Dor no corpo todo: saiba as causas e como aliviar
As dores musculares no corpo todo podem aparecer em diversos momentos ao longo da vida, variando em intensidade e duração, desde episódios agudos até condições crônicas. Além de causar desconforto significativo, dores no corpo podem impactar negativamente a qualidade de vida.
Vários fatores podem desencadear dor no corpo todo, incluindo tensão resultante do estresse diário, esforço durante exercícios físicos, postura inadequada ao longo do dia e lesões específicas, até gripes e resfriados.
Compreender o mecanismo por trás da dor no corpo todo, bem como adotar técnicas de prevenção e tratamento, é fundamental para promover o bem-estar e manter uma vida ativa e saudável.
Saiba mais sobre
CÚRCUMA
A cúrcuma é uma raiz conhecida milenarmente, sendo hoje uma das plantas mais pesquisadas da história, com mais de 13 mil estudos científicos associados aos seus benefícios. A cúrcuma da Ocean Drop vem em cápsulas e possui formulação com extrato padronizado em 95% de curcuminoides. Ainda conta com Óleo de Linhaça para uma melhor absorção dos compostos bioativos, incluindo a curcumina.
Causas de dor no corpo todo
Dor no corpo todo pode estar associada a diferentes fatores desencadeantes. Confira quais são as principais causas:
1. Gripes e resfriados
Problemas de saúde, como gripes e resfriados, podem desencadear dor generalizada no corpo devido à sua associação com infecções virais. Essa dor está relacionada à ativação do sistema imunológico e ao processo inflamatório enquanto o corpo combate os agentes patogênicos.
Quando gripes e resfriados estão por trás da dor no corpo todo, é comum que eles se apresentem acompanhados de outros sintomas característicos.
Isso inclui calafrios, sensação de calor intenso, tremedeira e sudorese excessiva. Além disso, a pessoa pode sentir fraqueza, irritabilidade, apatia, perda de apetite, indisposição, desidratação e boca seca como parte do quadro clínico associado à condição.
2. Problemas posturais
A má postura durante o dia também pode ocasionar dores locais ou dor no corpo todo. Atualmente, a maior parcela da população passa grande parte do tempo sentada - trabalhando no computador, dirigindo, no sofá em frente às telas - hábitos que podem ocasionar problemas musculares e articulares.
Portanto, dores no corpo e nas juntas podem ser causadas pela má postura no dia a dia, que inicia em um ponto gatilho, mas pode desencadear outros pontos de dor no corpo todo.
3. Exercício físico
Dores no corpo todo podem surgir durante ou após a prática de exercícios intensos ou ao levantar cargas superiores às usualmente suportadas pelo corpo.
Quando os músculos são submetidos a esforços além de sua capacidade habitual, ocorrem microlesões nas fibras musculares. Isso pode resultar na liberação de substâncias químicas no local da lesão, desencadeando uma resposta de dor muscular.
Um exemplo comum é a sensação no dia seguinte a um treino novo ou com carga maior do que o habitual. A dor geralmente é sentida nas áreas musculares solicitadas durante o exercício, como pernas, glúteos, peito ou braços, mas também pode afetar o corpo todo, especialmente em atividades que recrutam músculos diversos, como treinos funcionais e crossfit.
Além dos exercícios, a dor muscular no corpo todo, ocasionada devido ao esforço físico, também pode ocorrer após outras atividades, como períodos prolongados dirigindo, trilhas ou longas caminhadas, tarefas domésticas intensas ou ao levantar objetos pesados.
4. Fibromialgia
A fibromialgia é uma condição que afeta ossos, articulações, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos, resultando em limitação e dor no corpo todo, muitas vezes de forma difusa e generalizada.
Um dos grandes desafios relacionados à fibromialgia, tanto em seu diagnóstico quanto em seu tratamento, é a falta de clareza quanto à sua causa. Diversas teorias e estudos têm sido propostos para compreender melhor essa condição, incluindo aspectos emocionais, estresse oxidativo, disfunção mitocondrial, fatores genéticos, hormonais e estruturais.
Os sintomas associados à fibromialgia são variados, abrangendo desde distúrbios do sono e comprometimento cognitivo até alterações de humor. No entanto, a sensibilidade exacerbada do sistema nervoso central à dor é considerada o principal mecanismo presente nessa condição.
