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CÚRCUMA

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Modo de uso Consumir 4 ao dia

MUITO ALÉM DE UM TEMPERO!

A cúrcuma é uma raiz cor de laranja, milenarmente conhecida como uma raiz medicinal, especialmente na Índia. É hoje umas das plantas mais estudadas na história, com mais de 13 mil estudos científicos associados aos benefícios do consumo dessa raiz. É muito conhecida como um delicioso tempero, mas também pode fazer parte da sua rotina de superalimentação!

MAIS DE 6.000 ANOS DE USO NA MEDICÍNA AYURVEDA

Porção de 4 cápsulas
Quantidade por porção % VD
Valor energético 4kcal
Carboidratos 1g 0%
Fibra alimentar 0,4mg 2%
Magnésio 5,28mg -
Fósforo 5mg -
Potássio 34,5mg -
Vitamina E 3,4mg -

Restrições alimentares

A CÚRCUMA NÃO É RECOMENDADA PARA ALÉRGICOS

O consumo de cúrcuma é contraindicada para pessoas com sensibilidade ou alergia a curcumina ou que usam medicamentos que atuam na coagulação sanguínea.

GESTANTES, NUTRIZES E CRIANÇAS

O consumo de cúrcuma por gestantes, lactantes deve ser feito sob orientação e acompanhamento de um profissional da Saúde.

Benefícios
CÚRCUMA

Uma da plantas mais pesquisadas da história, com mais de 13.360 estudos publicados

.01

Dez semanas de suplementação com curcumina, o composto ativo presente no extrato de cúrcuma (Curcuma longa L.), tiveram efeitos benéficos nos marcadores de inflamação e estresse oxidativo entre adolescentes com sobrepeso e obesidade. [1] Um estudo clínico realizado com pessoas de meia idade com sobrepeso ou pré-hipertensão/hipertensão leve, que receberam 900 mg de extrato de Curcuma longa (cúrcuma), por 12 semanas, evidenciou o papel da cúrcuma na inflamação crônica de baixo grau, contribuindo assim para a melhoria dos distúrbios metabólicos associados e da saúde geral.

.02

Um estudo clínico publicado na The American Journal of Geriatric Psychiatry avaliou os efeitos do consumo de curcumina (90 mg) por 18 meses em adultos e observou melhora nos parâmetros avaliados em relação a memória, humor e atenção, possivelmente devido aos efeitos anti-inflamatórios.

.03

Um estudo clínico avaliou os efeitos da curcumina, presente na cúrcuma, nos sintomas pré-menstruais. As participantes receberam duas cápsulas ao dia, 7 dias antes da menstruação e por três dias após, por 3 ciclos consecutivos. Foi evidenciada uma redução de ~58% na severidade dos sintomas, provavelmente mediados pela modulação de neurotransmissores e efeitos anti-inflamatórios. 4,5

Estudos
científicos

Entenda porque buscamos o melhor pata criar nosos suplementos

1. Ação anti-inflamatória

Effects of curcumin supplementation on markers of inflammation and oxidative stress among healthy overweight and obese girl adolescents: A randomized placebo-controlled clinical trial

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2. Saúde neurolóica

Memory and Brain Amyloid and Tau Effects of a Bioavailable Form of Curcumin in Non-Demented Adults: A Double-Blind, Placebo-Controlled 18-Month Trial

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3. Saúde feminina

Curcumin attenuates severity of premenstrual syndrome symptoms: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial

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O que é Cúrcuma?

A Cúrcuma (Curcuma longa L), também chamada de Açafrão-da-Terra, é uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre, originária da Índia e do sudeste da Ásia. Sua aparência é muito similar ao gengibre, porém, a grande diferença está na coloração mais alaranjada. Também é possível encontrá-la em tons de amarelo e marrom. A planta atinge cerca de 150 centímetros de altura e possui folhas grandes e longas que apresentam odor característico. É comumente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, sendo comercializada geralmente desidratada e em pó. O sabor da Cúrcuma é considerado picante e amargo.

O que é Cúrcuma?

