Carregando...

O que é dor muscular? Causas, tratamento e como aliviar

Dores musculares são muito comuns de serem experienciadas ao longo da vida, manifestando-se em diversas intensidades de forma aguda ou crônica. Essas sensações podem não apenas causar desconforto significativo, mas também gerar um importante impacto na qualidade de vida.

A dor muscular pode ser desencadeada por diferentes fatores. Tensão resultante do estresse cotidiano, dor muscular pós treino, má postura ao longo do dia e lesões específicas, como bruxismo e hiperlordose, podem contribuir para essa condição.

Entender o mecanismo por trás da dor muscular, assim como técnicas de prevenção e como aliviar a dor muscular, são aspectos cruciais para o bem-estar e manutenção de uma vida ativa e saudável.

Confira abaixo as possíveis causas, tratamentos e o que é bom para dor muscular.

O que é dor muscular?

A dor muscular vem de uma sensação de desconforto na musculatura do corpo. Ela pode ser local, como dor muscular no pescoço, dor muscular no braço ou em outras regiões, mas pode surgir de forma generalizada, como uma dor muscular no corpo todo.

A dor muscular ainda pode variar em intensidade e duração, e pode se manifestar de maneira aguda ou crônica. Por fim, a dor muscular pode vir associada a outros sintomas, como fraqueza, tremor, rubor, inchaço e aumento da temperatura na região. Nesses casos, é correto afirmar que a dor evoluiu para um processo inflamatório e requer uma atenção ainda mais especial. 

Também é importante observar que nem toda a dor sentida no corpo é, necessariamente, dor muscular. Problemas articulares, de nervos, viscerais ou outras condições médicas podem apresentar sintomas semelhantes. Se houver dúvidas sobre a origem da dor, é aconselhável procurar a opinião médica para uma avaliação mais precisa e para entender como saber se é dor muscular.

Causas da dor muscular

Confira abaixo as causas típicas da dor muscular:

1. Esforço físico

A principal queixa de dor muscular é durante ou após a realização de exercícios intensos ou com cargas maiores do que aquelas que o corpo está acostumado a suportar.

Quando os músculos são submetidos a uma atividade que vai além da sua capacidade usual, podem ocorrer microlesões nas fibras musculares. Isso pode levar à liberação de substâncias químicas no local da lesão, desencadeando a resposta de dor muscular no sistema nervoso.

Um exemplo comum é o dia seguinte após um treino novo ou com mais carga que de costume. A dor muscular é sentida na musculatura requisitada durante o exercício, como perna, glúteo, peito ou braço

Essas dores também podem ser sentidas em exercícios cardiorespiratórios de maior duração e intensidade, como bicicleta, corrida e remo.

Não apenas após exercícios, a dor muscular causada pelo esforço físico também pode aparecer em decorrência de outras atividades, como dirigir por horas, limpar a casa e carregar objetos pesados.

2. Febre

A presença de febre é outra possível origem da dor muscular. Neste caso, a dor não se limita a uma região específica, mas abrange todo o corpo. A dor muscular associada à febre surge devido a uma inflamação generalizada, uma resposta do organismo ao combater agentes patológicos, como infecções virais ou bacterianas.

Quando a febre é responsável pela dor muscular, ela geralmente se manifesta juntamente com outros sintomas característicos, tais como calafrios, sensação de calor intenso, tremedeira e sudorese excessiva. Além disso, a pessoa pode experimentar fraqueza, irritabilidade, apatia, perda de apetite, indisposição, desidratação e boca seca como parte do quadro clínico associado à condição. 

3. Tensão muscular

A tensão da musculatura do corpo também é uma causa comum do desencadeamento da dor muscular. Essa tensão está, geralmente, associada a períodos de estresse, ao frio excessivo - que leva à maior contração muscular involuntária - e à falta de alongamento.

Atualmente, muitas pessoas trabalham sentadas na frente de uma tela, onde passam cerca de 8 horas com poucas pausas para movimentar e alongar o corpo. Associado a esse cenário, o tempo de trânsito e deslocamento está cada vez mais alto, mantendo essas mesmas pessoas, mais uma vez, sentadas por um longo tempo.

