Carregando...

6 Remédios caseiro para candidíase que ajudam no tratamento

Coceira, vermelhidão, dor e corrimento são alguns dos sintomas característicos da candidíase. Quem experimenta essa infecção pode se beneficiar do uso de remédio caseiro para a candidíase. Seja ela pontual ou de recorrência, a candidíase traz muito desconforto e dor, podendo causar prejuízos à saúde não apenas física, mas emocional - pois sua presença pode atrapalhar a vida profissional, social e conjugal.

Se você sofre com a infecção por cândida, conheça abaixo alguns remédios caseiros para a candidíase.

O que é candidíase?

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, um dos fungos oportunistas mais comuns. O termo oportunista significa que quaisquer sinais de queda na imunidade podem fazer com que a cândida se prolifere.

A cândida é um fungo que está, naturalmente, presente no corpo humano, em locais como unhas, pele e trato gastrointestinal. O fato de ela fazer parte da microbiota humana, contribui para a sua facilidade em se proliferar excessivamente, comprometendo a saúde local.

Desta forma, entendemos que a candidíase é uma síndrome fúngica multifatorial - podendo ter como causa:

  • fatores emocionais; 
  • queda da imunidade;
  • transmissão por terceiros;
  • uso prolongado de antibióticos;
  • problemas intestinais;
  • alterações hormonais;
  • uso de roupa íntima húmida.

Por estar presente em diversos locais do organismo a candidíase pode se manifestar em diferentes partes do corpo, como: região genital e perianal, trato urinário, região oral, trato gastrointestinal, pele e unhas. Em casos mais graves, pode atingir a corrente sanguínea e acometer outros tecidos do corpo.

Quais são os sintomas da candidíase?

A candidíase apresenta sintomas muito característicos, são eles:

  • vermelhidão
  • coceira
  • inchaço
  • dor
  • corrimento de cor esbranquiçada, com aspecto similar ao queijo coalhado

Remédio caseiro para candidíase - 6 formas de tratar em casa

Nas últimas décadas, tem sido observado um crescimento exponencial dos casos de candidíase nos tratos urinário, genital e gastrointestinal. Por isso, separamos aqui alguns remédios caseiros para a candidíase, a fim de contribuir para o tratamento e prevenção desta infecção.

Lembrando que o uso de remédio caseiro para candidíase não substitui o tratamento médico. Indicamos que você procure seu profissional da saúde antes de iniciar quaisquer tipos de abordagem terapêutica.

1. Óleo essencial de orégano

Devido à suas propriedades antioxidantes e anti inflamatórias, o óleo de orégano é tido como um remédio caseiro para candidiase muito potente. O estudo realizado com três tipos de emulsão de óleo de orégano, demonstrou o efeito inibidor contra a proliferação da cândida, concluindo que esta pode ser uma boa alternativa contra a infecção.


A indicação é aplicar 1 a 2 gotas do óleo sob a região afetada.

2. Óleo essencial de melaleuca (Tea Tree)

Outro óleo essencial bastante utilizado como remédio caseiro para candidíase é o Tea Tree, também chamado de melaleuca. Ele é produzido a partir de uma planta que apresenta propriedades antifúngicas e antibacterianas, auxiliando no combate ao crescimento da cândida.

Um estudo comparou o uso de óleos essenciais, como a melaleuca e orégano, com a ação dos principais medicamentos utilizados no tratamento da candidíase e relatou ótimos resultados. Os óleos inibiram tanto o crescimento quanto a atividade da C. albicans de forma mais eficiente do que os medicamentos estudados.

Outro estudo foi além e combinou o óleo essencial de melaleuca com o óleo essencial de cravo, formando um gel eficaz que pode ser utilizado para candidíase recorrente e outras infecções.

3. Banho de assento com chá de camomila

O banho de assento pode ser um ótimo remédio caseiro para a candidíase vaginal, pois, além de menos custoso, traz alívio imediato dos sintomas e pode ser feito a qualquer momento.

