Carregando...

Cúrcuma antiinflamatório: o combate natural a inflamação

O processo inflamatório é uma resposta bastante complexa do organismo a lesões, infecções ou irritações, o qual recruta diversos agentes do sistema imunológico, que atuam em forma de cascata até eliminar o agente agressor.

A inflamação é percebida através de 5 sinais: vermelhidão, dor, inchaço, calor e limitação funcional. Dependendo do tipo ou fase do processo inflamatório, podem estar presentes todos ou apenas alguns.

Apesar de desempenhar um papel fundamental na manutenção da vida e na defesa contra agentes prejudiciais, a inflamação, quando crônica, representa um importante risco ao desenvolvimento de doenças.

Neste cenário, o consumo de alimentos com propriedades anti inflamatórias, como por exemplo a cúrcuma, pode ajudar! Veja o que a ciência já descobriu sobre o efeito antiinflamatório da cúrcuma.

Principal ativo da cúrcuma

Os benefícios associados à cúrcuma são, de fato, atribuídos ao seu principal componente, denominado curcumina. A curcumina é um composto polifenólico presente na cúrcuma, reconhecida por conferir a coloração alaranjada característica e por suas propriedades benéficas à saúde - as quais continuam sendo amplamente estudadas por diversos pesquisadores.

Cúrcuma e suas propriedades antiinflamatórias

A curcumina atua contra os prejuízos causados pelos agentes inflamatórios presentes no organismo, como os chamados radicais livres. Os radicais livres têm o potencial de causar danos à membrana celular e ao DNA contido no seu interior, aumentando assim a probabilidade do desenvolvimento de complicações patológicas crônicas, como câncer, aterosclerose e doenças neurodegenerativas.

Dessa forma, o papel da curcuma antiinflamatória é proteger a membrana das células e, consequentemente, o DNA que fica no interior do núcleo celular, do ataque destes radicais livres, assim como apontam estudos

Segundo um estudo recente, que avaliou o potencial anti obesogênico da curcuma, os autores afirmam que a curcumina apresenta efeito protetor celular, auxiliando a manter a integridade da membrana celular e do DNA e, dessa forma, sendo um potencial agente anticancerígeno, antiviral, que auxilia no controle glicêmico e até no equilíbrio da microbiota intestinal. 

Outro importante papel atribuído à curcuma é sua contribuição ao sistema imune. Um artigo de revisão demonstrou resultados positivos na atuação da curcumina na modulação do sistema imunológico e a libertação de mediadores inflamatórios, eliminando os radicais livres de oxigênio e auxiliando no fortalecimento da imunidade.

Cúrcuma no tratamento de doenças crônicas

Devido às suas propriedades antiinflamatória e antioxidante, além de atuar na prevenção, o papel da cúrcuma vem sendo explorado no tratamento de diversas doenças crônicas.

Em uma revisão sistemática, as diversas propriedades fisiológicas e farmacológicas da curcumina, como atividades antioxidante, anti inflamatória, anticancerígena, neuroprotetora e antidiabética, foram testadas no tratamento da Diabetes Mellitus. 

Os resultados do estudo mostraram que a atividade antidiabética da curcumina pode ser devida à sua capacidade de suprimir o estresse oxidativo e o processo inflamatório, além de reduzir significativamente a glicemia em jejum, a hemoglobina glicada, o índice de massa corporal, triglicerídeos, colesterol total, LDL-c, e proteína C reativa. Portanto, pode ser considerada na abordagem terapêutica de pacientes com DM.

Outro artigo revisou a crescente quantidade de evidências que apontam a curcumina como um agente eficaz no tratamento de diversas doenças da pele, como doenças cutâneas inflamatórias, neoplásicas e infecciosas. Os autores sugerem que o uso da curcumina em combinação com medicamentos tradicionais, pode representar um agente eficaz, de baixo custo e bem tolerado no tratamento de doenças de pele. 

Um amplo estudo analisou diversas pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos sobre a eficácia e segurança do uso da cúrcuma como antiinflamatória e encontrou efeitos promissores em pacientes com várias doenças pró-inflamatórias, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, artrite, doenças gastrointestinais, psoríase, diabetes, problemas renais, doenças hepáticas, entre outras.

  • antocianinas (cianidina-3-O-β-glucosídeo);
  • compostos fenólicos (naringenina e hesperetina;
  • alcaloides (sinefrina); 
  • ácido ascórbico (vitamina C);
  • ácidos hidroxicinâmicos (ácido ferúlico).

Aproveite e veja também

Cuidados ao consumir cúrcuma como antiinflamatório

O consumo da cúrcuma pode ser realizado de algumas formas: é possível incorporar a especiaria no alimento, como um tempero, preparar um shot anti inflamatório ou até chá de cúrcuma antiinflamatório, ou consumi-la através de suplemento alimentar de Cúrcuma.

O uso de curcuma não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças, assim como pessoas que possuem sensibilidade ou alergia à curcumina. Ainda, pessoas que usam medicamentos que atuam na coagulação sanguínea devem consultar um profissional da saúde antes de consumirem a cúrcuma.
Estudos de aumento de dose indicam a segurança da curcumina em doses de até 10 gramas por dia. Porém, não é necessário o consumo tão alto, de acordo com a Anvisa, até 1g do extrato concentrado é o suficiente para trazer benefícios da cúrcuma.

O uso da curcuma como antiinflamatório pode auxiliar a saúde de diversas maneiras. Devido às suas propriedades, a curcuma contempla duas funções particularmente incríveis: faz bem para a saúde, enquanto torna as refeições mais saborosas. 

Melhora da microbiota intestinal

Referências

Conteúdo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Conteúdo revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

 

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.