Carregando...

10 Benefícios da musculação para a saúde física e mental

Hoje existem diversos tipos de exercícios e modalidades físicas disponíveis, porém uma que nunca "sai de moda" é a musculação. Conhecida por esculpir o corpo dos fisiculturistas, hoje já se sabe que os benefícios da musculação vão muito além da estética e que é uma modalidade útil para todos, da adolescência à terceira idade.

Conheça a seguir 10 benefícios da musculação para a saúde física e mental. 

O que acontece com o corpo quando se faz musculação?

A musculação é uma atividade que exige força e resistência muscular. Seja por pesos livres, anilhas, halteres ou até mesmo máquinas, a musculação tem como objetivo levar o músculo ao esforço de mover um peso.

Esse esforço realizado, de forma cadenciada e repetida, leva o músculo à exaustão, por meio de microlesões nas suas fibras. Essas microlesões desencadeiam um processo de regeneração natural, que o corpo promove para recuperação muscular

É nesse processo de regenerar o músculo, que o organismo investe em novas fibras musculares para torná-lo mais forte e resistente às próximas “agressões” - fazendo com que a musculatura sofra o processo de hipertrofia. 

Por isso, é sempre importante manter o aumento das cargas progressivamente para que os benefícios da musculação aconteçam. Pois, quando um músculo aumenta de volume, ele está se adaptando àquela carga usada, precisando de um novo estímulo para gerar novas microlesões e, consequentemente, mais processo de hipertrofia.

Quando o indivíduo começa a fazer musculação, uma das primeiras coisas que acontecem com o corpo é o desenvolvimento de força. Esse aumento começa a ser notório nos primeiros 30 dias de treinamento com pesos. 

10 Benefícios da musculação para a saúde

Confira os 10 principais benefícios da musculação para a saúde:

  1. aumento do gasto calórico;
  2. redução do risco de sobrepeso e obesidade;
  3. aumento da força, potência, hipertrofia, massa magra e desempenho motor do corpo;
  4. melhora do perfil lipídico;
  5. redução do risco cardiovascular;
  6. melhora da autonomia funcional;
  7. controle da pressão arterial;
  8. Melhora do controle glicêmico e resistência insulínica;
  9. Fortalecimento dos ossos;
  10. Melhora a qualidade do sono.

Conforme o Relatório do Comitê de Especialistas da OMS, o treinamento proporcionado pela musculação é capaz de aumentar a força, potência, hipertrofia e desempenho motor do corpo. 

A musculação também é capaz de melhorar o perfil lipídico e reduzir o risco cardiovascular. De acordo com o estudo realizado com mulheres jovens, um dos benefícios da musculação para a saúde é melhorar as frações do colesterol, tanto HDL quanto o LDL, e diminuir o triglicerídeos. Outro estudo corroborou com a afirmação e concluiu que a prática de musculação reduz o risco de doença cardiovascular em qualquer idade.

O perfil glicêmico também sofre melhorias com a prática da musculação, devido sua característica de melhorar a sensibilidade insulínica das células, conforme conclui o estudo. Pessoas idosas também se beneficiam muito dos benefícios da musculação, tornando-a uma excelente escolha entre os exercícios para idosos.

Um estudo comparou o impacto de vários tipos de atividade física na composição corporal e a funcionalidade de idosas com risco de fratura. Ele concluiu que a musculação é a mais eficiente na melhora da autonomia funcional e composição corporal para esse grupo.

Além de melhorias no músculo, o estudo também afirma que a musculação é capaz de reduzir fraturas ósseas em idosos, tanto em homens quanto em mulheres. Por fim, um dos benefícios da musculação, aliado ao treinamento aeróbico, é a capacidade de melhorar a qualidade do sono de indivíduos, assim como afirma o estudo realizado.

Aproveite e veja também

Como começar?

➜ Escolha uma academia

A primeira dica, sem dúvidas, é escolher uma academia próxima, pois assim você não terá desculpas para não ir. Poderá ir caminhando ou de bicicleta, chegando na academia com o aquecimento já realizado. 

➜ Roupa adequada

Uma vestimenta adequada é essencial para a boa prática da musculação. Usar uma roupa que seja de tecido leve, transpirante e flexível o suficiente para não rasgar, vai te proporcionar mais liberdade ao fazer os exercícios.

➜ Conte com um profissional de educação física

Ter a orientação de um profissional é muito importante para prevenir e evitar lesões, especialmente quando se é iniciante. A academia é um excelente lugar para melhora da saúde, mas por outro lado, é um local muito fácil para se machucar quando o aluno não é assistido de forma adequada. 

➜ Alimentação

Ter uma alimentação adequada é outro fator que está no topo da pirâmide no quesito saúde. Não adianta você treinar e passar horas na academia se não está fornecendo o combustível certo, na quantidade correta, para o seu corpo. 

Uma alimentação saudável e equilibrada é capaz de fornecer vitaminas, minerais, energia e proteínas para o corpo, garantindo o bom funcionamento do metabolismo e geração de energia para os treinos. 

➜ Suplementos

Para auxiliar a alcançar os resultados esperados com a musculação, o uso de suplementos também é muito bem vindo. O uso da Creatina tem sido fortemente recomendado pelos nutricionistas quando o assunto é ganho de massa muscular.

Sua principal função é auxiliar no aumento do desempenho físico durante exercícios repetidos de curta duração e alta intensidade. Dessa forma, de acordo com estudo, a suplementação da Creatina atua provendo mais energia para realização dos exercícios e melhora na recuperação e hipertrofia muscular.

Musculação e longevidade

Com o passar dos anos, é normal que ocorra uma diminuição da capacidade física, intelectual e cognitiva, afinal, isso é uma decorrência normal desencadeada pelo envelhecimento. Todos nós estamos sujeitos a isso. 

No contexto da musculação, o treinamento de força com pesos parece ser um tipo seguro de exercícios mesmo para idosos frágeis. Isso significa que tanto homens quanto mulheres respondem bem ao treinamento, e até nonagenários (pessoas que possuem idade entre 90 e 99 anos). 

As adaptações funcionais decorrentes do treinamento de força incluem melhora da performance para caminhadas, maior tempo de equilíbrio para subir escadas e redução do risco de quedas. Todos esses fatores são aliados à longevidade e são atribuídos à prática regular de musculação e treinamentos resistidos, segundo o estudo.

Além de todos os benefícios físicos, fortalecer os músculos, é possível fortalecer também a resiliência mental, autoestima e autoconfiança. Portanto, não subestime o poder transformador dessa modalidade, pois ela vai além dos resultados visíveis no espelho

Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.