Benefícios da Cúrcuma

Chegou a hora de você conhecer mais sobre a Cúrcuma e seus benefícios para o organismo. Por conter um grande poder anti-inflamatório, a Cúrcuma pode ajudar a aumentar a imunidade e até atuar na prevenção de doenças cardíacas, segundo indicam os estudos. Confira só os benefícios da Cúrcuma:

Anti-Inflamatória

O principal componente da Cúrcuma é a curcumina, que apresenta grande potencial anti-inflamatório. Essa substância é capaz de impedir que uma molécula de dentro do núcleo das células (NF-Kb) — que estimula a ação inflamatória do corpo — se alastre a ponto de gerar uma doença inflamatória crônica. Um estudo relatou que, após 10 semanas, a suplementação com Cúrcuma reduziu os marcadores inflamatórios em pacientes adolescentes com sobrepeso e obesidade pós-pubescentes.

Antioxidante

A Cúrcuma atua também como antioxidante, como referem estudos, combatendo à ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células e o desenvolvimento de doenças degenerativas. Além de evitar a produção dessas moléculas, ela também estimula a ação de substâncias antioxidantes do corpo. Você procura por um alimento com alto poder antioxidante? Então conheça também a Astaxantina, o “antioxidante mais potente da natureza”.

Saúde Cardíaca

A Cúrcuma ajuda a manter saudáveis os revestimentos dos vasos sanguíneos, atuando assim, na regulação da pressão e na coagulação sanguínea. Além disso, estudos indicam que a raiz apresenta ação eficaz em inibir a mutagênese e carcinogênese e, pela atividade anti-inflamatória e antioxidante, contribui para prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer.

Saúde Neural

A curcumina, presente na Cúrcuma, estimula o crescimento de novos neurônios, melhorando a eficácia do sistema cognitivo e também da memória. Isso sem falar no aumento nos níveis dos neurotransmissores cerebrais serotonina e dopamina — responsáveis por regular muitas funções de nosso organismo, como o humor, sono, apetite e até a temperatura corporal.

Saude Feminina (Ciclo Menstrual)

Os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) que, como o nome mesmo já diz, ocorrem antes da menstruação, compreendem um conjunto de efeitos incômodos às mulheres, como cólicas, dores de cabeça, fadiga extrema e sentimentos de tristeza e irritabilidade. Tudo isso impacta negativamente o dia das mulheres e prejudica a realização de suas atividades. No entanto, a Cúrcuma pode ser uma alternativa para o controle da TPM. Um estudo indicou que a curcumina ajuda a modular neurotransmissores, tem efeito anti-inflamatório e é capaz de diminuir os níveis de cortisol e estresse, sendo assim, importante para esse período.

Nutrição

O Açafrão-da-Terra possui nutrientes, como ferro, manganês, cobre, potássio, vitamina C, vitaminas do complexo B e fósforo. Portanto, aliada a uma boa alimentação, a Cúrcuma pode ajudar a fortalecer o organismo.

Outros Benefícios da Cúrcuma

Além disso, sabe-se que a Cúrcuma ainda apresenta outras propriedades importantes para o nosso organismo:
antibacteriana — que impede ou inibe o desenvolvimento de bactérias;
antifúngica — impede a ação e proliferação de fungos;
antiparasitária — inibe a ação de parasitas no organismo;
antitumoral — impede o desenvolvimento de tumores;
antiviral — trata e impede infecções virais;
redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) — previne o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Como tomar Cúrcuma?

Como tomar Cúrcuma?

A Cúrcuma pode ser consumida na sua forma em raiz, em pó ou em cápsulas. No caso de consumir a raiz inteira, o indicado é uma ou duas rodelas ao dia. Já se for consumi-la em pó, a orientação é uma colher de chá ou cerca de 5g. No caso de consumo em cápsulas — uma opção bastante prática — o indicado é de 2 unidades ao dia, sempre com um copo de água. Entenda mais:

Cúrcuma em Cápsulas

Para quem consome o Açafrão-da-Terra em busca de suas propriedades funcionais, pode encontrar suplementos de Cúrcuma em versão de cápsulas ou extrato seco. Essas opções são práticas e facilitam a ingestão diária. Em geral, os fitoterápicos podem ser encontrados em versões de 100 mg até 500 mg e devem sempre ser recomendados por um profissional especializado.

Cúrcuma em Pó

O pó é mais simples de ser encontrado e utilizado na culinária. Isso porque o rizoma inteiro nem sempre é comumente comercializado. Ao procurar em lojas, seja a granel ou em pacotinhos, é possível achar diferentes tonalidades do Açafrão-da-terra. A curcumina é responsável pela sua coloração mais intensa. A escolha depende das preferências e afinidades com o sabor, pois quanto mais curcumina, ou seja, mais escuro o pó, mais acentuado e intenso é o sabor. É importante lembrar que os nutrientes dos alimentos se perdem quando a comida é cozida com água em altas temperaturas – e isso pode não garantir a riqueza nutricional da Cúrcuma em preparações assim.

