Cúrcuma para dores nas articulações: mitos e verdades
A cúrcuma é bastante conhecida como um ingrediente culinário utilizado na intenção de dar sabor, cor e aroma à comida.
Contudo, à medida que a ciência evolui, estudos vêm mostrando evidências sobre as propriedades da cúrcuma para dores, especialmente aquelas associadas às articulações. Através do seu principal componente ativo, a curcumina, o uso da curcuma para dores nas articulações tem sido divulgado como complementar à terapia tradicional.
O que é cúrcuma?
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é um tempero culinário de coloração alaranjada, originário do sul da Ásia e utilizado em diversas receitas típicas dessa região ao longo de muitos anos. Seu sabor forte e característico, combinado com um aroma marcante e uma coloração vibrante, que pigmenta qualquer preparação, contribui para enriquecer o paladar e a fragrância dos pratos.
Para além de desempenhar um papel na culinária, a cúrcuma é tradicionalmente reconhecida na medicina ayurvédica e na medicina tradicional chinesa devido às suas propriedades medicinais. Por isso, nos últimos anos a ciência tem se debruçado sobre as propriedades benéficas dessa raiz, especialmente sobre o uso da cúrcuma para dores articulares.
Saiba mais sobre
CÚRCUMA
A cúrcuma é uma raiz conhecida milenarmente, sendo hoje uma das plantas mais pesquisadas da história, com mais de 13 mil estudos científicos associados aos seus benefícios. A cúrcuma da Ocean Drop vem em cápsulas e possui formulação com extrato padronizado em 95% de curcuminoides. Ainda conta com Óleo de Linhaça para uma melhor absorção dos compostos bioativos, incluindo a curcumina.
Cúrcuma e suas propriedades anti-inflamatórias
Além de ser uma saborosa especiaria utilizada em muitas preparações, a cúrcuma se tornou muito conhecida nos últimos anos devido às suas propriedades benéficas à saúde. Porém, quem concedeu os benefícios da cúrcuma é, na realidade, o seu principal componente chamado curcumina.
A curcumina é um composto polifenólico presente na cúrcuma, conhecida por proporcionar a coloração alaranjada característica e por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias - as quais têm chamado a atenção da comunidade científica no uso da curcuma para dor.
Em um estudo de revisão, foram identificados um grande número de pesquisas realizadas sobre a curcumina e suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e antifúngicas. Foram encontradas evidências da atividade antiinflamatória da curcumina, exercida através da inibição de uma série de moléculas diferentes que desempenham um papel na inflamação.
Essas propriedades da curcumina para dor, também foram associadas às suas atividades antioxidantes e anti-inflamatórias em outro estudo de revisão. De acordo com seus autores, se acredita que a atuação da curcumina seja através da inibição de compostos chamados radicais livres, os quais causam dano à membrana das células e ao DNA presente no seu interior, o que aumenta a chance do desenvolvimento de complicações patológicas crônicas, como câncer, aterosclerose e doenças neurodegenerativas.
Aproveite e veja também
Como usar a cúrcuma para dores articulares
Suas características anti inflamatórias e antioxidantes, têm despertado o interesse de pesquisadores e levantado uma série de estudos que exploram o potencial da cúrcuma no tratamento de diversas condições, entre elas o uso da curcuma para dores no corpo, especialmente articulares.
A artrite, por exemplo, é uma condição caracterizada pela inflamação das articulações, resultando em dor e desconforto. Pesquisas sugerem que a curcumina pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas associados a essa condição.
Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados foi realizada para avaliar a força de pesquisas que sugerem o uso da cúrcuma para dores articulares e outros sintomas da artrite articular. Em conclusão, os autores afirmam que há estudos suficientes que fornecem informações sobre a utilização da curcumina como adjuvante dietético no tratamento de dores articulares.
Outro estudo demonstrou os efeitos curativos da curcumina nos parâmetros clínicos e inflamatórios da artrite reumatóide e relatou diferentes mecanismos associados à função antiinflamatória da curcuma para articulações. A pesquisa ainda mostrou que a curcumina melhorou significativamente a rigidez matinal, o tempo de caminhada e o inchaço das articulações.
Para obter tais resultados, é possível fazer o uso da cúrcuma de duas formas. A primeira, é através do uso da especiaria na comida ou bebida. Existem diversas receitas culinárias que exploram a utilização da curcuma em preparações salgadas, doces e, até bebidas, como o famoso “golden milk”.
Outra forma ainda mais potente de consumir a Cúrcuma, é através de suplemento para as articulações . Por extrair apenas seu componente que apresenta as propriedades antiinflamatória e antioxidante, a suplementação de curcuma tende a ter maior biodisponibilidade do que o ingrediente adicionado aos preparos.
Melhora da sensibilidade à insulina
Dicas para prevenção de dores articulares
A prevenção de dores articulares engloba uma série de hábitos de vida saudáveis e consistentes. Leia abaixo dicas e orientações que ajudam na prevenção das dores articulares.
- realizar exercícios físicos regularmente;
- alongar-se ao longo do dia;
- manter uma alimentação saudável e rica em compostos antiinflamatórios e antioxidantes;
- evitar o consumo de ultraprocessados;
- manter um peso saudável;
- evitar o tabagismo;
- beber entre 2 a 2,5 litros de água por dia.
A cúrcuma vai além de suas características culinárias e apresenta potenciais benefícios para a saúde, especialmente no alívio de dores articulares. No entanto, é fundamental buscar orientação de um profissional qualificado para garantir um uso seguro e eficaz da curcuma para dores e como associá-la no tratamento recomendado.
Referências
- Cai Y, Huang C, Zhou M, Xu S, Xie Y, Gao S, Yang Y, Deng Z, Zhang L, Shu J, Yan T, Wan CC. Role of curcumin in the treatment of acute kidney injury: research challenges and opportunities. Phytomedicine. 2022 Sep;104:154306. doi: 10.1016/j.phymed.2022.154306. Epub 2022 Jul 3. PMID: 35809376.
- Menon VP, Sudheer AR. Antioxidant and anti-inflammatory properties of curcumin. Adv Exp Med Biol. 2007;595:105-25. doi: 10.1007/978-0-387-46401-5_3. PMID: 17569207.
- Chainani-Wu N. Safety and anti-inflammatory activity of curcumin: a component of tumeric (Curcuma longa). J Altern Complement Med. 2003 Feb;9(1):161-8. doi: 10.1089/107555303321223035. PMID: 12676044.
- Daily JW, Yang M, Park S. Efficacy of Turmeric Extracts and Curcumin for Alleviating the Symptoms of Joint Arthritis: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Clinical Trials. J Med Food. 2016 Aug;19(8):717-29. doi: 10.1089/jmf.2016.3705. PMID: 27533649; PMCID: PMC5003001.
- Pourhabibi-Zarandi F, Shojaei-Zarghani S, Rafraf M. Curcumin and rheumatoid arthritis: A systematic review of literature. Int J Clin Pract. 2021 Oct;75(10):e14280. doi: 10.1111/ijcp.14280. Epub 2021 May 24. PMID: 33914984.
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.
Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.