Infecção urinária em homem: conheça os sintomas e tratamento
Homens e mulheres possuem sistema urinário e podem estar suscetíveis a infecções. Apesar de ser muito mais comum em mulheres, a infecção urinária em homens também pode acontecer, especialmente naqueles com idade superior a 50 anos, devido às alterações que o corpo sofre nessa fase da vida.
Devido à menor incidência, a infecção de urina em homem é menos falada do que a que acomete a mulher. Por isso, reunimos aqui as informações que você precisa saber sobre infecção urinária em homem, acompanhe abaixo.
O que é infecção urinária?
O termo infecção urinária corresponde a uma resposta inflamatória do urotélio - que é o tecido que reveste todo o trato urinário - à invasão de uma bactéria. A Escherichia coli é a bactéria envolvida na maior parte dos casos de ITUs, somando cerca de 75% deles.
A contaminação bacteriana, geralmente, acontece pelo contato com os microrganismos da flora intestinal, visto que ambas as regiões estão muito próximas e podem acabar entrando em contato com a flora bacteriana uma da outra.
As crianças do sexo masculino apresentam maior suscetibilidade à infecção urinária até os 3 primeiros meses de vida, depois disso, a maior parte das ITUs acometem o sexo feminino.
Existem diferentes tipos de classificação para as ITUs, de acordo com o estado de saúde do paciente, o local comprometido pela infecção, a frequência que ocorre (se é a primeira vez ou é uma infecção urinária de repetição) e a presença, ou não, de complicações.
Saiba mais sobre
CRANBERRY
Só quem já teve infecção do trato urinário (ITU) sabe como é ruim. As mais afetadas de forma recorrente por esse problema são as mulheres. Por isso, criamos o Cranberry - She She Comfort. Na dose diária, há 740 mg de cranberry em cápsulas com vitamina C, vitamina A, zinco, selênio e vitamina E.
Por que é menos comum a infecção urinária em homem?
Apesar da infecção urinária em homem ser possível, a mulher está muito mais suscetível às ITUs ao longo da vida. Existem alguns fatores que contribuem para esse contexto.
O primeiro, é a própria anatomia genital feminina, que expõe muito mais a uretra da mulher ao contato com o ânus, visto a proximidade entre ambos. Portanto, a troca de bactérias do ânus para a vagina é muito mais facilitada, do que no homem.
Outro fato relevante é a proximidade da uretra feminina com o canal vaginal, tornando a passagem de microrganismos muito mais suscetível, especialmente em períodos de atividade sexual.
Além de fatores anatômicos, a frequência com que as mulheres sofrem alterações na flora vaginal também as torna mais vulneráveis às infecções urinárias. Gestação, tensão pré menstrual e menstruação são exemplos.
Apesar da maior prevalência feminina, a infecção urinária em homem, especialmente após os 50 anos, também pode acontecer. Confira abaixo o que causa infecção de urina em homem.
Causas de infecção urinária em homem
Apesar de menos comuns, a infecção urinária também acomete homens. Entenda quais são as principais causas da infecção urinária em homens:
1. Hiperplasia benigna da próstata
O aparecimento de infecção urinária em homem está muito relacionado à alterações na próstata. A próstata é uma glândula localizada entre o reto e a uretra (canal por onde passa a urina), e passa a apresentar maior risco de dar problemas a partir dos 50 anos de idade. Por isso, homens nessa faixa etária precisam realizar o exame de próstata.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) trata-se do aumento da próstata, provocando a obstrução do fluxo urinário e facilitando o desenvolvimento de bactérias malignas na região, podendo causar a infecção urinária em homens.
2. Câncer de próstata
Outra alteração na próstata é o câncer de próstata. Considerada a segunda doença que mais afeta os homens no Brasil, especialmente aqueles com idade superior aos 65 anos, o câncer de próstata causa alterações nas vias urinárias e pode levar ao surgimento de infecção urinária em homens.
Como a próstata é exposta a agentes infecciosos através da urina e da atividade sexual, a hipótese é de que estes agentes podem iniciar processos inflamatórios e liderar a transformação maligna na próstata.
3. Contaminação bacteriana via intestinal
Apesar de mais comum nas mulheres, já que a uretra feminina é mais próxima ao ânus do que no corpo masculino, a contaminação bacteriana via anal também pode acontecer com os homens. A proliferação de bactérias da flora intestinal no aparelho urinário pode ser causa da infecção urinária em homem.
4. Problemas renais
Problemas nos rins, como cálculo renal ou insuficiência renal crônica, também podem ser causa de infecção urinária em homem. Os rins são os órgãos que filtram as substâncias do organismo e as eliminam através da urina.
O cálculo renal trata-se de uma condição onde esse processo de filtragem está prejudicado e, por isso, ocorre a formação de pedras (massas duras) dentro dos rins, as quais podem descer para o canal urinário e prejudicar a passagem da urina, causando ITU.
