Carregando...

O que fazer em caso de fraqueza nas pernas

A fraqueza nas pernas pode estar ligada a causas comuns, como exercícios físicos intensos ou falta de alongamento. Por outro lado, essa fraqueza também pode estar ligada a questões mais graves, como doenças neurodegenerativas e musculares. Como um aviso sutil do corpo, a fraqueza nas pernas nos lembra da importância de ouvir os sinais que nossos músculos transmitem. Portanto, é importante entender melhor o que pode estar por trás desse sintoma.

Fraqueza nas pernas: o que pode ser?

A fraqueza nas pernas surge como uma resposta neuromuscular à alguma anormalidade - desde um período de maior exigência da musculatura das pernas, até um processo de dano articular ou cartilaginoso. Veja quais são as possíveis causas para esse sintoma a seguir.

10 possíveis causas de fraqueza nas pernas

Quer entender qual doença causa fraqueza nas pernas ou mesmo outros fatores que causam esse desconforto? Confira a lista a seguir:

1. Dor muscular

A causa mais frequente de fraqueza nas pernas ocorre após um período de maior exigência da musculatura, o qual também pode levar à dores e, dependendo do nível de intensidade, à cãibra muscular. A fraqueza nas pernas em decorrência de dor muscular geralmente acontece logo após a atividade ou leva até 3 dias para aparecer. Está associada ao aumento de carga / intensidade em um exercício físico ou retorno à rotina de atividade física após um período de inatividade.

2. Hérnia de disco

Comprometimento do disco da coluna, que pressiona a medula espinhal e seus nervos próximos, causando, além de fraqueza nas pernas e coluna, dor, dormência e formigamento. Pode acontecer em decorrência de lesões, alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento ou doenças degenerativas.

3. Sarcopenia

Trata-se da perda da massa muscular, geralmente relacionada ao processo natural de envelhecimento. A sarcopenia acomete o conteúdo e funcionalidade dos músculos, gerando fraqueza nas pernas em idosos, principalmente.

4. Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Condição em que os vasos que levam o sangue até o cérebro sofrem um bloqueio, causando um derrame cerebral que acomete o organismo - além da fraqueza nas pernas, outros sintomas desse evento são: confusão mental, dores intensas na cabeça, dificuldade de fala e locomoção, além da paralisia de um lado do rosto.

5. Doença de Parkinson

Trata-se de distúrbio neurodegenerativo sistêmico, que leva ao enfraquecimento da musculatura, causando fraqueza nas pernas, tremor, movimentos lentos, desequilíbrio e dificuldade de fazer movimentos precisos.

6. Esclerose Múltipla (EM)

Uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. Essa condição gera comprometimento na comunicação do cérebro com o resto do corpo, causando danos como dores, tremores, fraquezas nas pernas e membros superiores, cansaço, entre outros.

7. Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Doença neurodegenerativa que afeta as células do sistema nervoso causando fraqueza nas pernas, dificuldade de movimentar-se, engolir, falar, manter o corpo ereto.

8. Neuropatia Periférica

Condição que envolve uma falha no envio das informações que saem do cérebro para o resto do corpo, gerando fraqueza muscular nas pernas e também fraqueza no corpo, além de dores, insensibilidade ao toque e alterações na pressão arterial. A neuropatia periférica pode ter como base outra doença, como Diabetes Mellitus e Hipotireoidismo.

9. Miastenia Grave

Essa doença neuromuscular autoimune também repercute na falha da comunicação do sistema nervoso central com o sistema nervoso periférico, causando não apenas fraqueza nas pernas, mas no corpo inteiro.

10. Compressão do nervo

Causada por uma lesão, infecção ou um tumor local, a compressão de um nervo pode acometer a região da coluna, quadril, glúteo e pernas, levando a dores, enfraquecimento e formigamento.

Aproveite e veja também

Dicas e tratamentos para fraqueza muscular nas pernas

O tratamento para a fraqueza nas pernas dependerá da sua causa raíz. Para dor e fadiga muscular devido a excesso de uso, a tendência é a fraqueza nas pernas passar naturalmente com tempo e repouso. Também é possível realizar compressa de água quente ou gelada, além de massagem local.

Para a fraqueza nas pernas decorrente de lesões mais graves, a fisioterapia é um ótimo recurso. A fisioterapia também pode ser complemento para tratar causas mais graves de fraqueza nas pernas, como as doenças neurodegenerativas e acometimentos musculares citados anteriormente.

É possível ainda utilizar recursos terapêuticos complementares para tratar a fraqueza nas pernas, como é o caso da suplementação de creatina. De acordo com um estudo *,  a cretina auxilia na manutenção da massa muscular e, consequentemente, na preservação da força do músculo em pessoas saudáveis e portadores de distrofias musculares. Embora a creatina possa ser útil para melhorar a força muscular, seu papel específico na fraqueza das pernas pode variar de acordo com a situação individual.

Quando devo procurar um médico

Em caso de fraqueza nas pernas sem causa aparente, associada a outros sintomas como dor, tontura, formigamento, dificuldade de caminhar, falar e se movimentar, procure imediatamente o pronto atendimento mais próximo. Se a fraqueza nas pernas persistir, procure um médico especialista para investigar a causa e orientar o tratamento com uso de remédio para fraqueza nas pernas e outros recursos terapêuticos.

Como mencionado, a fraqueza muscular nas pernas pode ser causada por uma variedade de fatores, desde lesões e condições médicas até o envelhecimento natural. É essencial procurar um profissional de saúde para identificar a causa subjacente e obter um diagnóstico preciso. Com uma abordagem abrangente e a devida orientação médica, é possível superar a fraqueza nas pernas e recuperar a força, a estabilidade e a mobilidade necessárias para desfrutar de uma vida plena e ativa.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.