O estresse e a ansiedade são fatores psicológicos igualmente presentes na sociedade. Como sintomas dessas condições, a tensão e a dor muscular também são observadas em indivíduos afetados por esses estados emocionais.

4. Condições fisiológicas

A dor muscular também pode se manifestar como sintoma de condições fisiológicas específicas, tais como bruxismo, hiper escoliose e hiperlordose.

O bruxismo é caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes, de forma repetitiva e inconsciente, podendo levar a diversos problemas, como desgaste dos dentes, dores na mandíbula e, por vezes, dores musculares faciais e na região do pescoço. 

Já a hiperlordose e a hiper escoliose são condições relacionadas à postura da coluna vertebral, cada uma caracterizada por alterações específicas na sua curvatura. Ambas podem levar a sérios problemas de locomoção, funcionalidade e fortes dores musculares.

Dor muscular e alimentação

A dor muscular é um dos sintomas provenientes da inflamação. Independente do fator desencadeador, do tempo de duração e da localização desta dor, a inflamação sempre será o ponto de partida que resulta em dor muscular. É por esse motivo que remédio para dor muscular apresenta ação antiinflamatória. Seu papel é combater a inflamação e, consequentemente, amenizar o sintoma de dor muscular. 

Desta forma, possuir uma alimentação rica em compostos com propriedade anti inflamatória (vegetais, verduras, especiarias, frutas, grãos) e pobre em alimentos pró inflamatórios (açúcar, farináceos, gordura saturada) é recomendada para quem sofre com dor muscular crônica.

Ainda é orientado que seja feito um teste de intolerância e alergia alimentar, para que sejam retirados alimentos inflamatórios para indivíduos que apresentam essa condição, como é o caso da lactose, glúten, caseína, ovo, oleaginosas, entre outros.

Diante dessa informação, também surgiram no mercado os suplementos alimentares com propriedades anti inflamatórias para atuar no combate à dor muscular, como é o caso da Cúrcuma.  Há vários benefícios da cúrcuma como, características anti inflamatórias e antioxidantes, que têm levantado uma série de evidências * * * que exploram o potencial da cúrcuma no tratamento de diversas doenças cuja dor muscular é um sintoma presente.

Um recente estudo demonstrou os efeitos antioxidantes e antiinflamatórios da cúrcuma e seu impacto no dano muscular induzido pelo exercício físico. Com base nas evidências encontradas, a pesquisa verificou a eficácia do uso da cúrcuma como coadjuvante/estratégia para prevenção e tratamento de dores musculares causadas por exercícios intensos.

Aproveite e veja também

Formas de tratamento para dor muscular

O tratamento da dor muscular dependerá da sua origem e, geralmente, envolve: 

  • repouso do músculo dolorido; 
  • aplicação de calor ou frio;
  • exercícios de alongamento e massagem;
  • uso de remédio anti inflamatório analgésicos;
  • fisioterapia.

Em situações persistentes ou graves, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde para uma avaliação mais detalhada e um plano de tratamento adequado.

Exercícios para alívio da dor muscular

Existem alguns exercícios e alongamentos específicos utilizados para aliviar a dor muscular, como:

  • alongamento da cervical;
  • alongamento da lombar;
  • alongamento das pernas.

É indicado procurar orientação do educador físico ou fisioterapeuta para saber quais os melhores exercícios para cada caso de dor muscular, além de obter o auxílio desses profissionais para correta execução.

Como prevenir dor muscular

Como diz o ditado popular, a prevenção é o "melhor remédio". Para a dor muscular, não seria diferente.
Alguns hábitos para adotar e prevenir a dor muscular, são:

  • realizar alongamentos diários;
  • evitar ficar muito tempo sentado na mesma posição;
  • fazer pausas para alongar e movimentar o corpo durante o dia;
  • procurar acompanhamento profissional para realizar atividade física;
  • realizar exercícios de fortalecimento muscular.

Seja devido ao exercício intenso, tensão ou outras causas, a dor muscular é muitas vezes um sinal de que nosso corpo está se adaptando e se fortalecendo. Lembre-se, a dor muscular pode ser temporária, mas a saúde e o bem-estar a longo prazo são preciosos.

Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

 

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.