Já a insuficiência renal é uma doença que acomete o funcionamento dos rins, fazendo com que eles reduzam a atividade e provoquem consequências em todo o organismo, como a infecção urinária em homem.
Aproveite e veja também
Sintomas da infecção urinária em homem
Os sintomas da infecção urinária em homem, são:
- dor durante e após o ato de urinar;
- queimação e ardência durante e após o ato de urinar;
- urgência para urinar;
- maior frequência urinária mesmo sem aumento do consumo de líquidos;
- dores e desconforto na região abdominal e lombar;
- urina turva e com forte odor.
Em casos mais graves, também pode aparecer sangue na urina e febre.
Formas de prevenção e tratamento para infecção urinária em homens
A fim de evitar a aparição e saber como tratar a infecção urinária em homem, confira abaixo as dicas selecionadas:
1. Consumo ideal de água
A primeira forma de atuar contra a infecção urinária em homem é manter o consumo de água em dia!
Ao menos 2 a 2,5 litros de água por dia é o recomendado para manter a saúde do trato urinário e eliminar as bactérias causadoras de ITU por meio da urina.
2. Evitar segurar o xixi
Pode parecer inofensivo, mas segurar a urina quando se tem vontade pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de infecção urinária em homem. Isso porque, quando temos vontade de urinar, significa que a bexiga já está cheia e precisa esvaziar. Caso não seja liberada, essa urina apresenta microrganismos que podem entrar em contato prolongado com o trato urinário e aumentar as chances de ITUs.
3. Uso de medicamentos
O tratamento mais comum para infecção urinária em homem é com o uso de antibióticos, além de analgésicos para aliviar os sintomas de dor e ardência. É extremamente importante consultar um médico no caso de sintomas, para que ele possa realizar o diagnóstico e prescrever a medicação correta, pois o uso indiscriminado de medicamentos pode agravar a situação.
Um exemplo é o uso de antibióticos. Caso feito de forma equivocada e exacerbada, pode ocasionar o efeito oposto, gerando uma resistência da bactéria causadora da ITU e tornando o tratamento mais difícil.
4. Suplemento de cranberry
Uma ótima alternativa natural de prevenção e auxílio no tratamento de infecção urinária em homem, é através da suplementação de Cranberry. Devido ao seu efeito antimicrobiano, o suplemento de Cranberry atua de forma eficiente no combate à infecções no trato urinário de origem bacteriana.
Um estudo clínico obteve excelentes resultados na incorporação do suplemento de Cranberry, combinado ao uso de antibióticos, no tratamento de ITUs. O estudo avaliou a efetividade do composto em potencializar o medicamento e evitar a resistência bacteriana ao uso do fármaco.
Um outro estudo de revisão realizado este ano (2023), também apoiou o uso de produtos de cranberry para reduzir o risco de ITUs, devido aos compostos chamados proantocianidinas, presentes no cranberry , que inibem a adesão de Escherichia coli às células que revestem o trato urinário, impedindo sua proliferação que causa a infecção.
Caso você apresente sintomas de infecção do trato urinário, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, procure, imediatamente, um médico urologista para o correto diagnóstico e tratamento adequado para a infecção urinária em homem.
Referências
- Maisuria VB, Okshevsky M, Déziel E, Tufenkji N. Proanthocyanidin Interferes with Intrinsic Antibiotic Resistance Mechanisms of Gram-Negative Bacteria. Adv Sci (Weinh). 2019 May 28;6(15):1802333. doi: 10.1002/advs.201802333. Erratum in: Adv Sci (Weinh). 2022 Jul;9(20):e2202641. PMID: 31406662; PMCID: PMC6685479.
- DUARTE, Barbara Beatriz Bardella et al. INFECÇÃO NO TRATO URINÁRIO (ITU) X ALTERAÇÃO NO ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA) EM HOMENS. Revista Brasileira de Biomedicina, v. 2, n. 2, 2022.
- MAZILI, P. M.; CARVALHO JÚNIOR, Adilson Pimentel de; ALMEIDA, Fernando G. Infecção do trato urinário. Rev Bras Med, v. 68, p. 74-81, 2011.
- Koch, V. H., & Zuccolotto, S. M. C.. (2003). Infecção do trato urinário: em busca das evidências. Jornal De Pediatria, 79, S97–S106. https://doi.org/10.1590/S0021-75572003000700011
- Williams G, Hahn D, Stephens JH, Craig JC, Hodson EM. Cranberries for preventing urinary tract infections. Cochrane Database Syst Rev. 2023 Apr 17;4(4):CD001321. doi: 10.1002/14651858.CD001321.pub6. PMID: 37068952; PMCID: PMC10108827.
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.
Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.