Carregando...

Colesterol bom e ruim: entenda a diferença

Os termos "colesterol bom" e "colesterol ruim" são bastante usados popularmente para fazer referência ao colesterol HDL e ao colesterol LDL, respectivamente. Ambos são frações formadoras do colesterol total e possuem essas nomenclaturas populares, devido ao papel que exercem no organismo. Apesar do nome colesterol bom e ruim, ambos têm papel importante no organismo. Em quantidades e contextos adequados, não apenas o colesterol bom, mas o dito colesterol ruim, são indispensáveis para a saúde do corpo.

Aqui neste artigo você vai entender melhor qual é o colesterol bom, qual é o colesterol ruim, suas diferenças e impactos no organismo.

O que é o colesterol ruim?

Embora conhecido como "colesterol ruim", o colesterol LDL possui papel fundamental na composição da gordura corporal e, portanto, na saúde do organismo. O problema dessa molécula pode estar na sua quantidade e estrutura.

O LDL, ou colesterol ruim, tem o papel principal de levar o colesterol produzido no fígado para a corrente sanguínea - para que ele possa atuar em diversos locais do corpo. Porém, o problema não está na sua função, mas no que ela pode representar se estiver desregulada. 

Caso o organismo tenha uma quantidade exacerbada de LDL circulante na corrente sanguínea, significa que terá uma grande quantidade de colesterol sendo levado para os vasos e artérias. Isso, associado a outros fatores de risco, pode gerar acúmulo de colesterol e possível entupimento de artérias - resultando em aterosclerose, elevando a pressão arterial e representando um risco para a saúde cardiovascular.

O que é o colesterol bom?

Do outro lado, conhecido como "colesterol bom", está o HDL. Essa molécula possui tal nomenclatura por atuar na via contrária do LDL, retirando o colesterol da circulação sanguínea e o trazendo de volta para o fígado. 

Por essa função, o nível de HDL é considerado um fator de proteção contra o acúmulo de gordura nas veias e artérias e, portanto, das comorbidades que acometem a saúde cardiovascular.

Qual a diferença entre o colesterol bom e ruim?

A diferença entre o colesterol bom e ruim está na sua atuação. Enquanto o colesterol ruim leva a gordura para a circulação sanguínea, podendo contribuir para o entupimento de artérias e elevação da pressão arterial, o colesterol bom atua retirando essa gordura da corrente sanguínea e protegendo o organismo destas comorbidades. Portanto, é importante controlar a quantidade não apenas do colesterol total, mas de suas frações LDL e HDL, para que o equilíbrio entre o colesterol bom e ruim seja mantido.

Aproveite e veja também

Como baixar o colesterol ruim e aumentar o bom

Conforme visto, existe uma diferença entre o colesterol bom e ruim e devido a isso, é necessário que seja feito um controle de ambos através de exames de sangue. Os valores de referência do colesterol bom e ruim devem ser sempre o objetivo a ser conquistado e mantido através da incorporação de hábitos saudáveis. 

Para o "colesterol bom", o valor de referência é acima de 40 mg/dL, já para o "colesterol ruim", o valor de referência é abaixo de 130 mg/dL. Esses valores são utilizados para a população geral, para casos específicos ou de pessoas que apresentam risco cardiovascular, o ideal é consultar um profissional da saúde.

Cerca de 70% do colesterol é produzido endogenamente, ou seja, pelo próprio organismo, por isso, existem muitos casos onde os elevados níveis de colesterol são genéticos. Em casos como esses, o uso de medicamentos para controle dos níveis séricos pode ser utilizado, desde que com acompanhamento profissional.

Porém, há uma parcela de colesterol bom e ruim que é resultado do consumo alimentar. Nesse contexto, para melhorar os parâmetros de LDL e HDL, é recomendado incorporar hábitos alimentares saudáveis, evitando consumo de açúcares, refinados e gorduras trans e saturadas, preferindo gorduras poliinsaturadas e uma alimentação rica em fibras e compostos antioxidantes.

Existem diversos estudos que demonstram a influência de certos alimentos e padrões alimentares no colesterol. De acordo com um estudo, fibras alimentares têm se mostrado excelentes protetores para a saúde cardiovascular. Dentre elas, o psyllium é uma das opções mais amplamente usadas na melhora dos níveis de colesterol bom e ruim. Em resumo, o consumo de fibras pode desempenhar um papel importante no manejo do colesterol bom e ruim no corpo. 

É importante lembrar que uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, cereais integrais e legumes, é fundamental para a saúde cardiovascular. Portanto, se você precisa diminuir o "colesterol ruim" e "aumentar o colesterol bom", não deixe de buscar um profissional de nutrição para lhe auxiliar!

Referências

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.