Carregando...

Cúrcuma baixa colesterol? Entenda os benefícios

Nos últimos anos, o interesse crescente sobre a Cúrcuma e seus potenciais benefícios, tem levado a pesquisas aprofundadas em diversas áreas. Uma das questões que têm intrigado os cientistas e profissionais da saúde é a relação entre a cúrcuma e o colesterol. Será que a cúrcuma baixa colesterol? 

Descubra a seguir como essa especiaria pode influenciar nos níveis de colesterol e nos triglicérides, contribuindo para melhorar a saúde e bem estar.

O que causa colesterol alto

Há diversos motivos que podem fazer o colesterol aumentar, mas a principal causa geralmente é uma alimentação rica em gorduras saturadas e trans. Esses tipos de gorduras são encontradas em alimentos como carnes vermelhas gordurosas e alimentos processados. 

Além da dieta, fatores como genética, falta de exercício físico, obesidade, tabagismo e algumas condições médicas também podem contribuir para o colesterol alto. 

O problema de ter um nível elevado de colesterol é que esse é um fator que aumenta o risco para doenças cardíacas e infarto agudo. Por isso, é importante saber o que é bom para colesterol alto, pois há algumas formas de como baixar o colesterol alto, diminuindo os riscos para doenças cardiovasculares.

O que é bom para baixar o colesterol?

Em se tratando de medicamentos, as estatinas são as mais populares para baixar o colesterol. Esse tipo de fármaco é geralmente indicado para pessoas com colesterol alto por causas genéticas, conhecido como hipercolesterolemia familiar. Em casos como esse, alterações na dieta e estilo de vida não são suficientes para baixar o colesterol.

Fora aqueles que têm colesterol alto por causas genéticas, reduzir o colesterol é possível por meio de mudanças na dieta e no estilo de vida. Veja abaixo o que é bom para baixar o colesterol: 

Inclusão de fibras na dieta

As fibras presentes nas frutas, vegetais e cereais são ótimas opções de alimentos para baixar colesterol. Estudos de meta-análise apontam que incluir mais fibras na alimentação pode ajudar a diminuir o colesterol total e o LDL, que é o "colesterol ruim". Além disso, comer mais fibras também pode ajudar a melhorar os resultados do tratamento com estatinas. 

Incluir fontes de gordura poliinsaturadas e monoinsaturadas

Alimentos fonte desses dois tipos de gorduras devem fazer parte de uma dieta para colesterol alto. Conforme um estudo, isso ocorre porque as gorduras mono e poliinsaturadas podem interferir na síntese de colesterol no fígado e promover sua eliminação do corpo. Além disso, elas contribuem para a redução da inflamação e da pressão arterial. 

Fontes de gorduras monoinsaturadas incluem azeite de oliva, abacate e nozes. Fontes de gorduras poliinsaturadas incluem óleos de peixe (ricos em ômega-3), óleo de soja, óleo de milho e sementes de linhaça.

Praticar exercícios físicos regularmente

Estudos indicam que a prática regular de exercícios físicos ajudam a baixar o colesterol alto. A indicação é fazer ao menos 30 minutos por dia de exercícios como caminhada rápida, corrida, natação, ciclismo, musculação, etc.

Diminuir ou cessar o consumo de bebidas alcoólicas

É consenso que os níveis de triglicerídeos e colesterol total podem aumentar com a ingestão excessiva de álcool, portanto, para quem está em busca do que é bom para baixar o colesterol, diminuir o consumo pode ser uma estratégia eficaz. Vários estudos apoiam a ideia de que a diminuição do consumo de álcool, em quantidade e frequência, ajuda a melhorar os níveis de colesterol no corpo. 

Cúrcuma

Consumir cúrcuma para colesterol alto tem sido cada vez mais comum. O mecanismo pelo qual a curcumina pode influenciar os níveis de colesterol é complexo e envolve várias vias biológicas. 

Estudos explicam que a curcumina regula a maneira como o corpo produz, utiliza e elimina o colesterol, o que pode resultar em uma redução do colesterol ruim e um aumento do bom (HDL). Por isso, a suplementação de cúrcuma pode ser eficaz na melhora da dislipidemia, melhorando os níveis sanguíneos de triglicerídeos, colesterol total, LDL e HDL. 

Aproveite e veja também

Como usar a cúrcuma para baixar o colesterol?

A cúrcuma para baixar o colesterol pode ser incorporada na dieta de diversas maneiras, no entanto, é importante saber que o seu uso deve estar aliado a uma dieta para colesterol alto, exercícios físicos e outros fatores de um estilo de vida saudável. 

  • Você pode adicionar cúrcuma na comida: use a cúrcuma em pó para temperar pratos como sopas, ensopados, arroz, legumes e carnes.
  • Você pode tomar chá de cúrcuma: o chá para colesterol alto mais popular é o chá de cúrcuma. Use 1 a 2 colheres de chá de cúrcuma em pó ou 1 pedaço de raiz de cúrcuma fresca, finamente fatiado ou ralado e misture com 4 xícaras de água. Basta desligar o fogo quando atingir a fervura.
  • Você pode tomar um suplemento de cúrcuma: A Cúrcuma em cápsulas representa uma excelente forma de incluir esse ingrediente no dia a dia. Os benefícios são os mesmos, afinal trata-se do pó de Cúrcuma envolto em uma cápsula. Esse formato facilita o consumo trazendo praticidade, maior controle na quantidade ingerida e principalmente os benefícios do seu princípio ativo, a curcumina.

A cúrcuma pode ser uma adição valiosa à sua dieta, não apenas pelo potencial de melhorar os níveis de colesterol, mas também há outros benefícios da cúrcuma para a saúde. No entanto, para a cúrcuma baixar o colesterol ela deve ser usada como parte de um contexto amplo de estilo de vida saudável.

Texto criado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.