Cardio emagrece? 6 Dicas eficazes para queimar calorias
Ainda existem muitos mitos sobre como os exercícios auxiliam no processo de emagrecimento e de que maneira é possível potencializar os resultados através deles. Uma das maiores dúvidas que surge é se fazer cardio emagrece mais ou menos do que focar apenas na musculação.
Também são levantados muitos pontos em torno de qual exercício cardio emagrece e como manejar a alimentação junto à atividade escolhida.
Leia abaixo e entenda como o cardio emagrece e 5 dicas extras para queimar calorias.
O que é cardio?
Exercícios cardiovasculares, conhecidos apenas como cardio ou exercício aeróbico, são aqueles de alta a média intensidade, com maior duração e constância. Diferente dos exercícios anaeróbios, como a musculação, cuja intensidade é alta, porém acontece em picos de atividade e descanso, os exercícios de cardio procuram manter a intensidade menor, porém por mais tempo.
Como o próprio nome sustenta, exercícios cardiovasculares têm como objetivo estimular a resposta cardíaca, fortalecendo o coração, melhorando a circulação sanguínea e aumentando a capacidade pulmonar. Estudos * classificam as atividades cardiovasculares como parte fundamental do tratamento e prevenção contra Doenças Cardiovasculares.
Ademais, pelo elevado gasto calórico, a prática constante de cardio emagrece, quando combinada com uma dieta hipocalórica bem ajustada.
Além do fato do cardio ajudar a emagrecer, ele é um exercício bastante simples, acessível e que não demanda uma estrutura como academia ou centros desportivos para ser realizado. É possível fazer exercícios de cardio ao ar livre, em grupo ou de forma individual. Alguns exemplos, são: caminhada, corrida, ciclismo, escada ergométrica, elíptico, natação, vôlei, beach tênis e dança.
Saiba mais sobre
CREATINA
Experimente a creatina, o segredo dos atletas que buscam o máximo desempenho nos treinos. Amplamente utilizada, a creatina oferece potenciais benefícios para quem pratica exercício físico. Embora seja sintetizada em pequenas quantidades no fígado, rins e pâncreas, a capacidade diária do nosso corpo é limitada a cerca de 1 grama. Por isso, a suplementação de creatina se destaca ao fornecer grandes quantidades desse nutriente essencial, que podem ajudar a impulsionar a produção de energia e força durante a prática de exercícios físicos, de acordo com a ciência. A creatina monohidratada da Ocean Drop tem em seu laudo de certificação um grau de 99,9% de pureza.
Como o cardio ajuda a emagrecer
Exercícios cardiovasculares proporcionam maior gasto de calorias ao praticante. Se uma mulher possui um gasto calórico diário de 1500 kcal e passa a realizar caminhadas vigorosas de 30 minutos todos os dias, ela sofrerá um aumento na queima de calorias proporcional à atividade realizada, o que contribuirá para seu emagrecimento.
Quanto mais essa mulher se dedicar aos cardios, elevando a frequência de treinos e melhorando a performance no que escolher fazer - seja corrida, ciclismo ou dança - melhor será seu condicionamento, que proporcionará um aumento no VO2.
Esse aumento significa a melhora da capacidade e resistência cardiorrespiratória, fazendo com que a praticante consiga progredir cada vez mais nas atividades de cardio, aumentando seu gasto calórico e, consequentemente, aumentando a perda de gordura.
Apesar da forma direta que o cardio emagrece ser proporcionada pela queima calórica que gera, existem outras contribuições das atividades cardiovasculares no emagrecimento.
Uma delas é a melhora do condicionamento para exercícios anaeróbicos - como a musculação e crossfit. O cardio proporciona aumento na capacidade cardiorrespiratória, conforme visto, e isso contribui diretamente para a melhora na performance de exercícios de força *.
Esses exercícios, por sua vez, promovem o crescimento da massa muscular, que gera o aumento do gasto calórico em repouso (conhecido por taxa metabólica basal - TMB), e melhora da composição corporal e do emagrecimento.
Exercícios de cardio também melhoram condições, como resistência à insulina, hipercolesterolemia e circunferência de cintura aumentada, sendo esta mais uma maneira pela qual o cardio emagrece, segundo estudos.
Melhores exercícios de cardio para emagrecer
O melhor exercício de cardio para emagrecer é aquele que proporciona maior gasto calórico. Dessa forma, atividades longas e exaustivas podem parecer a melhor opção à primeira vista, porém esse pensamento pode levar ao abandono da atividade.
