Carregando...

11 Dicas de como baixar o colesterol rapidamente

Rafaela Galvão 4 min de leitura

Conheça 10 dicas para baixar o colesterol agora mesmo.

Neste post você vai encontrar

  • O que é colesterol e para que serve?
  • Quando o colesterol é considerado alto?
  • Quais os sintomas de colesterol alto?
  • Como saber se o colesterol está alto?
  • O que o colesterol alto pode causar?
  • Como baixar o colesterol rapidamente?
  • Quanto tempo demora para baixar o colesterol ruim?
  • Perguntas frequentes

Seus níveis de colesterol estão diretamente relacionados à saúde do seu coração e, por isso, é essencial garantir que eles estejam dentro de uma faixa saudável. O colesterol alto tende a se acumular nas paredes das artérias sem apresentar sintomas, sendo interessante realizar exames periodicamente.

Existe mais de um “tipo de colesterol” – e o problema do excesso está associado ao “colesterol ruim”, denominado colesterol-LDL. Quando as placas de gordura causadas pelo LDL elevado no sangue vão obstruindo as artérias, podem acabar causando infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo.

Mas como baixar o colesterol? Siga lendo e conheça 10 dicas!

O que é colesterol e para que serve?

O colesterol é um tipo de gordura produzida naturalmente pelo fígado e encontrada na corrente sanguínea. Em condições normais, o colesterol serve para quatro propósitos principais no organismo, incluindo:

  • produção de hormônios sexuais;
  • síntese de vitamina D;
  • construção de tecidos;
  • produção da bile.

Assim como qualquer tipo de gordura, o colesterol não é dissolvido na água, então não pode transitar sozinho pelo corpo. Diante disso, partículas conhecidas como lipoproteínas ajudam a transportá-lo pelo sangue. Existem duas formas principais de lipoproteínas:

  • lipoproteínas de baixa densidade (LDL): também conhecidas como “colesterol ruim”, tendem a ficar acumuladas nas artérias e causar sérios problemas de saúde, como infarto e AVC;
  • lipoproteínas de alta densidade (HDL): igualmente chamadas de “colesterol bom”, ajudam a devolver o colesterol-LDL ao fígado para ser eliminado, ajudando assim, na proteção contra doenças do coração.

O colesterol ruim pode aumentar no organismo devido à prática de hábitos de vida inadequados – mas sobre isso você saberá detalhadamente mais adiante. Continue a leitura!

Quando o colesterol é considerado alto?

Agora você já sabe que muito colesterol ou colesterol nos lugares errados do corpo é prejudicial à saúde. Além disso, tem conhecimento de que quando é mencionado que o colesterol alto é preocupante, está sendo falado do colesterol-LDL ou “colesterol ruim”. Por isso, é importante manter esse tipo baixo, especificamente menos de 100 miligramas por decilitro (mg / dL). Saiba mais sobre as faixas ideais de níveis de colesterol a seguir:

Colesterol – LDL

Bom: até 100 mg/dL

Limite: entre 130 e 159 mg/dL

Alto: superior a 160 mg/dL

Colesterol - HDL

Bom: superior a 45 mg/dL

Limite: entre 40 e 45 mg/dL

Baixo: inferior a 40 mg/dL

Colesterol total

Bom: inferior a 170 mg/dL

Limite: entre 170 e 199 mg/dL

Alto: superior a 199 mg/dL

Quando o colesterol é considerado muito alto?

Falando de colesterol-LDL, qualquer nível acima de 160 mg/dL e, falando de colesterol total, qualquer nível acima de 199 mg/dL é motivo de preocupação e deve ser considerado um valor muito alto.

Quais os sintomas de colesterol alto?

O colesterol alto não causa sintomas. Na maioria dos casos, apenas eventos de emergência, como um infarto ou um AVC, podem refletir os danos causados pelo excesso de colesterol. É importante ressaltar que esses acontecimentos não ocorrem até que o colesterol alto ocasione a formação de placas nas artérias.

Como saber se o colesterol está alto?

Através da realização de um exame de sangue, chamado de lipidograma ou perfil lipídico, é possível saber se o colesterol está alto. Além de verificar o nível de colesterol-LDL, o exame rastreia os níveis de colesterol-HDL, colesterol total e triglicerídeos. Geralmente, em adultos, esse exame é realizado de 5 em 5 anos.

Caso você tenha histórico familiar de dislipidemia, seu médico ou nutricionista podem sugerir que verifique seu colesterol com mais frequência. Isso também pode ocorrer se você apresentar os seguintes fatores de risco:

  • ter pressão alta;
  • estar com sobrepeso ou obesidade;
  • fumar.

O que o colesterol alto pode causar?

