Carregando...

5 Benefícios da semente de girassol e dicas de consumo

A semente de girassol está gradualmente entrando na dieta dos brasileiros e isso é super relevante. Sabe por quê? Essa semente é responsável por fornecer excelentes benefícios à saúde, pois ela é rica em fibras, selênio, cálcio, vitaminas do complexo B entre outros. Muito usada para a extração de seu óleo, a semente de girassol está aos poucos fazendo parte de receitas e suplementos, agregando maior densidade nutricional à alimentação das pessoas.

Por mais que a semente de girassol seja subestimada por alguns, ela é riquíssima em nutrientes. O mais interessante é que se trata de um alimento super prático e que pode ser inserido facilmente na dieta. 

Ficou curioso? Entenda a seguir para que serve a semente de girassol, quais os benefícios e dicas de consumo.

Quais os benefícios da semente de girassol?

A semente de girassol é um alimento ainda bastante exótico na perspectiva de algumas pessoas. Embora não seja um item comum da culinária regional, essa semente é um ingrediente que pode fornecer um excelente diferencial à dieta. 

Além de proporcionar textura à diferentes receitas, a semente de girassol ainda provê diversos benefícios à saúde! Poucas pessoas sabem dos benefícios que consumir essa semente pode oferecer. 

O uso da semente de girassol na dieta pode gerar impactos positivos na saúde como:

Redução do colesterol

Nem sempre as gorduras são vilãs da saúde e isso pode ser comprovado pela gordura da semente de girassol, que é altamente saudável. Conhecida como gordura poli insaturada, estudos relatam que a gordura da semente de girassol pode ajudar a controlar os níveis do ‘’colesterol ruim’’, impactando diretamente na saúde cardiovascular. 

O ‘’colesterol ruim’’, conhecido como LDL, é responsável por obstruir as veias do coração, causando pressão alta, risco de infarto e acidente vascular. Por isso, é muito importante que os níveis do LDL estejam controlados para não haver nenhum tipo de surpresa em relação à saúde do coração.

Melhora do trânsito intestinal

De acordo com dados do departamento de agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma porção de 100 g de sementes de girassol possui cerca de 9g de fibras. A prisão de ventre é uma complicação intestinal provocada justamente pela falta delas na dieta. Com isso, evacuar se torna difícil e, muitas vezes, doloroso.

Por isso, as fibras são componentes essenciais para garantir que o intestino funcione corretamente e a evacuação ocorra normalmente.

Ajuda na construção de massa muscular

A construção de tecido muscular é baseada na síntese de proteínas, por isso, comer alimentos fonte de proteínas como carnes, soja, ovos, whey protein ou colágeno é tão importante. Nesse contexto, a semente de girassol possui uma certa quantidade de proteínas na sua composição que podem ajudar o corpo a construir músculos.

Conforme dados do USDA, uma porção de 100 g de sementes de girassol possui 21g de proteína. Isso é surpreendente para uma semente tão pequena.

Auxilia no controle da diabetes

A diabetes é uma das doenças com recorrência crescente em todo mundo e, infelizmente no Brasil os índices também são ruins. O Brasil é o quinto país com maior incidência da doença, segundo o Ministério da Saúde

Cerca de 90% dos portadores possuem a diabetes tipo 2, o tipo mais recorrente da doença. Esses números causam espanto, todavia existem aliados da saúde que já são responsáveis por trazer alguns benefícios extras para lidar com a doença. 

A diabetes tipo 2 se caracteriza pelo alto índice glicêmico no corpo, ou seja, a hiperglicemia. Isso significa um aumento da glicose no organismo, que não consegue produzir insulina suficiente para lidar com essa condição sozinha. 

Entretanto, um estudo conduzido pelo Dr. Rehman revela que a semente de girassol pode impactar positivamente o controle glicêmico do organismo. Ou seja, por meio de uma dieta específica que contenha ingredientes como a semente de girassol, é possível controlar o índice glicêmico, auxiliando o organismo a lidar com a hiperglicemia.

Previne doenças cardiovasculares

De acordo com estudos, a semente de girassol é rica em ácidos graxos insaturados, que apresentam propriedades cardioprotetoras. Essa semente também é extremamente rica em magnésio, um mineral que também é benéfico para o sistema cardíaco. Estudos mostram que o magnésio pode ajudar o coração prevenindo a insuficiência cardíaca e o desenvolvimento de outras condições.

Semente de girassol serve para emagrecer?

Por apresentar uma grande quantidade de fibras em sua composição, o consumo de semente de girassol pode ser um grande aliado do emagrecimento. Devido às fibras, há maior sensação de saciedade por mais tempo. Em outras palavras, consumir a semente de girassol pode ajudar na redução da fome, reduzindo por sua vez a ingesta calórica.

Ademais, a regulação do intestino provocada pela ingestão das fibras também auxilia na redução de inchaços da região abdominal. Portanto, consumir a semente de girassol pode auxiliar no processo de emagrecimento.

Entretanto, para haver emagrecimento é necessário que seu consumo esteja aliado a uma dieta de déficit calórico e a prática de exercícios físicos.

Propriedades nutricionais da semente de girassol

Todos os benefícios que a semente de girassol proporciona, se devem às suas propriedades nutricionais. Essa semente é rica em:

  • vitamina E;
  • vitaminas do complexo B;
  • vitamina K;
  • potássio;
  • cálcio;
  • selênio;
  • cobre;
  • zinco;
  • ferro;
  • magnésio;
  • fibras;
  • aminoácidos;
  • colina.

Aproveite e veja também

Como consumir?

Consumir a semente de girassol no dia a dia é muito simples! A semente pode ser consumida como um snack para beliscar, salpicada em saladas, risotos, iogurte, misturada com outros grãos e cereais (como em uma granola), além de outros preparos. 

Essa semente também vai muito bem em receitas de pães, bolos e tortas! É um alimento realmente versátil que pode ser consumido em diversos formatos.

Muitos dos nutrientes contidos na semente de girassol podem ser consumidos também por meio de suplementos. As vitaminas do complexo B concentrado, por exemplo, é um suplemento que provê vários benefícios encontrados na semente de girassol. O magnésio, a vitamina E e o zinco também podem ser consumidos via suplementos. Seja via semente de girassol ou via suplementos, o formato de consumo deve estar de acordo com as preferências e hábitos de cada pessoa. O mais importante é não deixar de incluir esses nutrientes na dieta.

Vale a pena?

A semente de girassol apresenta diversos nutrientes essenciais para a saúde do organismo e pode ser consumida das mais variadas formas. Isso por si só já faz valer a pena. 

Entretanto, há outros métodos pelos quais é possível prover os benefícios da semente de girassol ao organismo, incluindo o uso de alguns suplementos orais como o Complexo B Concentrado. Dito isso, vale a pena consumir a semente de girassol na dieta e suplementar seus nutrientes caso não seja possível consumi-la com tanta frequência. Afinal, trata-se de um alimento repleto de nutrientes que ajuda a garantir saúde no longo prazo.

Referências

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.