É essencial introduzir o cardio de forma gradual na rotina, permitindo que o corpo se adapte ao novo estímulo sem risco de lesões ou desmotivação. A sugestão é iniciar com algo que goste.
Se houver incerteza sobre qual atividade escolher, experimentar aulas diversas pode ajudar a entender as preferências, seja por atividades em grupo ou individuais, ao ar livre ou em ambientes fechados, entre outras opções.
Além disso, reservar um tempo na agenda para realizar o cardio e comprometer-se com ele, como qualquer outro compromisso, pode ser de grande valia. Iniciar gradualmente, com sessões de 2 a 3 vezes por semana, e aumentar a frequência aos poucos é uma maneira eficaz de incorporar o cardio.
Uma estratégia adicional é integrar o cardio a uma atividade já existente, como realizar a cardio antes ou depois do treino para emagrecer.
Essas orientações podem facilitar a incorporação do exercício de cardio na rotina e torná-lo mais sustentável a longo prazo.
- lipogênese: formação de gordura que será armazenada no fígado e no tecido adiposo;
- lipólise: quebra da gordura;
- β-oxidação lipídica: queima de gordura.
Aproveite e veja também
Dicas para maximizar a eficiência do cardio no emagrecimento
Além de incorporar uma rotina de treinos de cardio, emagrecer também exige outras estratégias:
1. Conciliar com treinamento resistido de força
O cardio emagrece devido ao aumento no gasto calórico, que proporciona melhora da perda de gordura. Porém, quando feito de forma isolada, pode promover a perda de massa muscular e resultar em flacidez.
Para melhorar essa condição, faz-se necessário incorporar treinos de força, como musculação e funcional, à rotina de treinos de cardio, visando melhorar a composição corporal, evitar a perda muscular e flacidez e aproveitar todos os benefícios da musculação e demais treinos de força.
2. Escolher um exercício de cardio que goste
Um dos maiores desafios do cardio é manter a constância dos treinos. Porém, o cardio emagrece apenas quando feito de forma consistente, para que possa promover os resultados desejados no aumento do gasto calórico e perda de gordura.
Portanto, encontrar uma atividade cardiovascular que goste, é essencial para garantir uma boa frequência de treinos e, consequentemente, bons resultados no emagrecimento.
3. Adequação da dieta
O cardio emagrece apenas se a alimentação também estiver adequada para esse objetivo. Se houver o gasto calórico do cardio, porém a ingestão de alimentos ao longo do dia for igual ou maior, não ocorrerá emagrecimento. Isso porque, para que haja perda de gordura, é preciso estar em déficit calórico, ou seja, comer menos do que o corpo gasta.
A importância do manejo da dieta após a inclusão de cardio se torna importante, inclusive, para que não haja ganho de peso decorrente do aumento da fome proporcionada pelos exercícios de cardio.
Desta forma, é essencial procurar auxílio de um nutricionista para orientar como deverá ser a alimentação de acordo com as atividades realizadas e os objetivos.
4. Uso de suplementos
Uma vez que a dieta esteja ajustada, o uso de suplementos pode auxiliar na melhora da performance e desempenho do cardio, contribuindo para seus resultados no emagrecimento. O pré-treino é uma refeição importante para quem deseja render nos exercícios de cardio e musculação.
Ele pode ser obtido por meio de alimentos - como banana, mel e tapioca - ou por meio de um suplemento Pré Treino - que contempla ingredientes como cafeína, vitaminas, minerais e aminoácidos voltados para auxiliar na performance do cardio.
Em relação aos suplementos pré treino, uma meta análise buscou elucidar os efeitos do uso de suplementos ergogênicos, conhecidos como pré-treinos, como a taurina, beta-alanina e cafeína, no desempenho desportivo do público feminino e encontrou diversos benefícios associados à melhora da intensidade e recuperação. Outros achados * corroboram com os benefícios do pré-treino no cardio.
A creatina, um outro suplemento esportivo, também tem demonstrado inúmeros benefícios não apenas para treinos de musculação, mas para exercícios de cardio.
Pesquisas * * apontam seus efeitos por meio da promoção de energia muscular e melhora da capacidade energética celular, além das suas propriedades antioxidantes que auxiliam na recuperação pós treino.
5. Manejo do estresse
O estado mental interfere muito no emagrecimento - seja por meio do aumento do cortisol (um hormônio que, quando desregulado, piora a sensibilidade à insulina e leva ao aumento de gordura corporal), seja pela influência nas escolhas alimentares, levando muitas pessoas a “descontarem” suas emoções na comida.
Desta forma, ter uma atenção especial ao nível de estresse e ansiedade é fundamental para a promoção de um emagrecimento saudável e duradouro, logo busque fazer atividades que ajudem em como aliviar o estresse.
