Dicas de como ganhar massa muscular na menopausa
Toda mulher que já passou pela menopausa sabe que o corpo enfrenta uma série de mudanças que podem afetar a saúde, bem-estar e a composição corporal. Entre essas mudanças, a perda de massa muscular é uma das principais preocupações, impactando não apenas a força e estabilidade, mas também o metabolismo e a saúde óssea.
Felizmente, com estratégias adequadas de nutrição e estilo de vida, como ganhar massa muscular na menopausa e até mesmo reverter a tendência de perda de massa muscular.
Neste contexto, convidamos a nutricionista Fernanda Larralde, uma profissional que se dedica à saúde da mulher, especialmente durante o climatério e menopausa. Fernanda é especialista em nutrição esportiva funcional, saúde da mulher e fitoterapia aplicada à nutrição.
Além disso, Fernanda desenvolveu o método "Menopausa sem Pausa", um programa online de acompanhamento dedicado a mulheres ao redor do mundo, enfatizando a importância da nutrição e do estilo de vida saudável no manejo dos desafios da menopausa.
Aqui Fernanda compartilha dicas valiosas e estratégias nutricionais eficazes para aumentar a massa muscular durante a menopausa, ajudando a fortalecer o corpo e a mente nesse período de transformação:
“Tenho mais de 40 anos, meu corpo está diferente, me sinto fraca e muito mais flácida.”
O comentário que caminha com muitas mulheres. E, juntamente com ele, surgem as perguntas:
- Climatério e Menopausa são a mesma coisa?
- Por que acontecem tantas mudanças com a mulher durante essa fase?
Vamos aos fatos!
Saiba mais sobre
CREATINA
Experimente a creatina, o segredo dos atletas que buscam o máximo desempenho nos treinos. Amplamente utilizada, a creatina oferece potenciais benefícios para quem pratica exercício físico. Embora seja sintetizada em pequenas quantidades no fígado, rins e pâncreas, a capacidade diária do nosso corpo é limitada a cerca de 1 grama. Por isso, a suplementação de creatina se destaca ao fornecer grandes quantidades desse nutriente essencial, que podem ajudar a impulsionar a produção de energia e força durante a prática de exercícios físicos, de acordo com a ciência. A creatina monohidratada da Ocean Drop tem em seu laudo de certificação um grau de 99,9% de pureza.
Morosil® emagrece?
Climatério é a fase que antecede a menopausa e pode ter duração de até 15 anos, quando então acontece a menopausa.
Já, a menopausa, é o momento no qual a mulher fica 12 meses sem ocorrência de nenhum tipo de sangramento, para então entrar na pós-menopausa. Vale reforçar aqui que a menopausa nada mais é que o fim da fase reprodutiva da mulher, jamais da fase produtiva!
São muitas as alterações e uma delas é a redução da massa muscular em mulheres que não se alimentam adequadamente, não praticam exercício físico e, por falta de orientação, não usam bons suplementos.
A massa muscular garante autonomia, mobilidade, acelera o metabolismo e tem relação até mesmo com humor e o bom funcionamento cerebral.
Em razão da queda dos estrogênios e da testosterona, a qual ocorre durante o climatério e a menopausa, pode engatilhar uma perda mais acelerada da massa muscular, um quadro que se chama “sarcopenia do idoso”, mas isso pode ser facilmente revertido.
Algumas estratégias que ajudam a melhorar:
- ingerir boas fontes de proteínas (carnes, leites e derivados, ovos, leguminosas…) pelo menos 4x/dia, ou suplementos como whey protein e proteína vegetal;
- beber água adequadamente (35ml/kg de peso corporal);
- dormir bem;
- praticar exercício de força, se possível com acompanhamento profissional (pegar pesado!);
- fazer uso diário de creatina (3 a 5g).
A creatina é um excelente suplemento que garante a funcionalidade do músculo, auxilia no aumento da massa muscular, além de trazer benefícios para saúde celular, cardíaca, cerebral, metabólica e óssea. Dessa forma, a justificativa para o seu consumo vai muito além da performance no esporte, sendo também um excelente suplemento para menopausa.
Ela deve ser utilizada diariamente, independente de fazer ou não exercício físico (porém, é super importante que faça!), melhor que seja ingerida depois de uma refeição que tenha havido consumo de algum carboidrato, o que assegura melhor absorção.
Climatério e menopausa podem ser a melhor fase da vida de uma mulher quando se une à aceitação, busca por orientação especializada e ação. Tem jeito, acredite, sofrer nessa fase é uma escolha.
Ajuda mesmo na redução de medidas?
Aproveite e veja também
Referências
- Creatine Supplementation in Women's Health: A Lifespan Perspective
- International society of sports nutrition position stand: nutritional concerns of the female athlete
- A 2-yr Randomized Controlled Trial on Creatine Supplementation during Exercise for Postmenopausal Bone Health
- The role of resistance training and creatine supplementation on oxidative stress, antioxidant defense, muscle strength, and quality of life in older adults
Texto escrito por Fernanda Larralde, nutricionista especializada em nutrição esportiva funcional, saúde da mulher e fitoterapia aplicada à nutrição. Realiza atendimento voltado para o tratamento dos sintomas do climatério e menopausa; desenvolveu um método on-line de acompanhamento de mulheres que falam língua portuguesa por todo o mundo, o Menopausa sem Pausa. IG: @nutrifernandalarralde