Carregando...

Dores nos ossos e articulações: causas e o que fazer

Sentir dores nos ossos e articulações pode ser bastante comum, afinal, o corpo inteiro é sustentado pelo sistema musculoesquelético. Por isso, ossos, músculos e articulações merecem cuidados específicos em todas as idades! Sentir dor óssea ou articular é sinal de que algo não vai bem e precisa de atenção.

Conhecer essas dores é muito importante e necessário para identificar possíveis problemas ósseos ou articulares o mais cedo possível. Descubra isso a seguir!

Principais causas de dores nos ossos e articulações

Basicamente, qualquer lesão nos ossos pode desencadear dor em intensidades diferentes. Os ossos são partes sólidas, portanto podem ser quebrados, trincados, sofrer com o desgaste, entre outras coisas.

Há problemas clássicos que podem acometer os ossos e articulações, como:

Fraturas

Quando o osso se parte ou quebra temos uma fratura. Apesar do osso ser uma estrutura firme e dura, há um limite para a sua resistência, por isso a intensidade do trauma é decisiva para que haja fratura. Pessoas com ossos fragilizados, como na osteoporose, estão mais propensas a sofrerem fraturas por quedas comuns e por isso devem ter cuidado em dobro!  

Muitas pessoas não reconhecem a fratura de imediato, por isso é necessário estar atento a sintomas como:

  • dor intensa;
  • inchaço;
  • estalos;
  • incapacidade de mover a área afetada.

Esses são sintomas clássicos de traumas que causaram fraturas e que precisam imediatamente de assistência médica.

Artrite e artrose

Artrite e artrose são doenças que atingem as articulações, uma parte do corpo que tem relação direta com os ossos. As articulações são definidas como o local onde dois ou mais ossos se encontram e formam uma conexão.

Por utilizar um sistema biologicamente complexo, as articulações estão sujeitas a inflamações que podem atingir diversos componentes articulares. A membrana sinovial, por exemplo, quando inflamada, pode evoluir para artrite, caso não seja tratada.

Os tipos de artrite mais comuns são:

  • artrite reumatoide;
  • gota;
  • artrite psoriática.

Cada tipo de artrite tem suas particularidades. A gota, por exemplo, é caracterizada pelo excesso de ácido úrico no sangue e a artrite reumatóide é uma condição autoimune. Os principais sintomas da artrite são:

  • dor nas articulações;
  • rigidez nas articulações;
  • deformidade nos ossos.

A artrite e a artrose são doenças muito sérias, e devem ser tratadas com bastante empenho para evitar lesões mais graves.

Tumor ósseo

Essa condição é uma das mais graves e, mesmo que o risco seja baixo, pode levar a óbito. Os sintomas mais comuns da condição são:

  • dor nos ossos e articulações;
  • inchaço no local de dor;
  • fraturas atípicas por conta do turmor.

Osteoporose

A osteoporose é o problema ósseo mais prevalente entre a população. Segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença, o que explica sua “popularidade”.

O que caracteriza a osteoporose é a perda de massa óssea, ou seja, os ossos ficam mais finos e porosos. Isso facilita fraturas e compromete a mobilidade de quem sofre com a condição. Apesar de ser associada às pessoas idosas, a perda de massa óssea pode começar bem mais cedo, ainda na fase adulta.

Como identificar a dor nos ossos e nas articulações

Há uma variedade de causas que podem ter como sintoma as dores nos ossos e articulações. Nesse contexto, a dor pode indicar uma ou mais enfermidades e, por isso, o ideal é procurar ajuda médica especializada.

O que fazer em caso de dores nos ossos e articulações

Mas, afinal, como acabar com a dor nos ossos e articulações? Existem diversos tipos de recursos para prevenir, tratar e amenizar dores ósseas ou articulares.

A artrite e a artrose são comumente tratadas com recursos anti-inflamatórios, uma vez que essas doenças se caracterizam pela inflamação. Dito isso, há alguns alimentos importantes para a saúde dos ossos que podem ajudar na prevenção:

  • cereais integrais;
  • leites e lacticínios;
  • sardinha;
  • castanhas;
  • linhaça.

Uma alimentação rica em bons nutrientes tem muito a agregar na saúde dos ossos e, assim, evitar eventuais dores. Além dos alimentos, existem suplementos alimentares que também podem ajudar a fortalecer o sistema musculoesquelético, como o Artimax, por exemplo. Esse suplemento possui uma combinação de nutrientes bastante eficiente:

A cúrcuma presente no Artimax, conhecida também no Brasil como açafrão-da-terra, proporciona diversos benefícios para as articulações. Estudos apontam que a raiz pode auxiliar em quadros de artrite em função das suas potentes propriedades antiinflamatórias. 

O magnésio também é um nutriente importante para a saúde dos ossos. Um estudo revelou que uma dieta deficiente em magnésio é fator de risco para pessoas que sofrem com osteoporose. A vitamina D3 também auxilia na saúde óssea pelo seu papel na formação dos ossos.

Em outras palavras, o Artimax pode ajudar a proteger a saúde dos ossos e articulações evitando possíveis desgastes e dor.

Aproveite e veja também

Quando procurar ajuda médica

Quando as dores nos ossos e articulações se tornarem intensas ou frequentes, é necessário procurar um médico para realizar os exames necessários. O profissional especialista em ossos, geralmente ortopedista, saberá orientar o tratamento de forma mais adequada.

As dores nos ossos e articulações são alarmes biológicos para dizer que há algo errado com o corpo. Portanto, esses avisos não devem ser ignorados, mas observados e tratados com seriedade e responsabilidade.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.