6. Higiene do sono
A higiene do sono é um termo utilizado para referir-se a uma porção de práticas feitas para regular e melhorar a qualidade do sono, como: manter-se longe de telas, evitar alimentos pesados ou estimulantes e realizar atividades que relaxem antes de dormir.
Sua importância está diretamente ligada ao sucesso do emagrecimento, visto que a boa qualidade de sono melhora níveis hormonais, como Gh, testosterona, leptina e cortisol - cuja função está diretamente relacionada a sinais de fome, saciedade e regulação do peso, segundo artigo.
A estratégia de realizar exercícios de cardio, emagrece quando acompanhada de um contexto favorável, com bom aporte de nutrientes, suplementação e descanso. É recomendado a orientação de profissionais nutricionista e educador físico para auxiliar nos resultados.
Referências
- Brellenthin AG, Lanningham-Foster LM, Kohut ML, Li Y, Church TS, Blair SN, Lee DC. Comparison of the Cardiovascular Benefits of Resistance, Aerobic, and Combined Exercise (CardioRACE): Rationale, design, and methods. Am Heart J. 2019 Nov;217:101-111. doi: 10.1016/j.ahj.2019.08.008. Epub 2019 Aug 15. PMID: 31520895; PMCID: PMC6861681.
- Fiuza-Luces C, Santos-Lozano A, Joyner M, Carrera-Bastos P, Picazo O, Zugaza JL, Izquierdo M, Ruilope LM, Lucia A. Exercise benefits in cardiovascular disease: beyond attenuation of traditional risk factors. Nat Rev Cardiol. 2018 Dec;15(12):731-743. doi: 10.1038/s41569-018-0065-1. PMID: 30115967.
- Mann S, Beedie C, Jimenez A. Differential effects of aerobic exercise, resistance training and combined exercise modalities on cholesterol and the lipid profile: review, synthesis and recommendations. Sports Med. 2014 Feb;44(2):211-21. doi: 10.1007/s40279-013-0110-5. PMID: 24174305; PMCID: PMC3906547.
- Kelley GA, Kelley KS. Exercise and sleep: a systematic review of previous meta-analyses. J Evid Based Med. 2017 Feb;10(1):26-36. doi: 10.1111/jebm.12236. PMID: 28276627; PMCID: PMC5527334.
- Carek PJ, Laibstain SE, Carek SM. Exercise for the treatment of depression and anxiety. Int J Psychiatry Med. 2011;41(1):15-28. doi: 10.2190/PM.41.1.c. PMID: 21495519.
- López-Torres O, Rodríguez-Longobardo C, Capel-Escoriza R, Fernández-Elías VE. Ergogenic Aids to Improve Physical Performance in Female Athletes: A Systematic Review with Meta-Analysis. Nutrients. 2022 Dec 24;15(1):81. doi: 10.3390/nu15010081. PMID: 36615738; PMCID: PMC9823656.
- Harris RC, Stellingwerff T. Effect of β-alanine supplementation on high-intensity exercise performance. Nestle Nutr Inst Workshop Ser. 2013;76:61-71. doi: 10.1159/000350258. Epub 2013 Jul 25. PMID: 23899755.
- Guest NS, VanDusseldorp TA, Nelson MT, Grgic J, Schoenfeld BJ, Jenkins NDM, Arent SM, Antonio J, Stout JR, Trexler ET, Smith-Ryan AE, Goldstein ER, Kalman DS, Campbell BI. International society of sports nutrition position stand: caffeine and exercise performance. J Int Soc Sports Nutr. 2021 Jan 2;18(1):1
- Gama, Maira Seico. "Creatine effects in aerobic performance: a systematic review/Efeitos da creatina sobre desempenho aerobico: uma revisao sistematica." Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, vol. 5, no. 27, May-June 2011
- Arazi H, Eghbali E, Suzuki K. Creatine Supplementation, Physical Exercise and Oxidative Stress Markers: A Review of the Mechanisms and Effectiveness. Nutrients. 2021; 13(3):869.
- JÚNIOR, VALDIR LIMA MOTA; MARTINS, Yuri de Lucas Xavier. A ATIVIDADE AERÓBICA E SEUS EFEITOS NA MASSA MUSCULAR SOB PARTICIPANTES DOS TREINAMENTOS DE ENDURANCE. 2021.
- GUALANO, Bruno et al. Efeitos da suplementação de creatina sobre força e hipertrofia muscular: atualizações. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 16, p. 219-223, 2010.
Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.
Texto revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.