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6 Dicas de como melhorar a circulação das pernas

Finalizar o dia sentindo cansaço e inchaço nas pernas não é normal. Pernas edemaciadas, doloridas e com os vasos sanguíneos levemente aparentes, pode ser sinal de má circulação sanguínea. Em casos como esses, é preciso investigar o que está acontecendo e entender o que é bom para circulação das pernas, assim como técnicas que melhoram o inchaço.

Se você sofre dessa condição, confira abaixo como melhorar a circulação das pernas e acabar com esses sintomas. 

Entenda a circulação das pernas

Para entendermos como melhorar a circulação das pernas, vamos falar um pouco sobre o que é a circulação sanguínea e como ela pode ser prejudicada.

O sangue precisa circular por todo o corpo para poder entregar nutrientes e oxigênio para cada célula, órgão e tecido existente. É possível considerar o sangue como um meio de transporte de compostos importantes, que os leva para todo nosso organismo.

Portanto, as condições dos vasos sanguíneos são muito importantes para que o sangue circule com fluidez pelo corpo, sendo esse um ponto fundamental sobre como melhorar a circulação das pernas. Quaisquer lesões ou obstruções podem causar um impacto negativo.

Aí também temos outro componente essencial quando falamos em como melhorar a circulação das pernas: a saúde do nosso coração. Sendo ele o órgão que bombeia o sangue para o corpo, suas condições são muito importantes para que tenhamos uma boa circulação do sangue.

Causas da má circulação das pernas

Para saber como melhorar a circulação nas pernas, é importante entender que os problemas vasculares são sintomas que podem ser encontrados em diferentes patologias e, portanto, compreender aquela que se aplica ao seu caso é muito importante para o tratamento adequado.
Confira as principais causas da má circulação das pernas:

1. Insuficiência cardíaca

O coração é o órgão responsável por bombear o sangue para todo o organismo. Desta forma, quaisquer condições de saúde que contribuam para a piora do funcionamento cardíaco, podem ocasionar problemas de circulação nas pernas.

A insuficiência cardíaca ocorre quando o sangue não possui força suficiente para bombear o sangue para todo o corpo, afetando, especialmente, as extremidades. Por isso, dentre os critérios de como melhorar a circulação das pernas, atentar-se a cuidar da saúde do coração precisa estar na lista!

2. Lesões nos vasos sanguíneos

Além da saúde do coração, ter um olhar atento à saúde dos vasos sanguíneos também faz parte dos cuidados de como melhorar a circulação nas pernas. Existem diversas doenças que podem levar ao comprometimento do endotélio - nome dado à parede dos vasos sanguíneos. São elas: hipertensão arterial, diabetes mellitus, síndrome metabólica e colesterol alto.

Além disso, hábitos de vida não saudáveis, como tabagismo, falta de atividade física, alto consumo de álcool, gordura saturada e refinados, contribuem para provocar lesões nos vasos sanguíneos e, consequentemente, afetam a circulação das pernas.

3. Obstrução dos vasos sanguíneos

Além de lesionar, maus hábitos de vida também podem obstruir os vasos sanguíneos e causar prejuízos à circulação das pernas. É chamada doença arterial periférica, quando há obstrução total ou parcial de um vaso sanguíneo na região das pernas e pés, comprometendo a circulação adequada de sangue na região. Essa obstrução geralmente se dá por uma placa de gordura, chamada aterosclerose periférica.

4. Varizes

Problemas de varizes acometem as veias, que são os vasos sanguíneos que retornam o sangue da periferia do corpo de volta para o coração. Varizes são veias dilatadas e irregulares, que apresentam dificuldade em levar o sangue. Devido à piora da circulação das pernas, as varizes aumentam a chance de desenvolvimento de trombos - que é a formação de um coágulo que pode obstruir os vasos sanguíneos.

Suas causas, além de genéticas e excesso de peso, envolvem hábitos diários, como sedentarismo, uso de vestimentas muito apertadas e má alimentação. As varizes, geralmente, são encontradas nos membros inferiores, sendo seu tratamento um item importantíssimo na lista de como melhorar a circulação das pernas.

Sintomas de problema de circulação nas pernas

Os membros inferiores, pernas e pés, sofrem ainda mais com problemas de circulação, pois, como estão na extremidade do organismo, no local mais longe do coração, onde o sangue demora mais para chegar, costumam ser os primeiros a sofrerem com os sintomas:

  • inchaço;
  • sensação de peso;
  • vestimenta e sapato deixam marcas;
  • formigamento;
  • vermelhidão;
  • dor.

Se você apresenta esses sintomas, confira abaixo o que melhora a circulação das pernas.

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Como melhorar a circulação nas pernas

1. Faça atividade física e alongamento regularmente

Se você está procurando incluir na sua rotina uma forma de como ativar a circulação das pernas, aposte na atividade física! Além de auxiliar na melhora do fluxo sanguíneo, a atividade física contribui para reduzir o excesso de peso, que tende a piorar o quadro de má circulação.

Procure um profissional de educação física ou fisioterapeuta para focar em exercícios para melhorar a circulação das pernas!

2. Alimenta-se de forma saudável

A alimentação saudável contribui para a melhora da saúde dos vasos sanguíneos, pois, além de levar nutrientes à eles, auxilia a combater os radicais livres que podem degradar o endotélio. Ademais, a alimentação saudável é essencial no controle de peso e de doenças que podem levar à problemas de circulação, como diabetes mellitus e hipertensão.

3. Use meia compressora

O uso de meia compressiva pode ser muito interessante para melhorar a circulação das pernas, especialmente nos casos de varizes, pois ela auxilia a impulsionar o sangue das pernas de volta para o coração, além de reduzir a retenção hídrica.

4. Evite vestimentas e calçados apertados

Calças, shorts, meias e sapatos muito apertados podem prejudicar a circulação sanguínea nas pernas e pés. Evite esse tipo de vestimenta, invista em peças de roupa e sapatos mais soltos e confortáveis, que permitam melhor circulação sanguínea.

5. Trate a patologia por trás

A melhor forma de como melhorar a circulação das pernas, é tratando sua causa principal. Conforme descrito, a má circulação sanguínea é consequência de alguma patologia, como hipertensão, insuficiência cardíaca, aterosclerose, entre outras. Portanto, identificar e tratar a causa da má circulação das pernas é a forma mais eficaz de melhorar o quadro.

6. Invista no Magnésio

Aliar a suplementação de magnésio ao tratamento é uma ótima forma de melhorar a circulação das pernas. De acordo com um estudo realizado em 2018, a baixa ingestão de Magnésio na dieta está associada a problemas vasculares, como a pressão alta. Esse mesmo estudo traz que a suplementação de Magnésio auxiliou no controle da hipertensão, uma das principais causas da má circulação das pernas.

O consumo de Magnésio também está ligado à preservação dos vasos sanguíneos, cuja saúde está diretamente relacionada a problemas de circulação das pernas. Segundo um estudo, o magnésio atua na melhora do endotélio, do tônus vascular e da vasodilatação, auxiliando no fluxo sanguíneo periférico e contribuindo para evitar problemas de circulação nas pernas. 

Quando procurar ajuda médica?

Se você apresentar inchaço, dor e formigamento nas pernas, de forma crônica e apresentando piora, procure um médico imediatamente. O médico que cuida da circulação das pernas é o angiologista, ele poderá diagnosticar a causa e te dizer como melhorar a circulação das pernas.

Existem várias formas de como melhorar a circulação das pernas, procure incluí-las no seu dia a dia para eliminar esse desconforto.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Texto revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

 

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