitos a isso.
No contexto da musculação, o treinamento de força com pesos parece ser um tipo seguro de exercícios mesmo para idosos frágeis. Isso significa que tanto homens quanto mulheres respondem bem ao treinamento, e até nonagenários (pessoas que possuem idade entre 90 e 99 anos).
As adaptações funcionais decorrentes do treinamento de força incluem melhora da performance para caminhadas, maior tempo de equilíbrio para subir escadas e redução do risco de quedas. Todos esses fatores são aliados à longevidade e são atribuídos à prática regular de musculação e treinamentos resistidos, segundo o estudo.
Além de todos os benefícios físicos, fortalecer os músculos, é possível fortalecer também a resiliência mental, autoestima e autoconfiança. Portanto, não subestime o poder transformador dessa modalidade, pois ela vai além dos resultados visíveis no espelho
Referências
- Hurley BF. Effects of resistive training on lipoprotein-lipid profiles: a comparison to aerobic exercise training. Med Sci Sports Exerc 1989; 21: 689-93.
- World Health Organization (OMS). Physical status: the use and interpretation of anthropometry. Geneva:1995.
- Mynarski J, dos Santos L, Verffel A, Mello D, Berticell MW, Olkoski MM. Efeitos de diferentes programas de exercícios físicos sobre a composição corporal e a autonomia funcional de idosas com risco de fratura. J Phys Educ 2014;25(4):609-18.
- Drenowatz C, Sui X, Fritz S, Lavie CJ, Beattie PF, Church TS, et al The association between resistance exercise and cardiovascular disease risk in women. J Sci Med Sport 2015;18(6):632-6.
- Ishiguro H, Kodama S, Horikawa C, Fujihara K, Hirose AS, Hirasawa R, et al In search of the ideal resistance training program to improve glycemic control and its indication for patients with type 2 diabetes mellitus: a systematic review and meta-analysis. Sports Med 2016;46(1):67-77.
- Kraemer WJ, Ratamess NA, Flanagan SD, Shurley JP, Todd JS, Todd TC. Understanding the science of resistance training: An evolutionary perspective. Sports Med 2017;47(12):2415-35.
- Silva-Batista C, de Brito LC, Corcos DM, Roschel H, de Mello MT, Piemonte ME, et al Resistance training improves sleep quality in subjects with moderate Parkinson’s disease. The J Strength Cond Res 2017;31(8):2270-7.
- FLECK, S. J.; KRAEMER J. W. Fundamentos do treinamento de força muscular. Tradução Jerry Luiz Ribeiro; 3° ed.; editora Artmed; Porto Alegre;2006.
- NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.
- MATSUDO, S.M.M; MATSUDO, U.K.R. Osteoporose e atividade física. Revista Brasileira da Ciência e Movimento, v.5, n.3, p. 33-54, 1991.
- Drenowatz C, Sui X, Fritz S, Lavie CJ, Beattie PF, Church TS, Blair SN. The association between resistance exercise and cardiovascular disease risk in women. J Sci Med Sport. 2015 Nov;18(6):632-6. doi: 10.1016/j.jsams.2014.09.009. Epub 2014 Sep 22. PMID: 25311900; PMCID: PMC4369452.
- Ades PA, Ballor DL, Ashikaga T, Utton JL, Sreekumaran Nair K. Weight training improves walking endurance in healthy elderly persons. Ann Int Med 1996;124:568-72.
- Fiatarone MA, Marks EC, Ryan ND, Meredith CN, Lipsitz LA, Evans WJ. High-intensity strength training in nonagenarians. JAMA 1990;263: 3029-34.
- Farshidfar F, Pinder MA, Myrie SB. Creatine Supplementation and Skeletal Muscle Metabolism for Building Muscle Mass- Review of the Potential Mechanisms of Action. Curr Protein Pept Sci. 2017;18(12):1273-1287. doi: 10.2174/1389203718666170606105108. PMID: 28595527.
- The Influence of Oral L-Glutamine Supplementation on Muscle Strength Recovery and Soreness Following Unilateral Knee Extension Eccentric Exercise
- A functional evaluation of anti-fatigue and exercise performance improvement following vitamin B complex supplementation in healthy humans, a randomized double-blind trial
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.
Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.