Cúrcuma in Natura

Quem deseja consumir o Açafrão-da-Terra fresco, seja pelo sabor ou pela apresentação, não terá grandes dificuldades em usar o produto. O sabor tende a ser um pouco mais cítrico, fresco e picante do que a versão em pó. Seu uso assemelha-se bastante ao do gengibre, podendo ser picado em pedaços pequenos, ralado ou processado no liquidificador ou processadores.

Cúrcuma em Pó
Cúrcuma

Contraindicações

A Cúrcuma é um superalimento que não apresenta grandes riscos à saúde quando consumida em doses de até 10 g ao dia. Contudo, vale ressaltar que a ANVISA recomenda o consumo de até 1 g do extrato concentrado. Ela é contraindicada para pessoas com sensibilidade ou alergia à curcumina ou que usam medicamentos que atuam na coagulação sanguínea. Além disso, pacientes com riscos de obstrução de vias biliares, que tenham cálculos biliares ou, ainda, que possuam úlceras estomacais e hiperacidez do estômago não devem consumir. O uso é contraindicado para crianças.

FAQ

Perguntas Frequentes

O que é Cúrcuma?

Também conhecida por Açafrão-da-Terra, a Cúrcuma é uma raiz alaranjada que tem como principal diferencial oferecer ação anti-inflamatória e antioxidante para o corpo. Isso quer dizer que, além de contribuir com a nutrição do organismo, ela ajuda a manter a saúde cardiovascular e neural, além de auxiliar na melhora dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e no fortalecimento da imunidade.

Para que serve a Cúrcuma?

A Cúrcuma pode servir como um tempero para dar sabor a diversas receitas e preparações ou simplesmente como um suplemento alimentar para ser tomado em cápsulas. Suas duas formas de uso oferecem nutrição e benefícios complementares para a saúde.

Quais os benefícios da Cúrcuma?

Estudos científicos já relataram que a Cúrcuma pode ajudar para:

  • Melhora do perfil lipídico -  que é fator de risco para doenças cardiovasculares;
  • Estímulo da memória e atenção;
  • Prevenção dos sintomas da TPM;
  • Fortalecimento do sistema imunológico.

Qual é o melhor horário para tomar Cúrcuma?

A Cúrcuma pode ser consumida em qualquer horário do dia. No entanto, é indicado ingeri-la, preferencialmente, com refeições que contenham gorduras boas e pimenta para melhorar a absorção.

Qual a quantidade ideal de Cúrcuma por dia?

A porção diária de Cúrcuma da Ocean Drop é de 4 cápsulas (2000 mg). Essa quantidade já é suficiente para poder se obter os benefícios da raiz, entretanto, ela pode variar de acordo com cada indivíduo. Por isso, orientamos consultar com um profissional de saúde especializado para avaliar as necessidades individuais e recomendar a dose correta.

Como tomar Cúrcuma em cápsulas?

É recomendado dividir a porção diária da raiz para ser consumida 2 vezes ao dia, como no café da manhã e no almoço. A Cúrcuma em cápsulas pode ser ingerida com algum líquido, de preferência água, ou aberta para ser adicionada à receitas e preparações (nesse caso, é importante não aquecê-la para que não perca suas propriedades).

A Cúrcuma auxilia no alívio da endometriose?

Estudos científicos já relataram os benefícios da Cúrcuma para melhora do quadro da endometriose, uma doença de caráter inflamatório no qual o sistema imunológico e a inflamação são considerados fatores essenciais na progressão da doença .

Quais são as contraindicações?

Pessoas com sensibilidade ou alergia à curcumina, principal composto bioativo da Cúrcuma, não devem consumi-la. Além disso, há contraindicações às pessoas que usam medicamentos para coagulação sanguínea. Gestantes e lactantes devem consumir apenas sob orientação de um profissional de saúde especializado.

ESSENTIAL BOX

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spirulina, chlorella e cúrcuma

Uma combinação que une os dois superalimentos mais completos da Ocean Drop, com uma raiz milenarmente conhecida por seus benefícios, a Cúrcuma. A Spirulina e a Chlorella , são duas microalgas conhecidas por sua diversidade nutricional , já a a cúrcuma é conhecida pela presença de curcuminóides, assunto de muitos estudos científicos que investigam os seus mais diversos benefícios. Ideal para quem busca saúde, qualidade de vida de forma natural diariamente.

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