Dentre os banhos de assento sugeridos para auxiliar no tratamento da candidíase, o uso da camomila ganha destaque devido aos seus compostos antimicrobianos, antifúngicos, além do seu efeito anti inflamatório, que traz alívio da dor.

Um estudo recente comparou o uso do chá de camomila com o medicamento clotrimazol, bastante utilizado entre os fármacos para a candidíase. Nele, 73 mulheres foram divididas em dois grupos, um fez o uso de clotrimazol e o outro fez uso da camomila. No fim do tratamento, a camomila se mostrou tão eficaz quanto o clotrimazol.

4. Banho de assento com bicarbonato de sódio

Outro banho de assento bastante conhecido é com bicarbonato de sódio. Por ser uma substância alcalina, o bicarbonato de sódio neutraliza a acidez vaginal, contribuindo para diminuir a proliferação da cândida e, assim, funcionando como um remédio caseiro para candidiase feminina. Além de contribuir para o tratamento, o banho de assento com bicarbonato de sódio traz alívio imediato da sensação de ardência e dor local.

A eficiência do bicarbonato de sódio no tratamento da candidíase foi contemplada em um estudo realizado em 2021, cujos resultados foram eficazes na inibição do crescimento da C. albicans. Os mesmos achados foram apontados em outro estudo realizado em 2019.

5. Suplemento de Cranberry

Além da candidíase vaginal, outros locais de bastante acometimento da cândida são o trato urinário e oral. Nesses casos, um bom remédio caseiro para candidíase é o suplemento de Cranberry.  As infecções no trato urinário (ITUs) e oral, causadas pela cândida, são, geralmente, tratadas com antibióticos, o que pode trazer efeitos negativos ao longo prazo, como prejuízos à microbiota e maior resistência bacteriana, podendo levar a um ciclo de candidíase de repetição.

Então, a suplementação de Cranberry surge como uma alternativa eficaz e segura a ser incorporada no tratamento de candidíase. 

Um estudo mostrou que o extrato de cranberry induziu a atividade anti adesão da candida oral, devido sua resposta antifúngica e anti-biofilme. Enquanto outro estudo demonstrou sua eficiência no combate à candidíase no trato urinário.

6. Consumo de probióticos e prebióticos

A inclusão de alimentos probióticos - como kefir e kombucha - assim como alimentos prebióticos - vegetais, fibras e cereais integrais - têm demonstrado bons resultados contra a proliferação da candidíase.

Enquanto os probióticos são formados por cepas de bactérias benéficas para o organismo, os prebióticos funcionam como o “alimento” dessas cepas, auxiliando no seu crescimento. Ambos são utilizados para melhorar a saúde do trato gastrointestinal e, desta forma, combater o crescimento de microrganismos que podem causar infecções, como a candidíase, assim como afirma o estudo.

Aproveite e veja também

Benefícios do uso de remédio caseiro para candidíase

Diferente do uso de medicamentos farmacológicos, que podem causar efeitos colaterais, o uso de remédio caseiro para a candidíase apresenta baixa incidência de intercorrências. Ademais, os remédios caseiros são fáceis de fazer, mais econômicos, trazem boas evidências e auxiliam no tratamento.

Recomendamos que você converse com seu médico a respeito do uso do remédio caseiro para candidíase que escolher fazer.

Precauções ao usar remédios caseiros

Apesar de apresentarem boas evidências e alto nível de segurança, o uso de remédio caseiro para candidíase pode trazer efeito colateral indesejado, neste caso, busque ajuda profissional imediata e interrompa o tratamento. Além disto, apenas o remédio caseiro para candidíase pode não ser eficiente no tratamento. Nestes casos, o medicamento farmacológico deverá ser utilizado, sempre com prescrição médica.

A candidíase é uma infecção que traz mais do que prejuízos à saúde, ela pode prejudicar a qualidade de vida e a autoestima. Caso você esteja sofrendo com essa síndrome fúngica, o uso de remédio caseiro para candidíase pode ser uma boa solução para incorporar ao tratamento. Converse com seu médico a respeito.

Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.