Carregando...

Inchaço nas pernas: causas, tratamentos e prevenções

O inchaço nas pernas não só atrapalha a qualidade de vida e a autoestima, mas pode comprometer também os movimentos. Em outras palavras, até o simples ato de caminhar fica difícil.  

As pernas inchadas podem ser devido a uma retenção de líquidos comum e passageira ou um sinal de algo mais sério. Problemas de circulação, por exemplo, têm o inchaço nas pernas como um dos principais sintomas, pois são extremidades onde o sangue alcança com mais dificuldade.

Leia abaixo e entenda melhor o que causa inchaço nas pernas e quando o inchaço nas pernas é preocupante

O que é o inchaço nas pernas?

O inchaço nas pernas é definido como um edema nos membros inferiores, visível a olho nu, ocasionado pelo acúmulo de líquidos na região. Esse inchaço também pode ser conhecido como “retenção hídrica”, que é a retenção de líquido para dentro das células, causando o acúmulo e sensação de inchaço nas pernas.

O inchaço costuma gerar diversos problemas, tanto na questão estética, quanto na saúde, provocando dor e desconfortos. É importante ressaltar que o inchaço nas pernas é sempre secundário a um problema de saúde e pode ser tratado quando descoberto a causa.

Causas comuns para o inchaço nas pernas

O acúmulo de líquidos é uma consequência de diversos problemas de saúde, tais como, problemas no coração, rins, fígado, problemas vasculares ou até mesmo deficiências nutricionais que resultam no aumento nos níveis de homocisteína (hiper-homocisteinemia), um composto que, em níveis elevados, está relacionado à problemas de circulação. 

Entre as alterações nutricionais, destacam-se as deficiências de algumas vitaminas do complexo B, com destaque para as vitaminas B12, B9 e B6.  Segundo estudos *, falta de vitamina B causa inchaço nas pernas, pois eleva os níveis de homocisteína, que por sua vez, aumenta o risco cardiovascular e leva a danos nos vasos sanguíneos, podendo ocasionar inchaço nas pernas.

Além da deficiência de vitamina B12 e B9, existem outras situações em que ocorra aumento da homocisteína, como deficiência de B6 e insuficiência renal, assim como afirma um estudo.

Desta forma, o sangue não consegue progredir de forma adequada para todas as regiões do corpo, diminuindo a resistência vascular periférica. Isso faz com que o paciente acumule mais sangue nos membros inferiores, desencadeando dores e inchaço nas pernas. 

Quando o inchaço nas pernas é motivo de preocupação?

Quando começa a gerar desconfortos como sensação de formigamento, perda da força e dificuldade de marcha, isso indica a necessidade de procura por ajuda médica. Este é um sinal importante de agravamento do quadro e pode gerar risco de vida quando não tratado de forma adequada.

Ajuda mesmo na redução de medidas?

Falta de vitamina B e inchaço nas pernas

A deficiência nutricional de vitaminas do complexo B podem elevar os níveis de homocisteína, aumentando assim o risco cardiovascular. Mas a resposta para isto também está no estado nutricional do paciente. 

Deste modo, conforme indica um estudo, estimular o consumo de alimentos fontes de vitamina B12, B9 e B6, pode ajudar na melhora da redução de homocisteína no sangue, evitando problemas como osteoporose, doenças cardiovasculares e inchaço nas pernas. 

Mesmo com a alimentação em dia, o uso de suplementos alimentares contendo vitaminas do complexo B deve ser avaliado, pois dependendo do quadro de saúde do paciente, apenas a alimentação não é o suficiente.

Em um ensaio clínico foram avaliadas necessidades de vitaminas para o tratamento da hiperhomocisteinemia em homens. A oferta de suplementação de vitamina B12, B9 e B6, resultou em diminuição de 15% nas concentrações iniciais de homocisteína, diminuindo o risco cardiovascular, problemas de circulação e de inchaço nas pernas.

Aproveite e veja também

Soluções caseiras e tratamentos médicos

A solução mais barata e prática para o problema está na alimentação. A inclusão de alimentos fontes de vitaminas do Complexo B, diariamente, está fortemente associada à prevenção de deficiências nutricionais destas vitaminas, eliminando assim quaisquer problemas associados a falta delas na alimentação. 

Sabemos que as fontes alimentares destas vitaminas incluem produtos de origem animal. Pacientes vegetarianos ou veganos necessitam atenção na dieta e a suplementação deve ser considerada uma estratégia necessária para o fornecimento destas vitaminas a dieta.

Outra forma terapêutica plausível é fundamentada na suplementação com cápsulas ou comprimidos contendo de ácido fólico isolado ou em associação às vitaminas B12 e B6.

Alimentos que contêm vitaminas do complexo B:

  • Carnes vermelhas;
  • Bife de fígado;
  • Ovos;
  • Abacate;
  • Leite;
  • Gérmen de trigo;
  • Cogumelos.

Melhora da sensibilidade à insulina

Prevenção e cuidados diários

O melhor caminho para ter uma vida saudável e evitar problemas de saúde é sempre trabalhar a prevenção. Qualquer sinal como um simples inchaço nas pernas pode dizer muito sobre a sua saúde.

Ter uma alimentação equilibrada, incluindo frutas, verduras, proteínas vegetais e de origem animal, realizar exercícios físicos, são formas baratas e seguras de evitar o inchaço nas pernas.

A realização de exercícios físicos diariamente resulta em uma melhora da circulação sanguínea, melhor controle da pressão arterial e, consequentemente, melhora o balanço hídrico do corpo. Ajudando assim a evitar problemas de circulação, logo, sendo uma forma de como melhorar a circulalção das pernas.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Texto revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.