Atualizado em 30 de Abril de 2025

Criado por Rafaela Fürst Galvão - Nutricionista

Carregando...

10 Frutas que ajudam a emagrecer e como consumir

frutas que ajudam a emagrecer

Existem algumas frutas que ajudam a emagrecer e podem ser facilmente incluídas no dia a dia, como morango, maçã, melão e kiwi.

Essas frutas possuem uma ótima composição nutricional, pois são baixas em calorias e ricas em fibras, contribuindo para aumentar a saciedade, além de fornecerem um grande aporte de nutrientes e sabor à refeição. 

Conheça algumas das melhores frutas para emagrecer, seus benefícios nutricionais e dicas sobre como consumi-las na dieta de emagrecimento.

10 frutas que ajudam a emagrecer

A seguir, foram selecionadas 10 frutas que ajudam no emagrecimento por serem pobres em calorias e ricas em nutrientes, além de dicas práticas para incluí-las na alimentação.

01. Laranja moro

Composição em 100g: 47 kcal / 11,8g de carboidrato / 2,4g de fibras.

A laranja moro, uma variedade da laranja comum, destaca-se pela presença de antocianinas - que conferem à fruta sua coloração vermelha. Estudos * * apontam seus efeitos na redução do acúmulo de gordura corporal e ação anti-obesidade, devido a compostos como ácidos hidroxicinâmicos e glicosídeos, que contribuem para a modulação do metabolismo e favorecem o processo de emagrecimento. 

Dica de consumo: além do consumo da fruta in natura, seus efeitos geralmente são associados ao suplemento da laranja moro, também conhecido como morosil.

02. Morangos

Composição em 100g: 30 kcal / 6g de carboidrato / 2g de fibras.

O morango é uma das melhores frutas para emagrecimento, pois é baixíssimo em calorias e rico em antioxidantes. Essa fruta consegue trazer volume para a refeição, sem acrescentar muitas calorias, auxiliando na saciedade e na composição do prato. 

Dica de consumo: morangos são excelentes para consumir com oleaginosas, como castanhas e nozes, em um lanche ou para adicionar na ceia, após o jantar.

03. Melão

Composição em 100g: 30 kcal / 7,5g de carboidrato / 1g de fibras.

Muitos não sabem, mas o melão é uma fruta excelente para dietas de emagrecimento. Assim como o morango, ela é baixa em calorias e rica em água, por isso, é possível consumir um bom volume de melão na dieta por uma quantidade pequena de calorias. 

Dica de consumo: acrescentar o melão no lanche da tarde ou no café da manhã auxilia na saciedade da refeição, além de contribuir para a hidratação devido ao seu alto teor de água.

04. Melancia

Composição em 100g: 30 kcal / 7,5g de carboidrato / 0,3g de fibras.

A melancia é uma fruta riquíssima em água, portanto, um grande volume de melancia contém pouquíssimas calorias. Por esse motivo, a melancia é considerada uma das melhores frutas que ajudam a emagrecer.

Dica de consumo: por ser uma fruta bem docinha, é uma excelente opção de sobremesa para aqueles que querem um docinho após o almoço, mas sem muitas calorias.  

05. Acerola

Composição em 100g: 33 kcal / 7,7g de carboidrato / 1,5g de fibras.

A acerola, além de ser uma excelente fonte de vitamina C, é ótima para o emagrecimento devido seu baixo conteúdo calórico. Além disso, é uma fruta rica em antioxidantes e fibras que contribuem para a saciedade.

Dica de consumo: uma ótima maneira de consumir a acerola é por meio do suco, que vai muito bem após o almoço, pois além de contribuir para a ingestão de vitamina C, também auxilia na absorção do ferro.

06. Amora

Composição em 100g: 43 kcal / 9,6g de carboidrato / 5,3g de fibras.

A amora é uma fruta vermelha de baixo teor calórico e rico valor nutricional. Cerca de 100 gramas de amora equivalem a 25 unidades da fruta, ou seja, é possível consumir bastante amora com poucas calorias, um ponto bastante positivo para o emagrecimento.