5. Artrite e Artrose
Enquanto a artrite se caracteriza por um processo inflamatório crônico nas articulações (os pontos de encontro entre os ossos, como joelhos e dedos), a artrose é uma condição em que ocorre a degeneração das cartilagens, os tecidos que revestem as articulações para protegê-las e impedir o atrito entre os ossos. Em ambos os casos, pode haver um desgaste nos ossos.
O desgaste físico destas condições, resulta em um processo inflamatório crônico na região, que desencadeia os sintomas típicos da doença, como rigidez nos movimentos, dores no corpo todo, e dores nos ossos e articulações.
Dado o caráter degenerativo e progressivo, sem possibilidade de reversão, os tratamentos disponíveis têm como objetivo principalmente reduzir a inflamação e, consequentemente, aliviar os sintomas associados, visando melhorar a qualidade de vida do paciente.
Como aliviar a dor no corpo?
O primeiro passo é identificar a causa da dor generalizada e atuar nela, pois cada fator desencadeador possui um tratamento específico. Aqui estão algumas dicas do que é bom para dor no corpo:
- uso de remédio para dor no corpo, como analgésicos e antiinflamatórios, que devem ser consumidos mediante a prescrição médica e com cautela;
- massagem e fisioterapia são ótimas alternativas para dores musculares no corpo todo, causadas por estresse, má postura, excesso de atividade física ou, ainda, problemas articulares;
- banho quente ou bolsa de água quente, igualmente eficazes para aliviar a dor no corpo todo quando a causa é muscular ou articular;
- tratamento para gripes e resfriados;
Aproveite e veja também
Prevenção
A melhor maneira de evitar dor no corpo todo, é através da prevenção por meio de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e tratamentos adequados para condições médicas como artrite e fibromialgia, que podem causar esse sintoma.
O acompanhamento de um profissional educador físico na incorporação de atividades físicas na rotina é fundamental para prevenir casos de dores generalizadas.
Esse profissional irá orientar o aluno durante a prática, garantindo que ele evite lesões e estimulando a realização de exercícios de forma adequada. Além disso, o fortalecimento muscular resultante da atividade física pode tornar o organismo mais resistente e funcional, prevenindo dores futuras, má postura e enfraquecimento ósseo.
Incorporar uma rotina de alongamentos diários, especialmente para aqueles que passam muito tempo sentados, também é importante. Para maximizar os benefícios, a inclusão de sessões de pilates e ioga pode ser útil. A fisioterapia também pode ser benéfica em casos onde há problemas estruturais prévios que causam ou podem causar dor no corpo todo.
Por fim, a alimentação desempenha um papel importante na prevenção de dores, através do consumo de alimentos e suplementos anti-inflamatórios. Um exemplo é a cúrcuma, encontrada em forma de especiaria culinária ou de suplemento, há muitos benefícios da cúrcuma, pois ela possui importantes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que atuam na prevenção e no combate aos sintomas de dor no corpo todo.
Essas propriedades foram observadas em estudos * * que mostram a capacidade da curcuma em inibir os radicais livres, que causam danos celulares e aumentam o risco de complicações como artrite, artrose e doenças neurodegenerativas, além da sua capacidade em modular o sistema imunológico e a liberação de mediadores inflamatórios, ajudando a evitar o aparecimento de dor generalizada.
Quando procurar um médico?
Quando a dor no corpo todo não melhorar diante ao correto tratamento ou até progredir com o passar dos dias, podendo estar associada a outros sintomas, é importante procurar um médico para ter um diagnóstico apropriado.
Referências
- Menon VP, Sudheer AR. Antioxidant and anti-inflammatory properties of curcumin. Adv Exp Med Biol. 2007;595:105-25. doi: 10.1007/978-0-387-46401-5_3. PMID: 17569207.
- Cai Y, Huang C, Zhou M, Xu S, Xie Y, Gao S, Yang Y, Deng Z, Zhang L, Shu J, Yan T, Wan CC. Role of curcumin in the treatment of acute kidney injury: research challenges and opportunities. Phytomedicine. 2022 Sep;104:154306.
- Daily JW, Yang M, Park S. Efficacy of Turmeric Extracts and Curcumin for Alleviating the Symptoms of Joint Arthritis: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Clinical Trials. J Med Food. 2016 Aug;19(8):717-29.
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.
Artigo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.