Altos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) resultam em depósitos de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas ateroscleróticas. Por sua vez, a aterosclerose pode acabar limitando o fluxo de sangue nas artérias ou fazendo com que as placas sejam soltas e cheguem nos órgãos, causando:

  • ataque cardíaco;
  • angina (dor no peito);
  • pressão alta;
  • doença vascular periférica;
  • doença renal crônica.

Em contraste, a lipoproteína de alta densidade (HDL) ajuda a transportar o colesterol ruim para longe das paredes dos vasos, auxiliando na prevenção dessas doenças e complicações.

Explore mais sobre esse tema e descubra como a spirulina pode ser uma aliada no controle de peso e na redução dos níveis de triglicerídeos.

Como baixar o colesterol rapidamente?

Se você tem hipercolesterolemia, é essencial que saiba o que é bom para colesterol alto. Para isso, realize mudanças no estilo de vida. Sendo assim, pode começar mudando seus hábitos alimentares para uma alimentação saudável e mantendo uma rotina de exercícios físicos. Ainda, se você fuma ou bebe muito álcool, a melhor escolha é reduzir. Veja a lista completa do que fazer para baixar o colesterol:

  1. prefira consumir gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva, castanha-de-caju, abacate e amendoim;
  2. faça com que as gorduras poli-insaturadas estejam presentes na sua alimentação, especialmente o ômega-3;
  3. coma mais fibras solúveis;
  4. pratique exercícios físicos diariamente;
  5. faça controle de peso;
  6. não fume;
  7. consuma bebidas alcoólicas com moderação;
  8. considere ingerir esteróis e estanóis vegetais, que são componentes naturais das plantas que ajudam a baixar o colesterol;
  9. ingira mais fontes de vitamina C que pode ser encontrada no morango, acerola, abacaxi, brócolis, ora pro nóbis, manga entre outros;
  10. utilizar suplemento de psyllium.
  11. Um outro suplemento que parece contribuir para a redução do colesterol é a creatina. Segundo estudos, a creatina promove um efeito positivo no perfil lipídico quanto à redução nos valores de colesterol total, frações de colesterol e triglicérides. Nesse contexto, um outro estudo também identificou que o uso de creatina monohidratada associado ao exercício físico causou uma diminuição significativa do colesterol total em apenas 28 dias.
  12. Estudos sugerem que níveis reduzidos de Coenzima Q10 podem estar associados a níveis elevados de colesterol, em particular ao "colesterol ruim". Além disso, medicamentos como as estatinas, podem diminuir os níveis de CoQ10 no organismo. Logo, a suplementação com Coenzima Q10 pode ser benéfica para pessoas que estão tomando estatinas ou têm níveis reduzidos de CoQ10 devido a outros fatores. 

Seu médico também pode prescrever medicamentos ou outros tratamentos para ajudar a reduzir seus níveis de colesterol. Em alguns casos, também pode ser necessário cuidados especiais de um especialista.

Aproveite e veja também

Quanto tempo demora para baixar o colesterol ruim?

Em alguns casos, o tempo para o colesterol baixar pode variar de semanas a meses e, por isso, é importante realizar um acompanhamento com um profissional de saúde especializado, como o médico e/ou o nutricionista. Seguindo todas as dicas, você estará em um bom caminho.

Perguntas frequentes

Quem tem colesterol alto pode comer ovo?

O colesterol alimentar tem apenas uma pequena influência na quantidade de colesterol no corpo. Isso ocorre porque o fígado altera a quantidade de colesterol produzido, dependendo de quanto é ingerido, ou seja, quando o corpo absorve mais colesterol da dieta, produz menos no fígado.

Um estudo com 45 adultos observou que ingerir mais colesterol – na forma de dois ovos por dia – não resultou em níveis de colesterol total mais elevados ou alterações nas lipoproteínas, em comparação com aqueles que ingeriram menos colesterol.

Qual o melhor remédio caseiro para baixar o colesterol?

O psyllium e os peixes ricos em ômega-3 podem ser implementados na rotina alimentar e funcionam como boas medidas caseiras para baixar o colesterol, além de vários outros benefícios do ômega 3 e o psyllium. 

É importante destacar que manter uma rotina de atividades físicas e uma dieta balanceada também são remédios caseiros e devem ser botados em prática para baixar o colesterol.

Quais as frutas que baixam o colesterol?

Frutas ricas em fibras e vitamina C são boas opções para auxiliar na redução do colesterol. Para aqueles que têm mais dificuldade em consumir esses alimentos, uma boa sugestão é optar pelos sucos naturais, como o suco verde, por exemplo, e não coá-los.

 

Abaixo, apresentamos uma lista de frutas que são boas opções para ajudar a baixar o colesterol.

  • laranja;
  • limão;
  • maçãs;
  • uva;
  • morangos.

Qual o melhor suco para baixar o colesterol?

Os sucos das frutas citadas não são tão interessantes de serem consumidos, pois não apresentam o mesmo teor de fibras quanto as frutas ingeridas in natura.

Referências

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.