Dica de consumo: uma ótima opção para consumir a amora é na forma de geleia, que pode ser adicionada em panquecas e iogurte ou até mesmo no pão. Basta aquecer as amoras em uma frigideira, com um pouco de água e suco de ½ limão para auxiliar a realçar o sabor. Caso haja necessidade de adoçar, é possível usar um adoçante natural, como xilitol ou stévia, assim como um fio de mel ou melado. 

07. Ameixa

Composição em 100g: 46 kcal / 11,4g de carboidrato / 2g de fibras.

Rica em fibras, a ameixa contribui para a saciedade e o bom funcionamento intestinal, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia. Além disso, por ter poucas calorias e um sabor naturalmente adocicado, é uma excelente opção para quem busca perder peso sem abrir mão do sabor.

Dica de consumo: uma ótima ideia é acrescentar a ameixa em saladas, ela pode auxiliar muito quem quer aumentar o consumo de folhas, mas não é muito fã do sabor, pois ela traz um contraste doce e suculento para a preparação, sem exceder as calorias como fazem os molhos industrializados.

08. Abacaxi

Composição em 100g: 48 kcal / 12,3g de carboidrato / 1g de fibras.

Dentre as frutas que emagrecem, o abacaxi é uma excelente opção! Pouco calórico e extremamente doce, seu consumo pode auxiliar pessoas que buscam a perda de peso, porém não querem abrir mão de consumir algo doce no dia a dia.

Além disso, o abacaxi possui uma enzima digestiva chamada bromelina, que contribui para a digestão e para o bom funcionamento intestinal.

Dica de consumo: colocar o abacaxi por 30 segundos no microondas ou forno pré-aquecido, acrescentar canela ou raspas de limão por cima, resulta em uma sobremesa divina e baixa em calorias!

09. Kiwi

Composição em 100g: 51 kcal / 11,3g de carboidrato / 3g de fibras.

Assim como o abacaxi, o kiwi também contribui para o emagrecimento e auxilia no funcionamento intestinal, por isso, ele pode ser uma boa opção para aqueles que sofrem com constipação e sentem que isso prejudica no emagrecimento.

Dica de consumo: o kiwi funciona muito bem em saladas, para dar um toque de frescor e doçura, mas também entra perfeitamente como cobertura de panqueca, para trazer refrescância e uma pitada agridoce à refeição.

10. Maçã

Composição em 100g: 55 kcal / 14g de carboidrato / 1,5g de fibras.

Benefícios no emagrecimento: rica em fibras, baixa em calorias e com alto teor de água, a maçã é considerada uma fruta que ajuda a emagrecer devido a presença de uma fibra chamada pectina, que auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Dica de consumo: a maçã pode entrar muito bem em um lanche com proteínas, como iogurte e whey protein, assim como uma sobremesa após almoço ou uma ceia no final do dia. 

Como consumir frutas mais calóricas no processo de emagrecimento?

Frutas mais calóricas, como banana e abacate, também podem fazer parte da alimentação durante o emagrecimento, desde que consumidas em porções controladas para evitar o excesso de calorias. 

Frutas ricas em carboidratos, como banana e uva, podem ser combinadas com fontes de proteína (ex: iogurte) e gorduras boas (ex: castanhas) para aumentar a saciedade e os níveis de açúcar no sangue. Já as frutas como abacate e coco, ricas em gorduras naturais, são excelentes para momentos em que se busca prolongar a saciedade.

 

A inclusão de frutas que ajudam a emagrecer é uma ótima estratégia para trazer mais saciedade, nutrientes e sabor em uma dieta de perda de peso! Para saber exatamente quanto comer e em quais momentos incluir essas frutas na rotina, é recomendado procurar um nutricionista para uma orientação individualizada.

Aproveite e veja também

Conteúdo escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na College of The Redwoods. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.