Carregando...

Descubra o que é bom para infecção de urina

A infecção de urina, também conhecida como infecção no trato urinário (ITU), é uma inflamação provocada por uma proliferação local bacteriana. O comprometimento do sistema urinário, que vai desde os rins até a uretra (canal por onde sai a urina), é o que caracteriza essa infecção.

Existem diferentes tipos de classificação para as infecções de urina, confira abaixo os sintomas, causas e o que é bom para infecção de urina.

Sintomas de infecção de urina

A infecção de urina pode acontecer em diferentes momentos da vida, desde crianças, gestantes e idosos. Apesar de ser muito mais comum nas mulheres, os homens, especialmente acima de 50 anos, também podem apresentar infecção urinária.  

Por isso, é muito importante ter conhecimento do que é bom para a infecção da urina e saber interpretar seus sintomas.

Os sintomas mais característicos da infecção urinária são:

  • dor durante e após o ato de urinar;
  • queimação e ardência durante e após o ato de urinar;
  • urgência para urinar;
  • dores e desconforto na região abdominal e lombar;
  • urina turva e com forte odor.

Em casos mais graves, também pode aparecer sangue na urina e febre.

Causas da infecção de urina

A infecção de urina é uma das causas mais comuns de infecção no país, representando cerca de 40% dos casos. Entenda quais as causas que levam a tantos números de ITU registrados.

1. Infecção bacteriana

A causa mais comum de infecção de urina é a contaminação bacteriana. A infecção urinária bacteriana corresponde a uma resposta inflamatória do urotélio - que é o tecido que reveste todo o trato urinário - à invasão de uma bactéria. A Escherichia coli é a bactéria envolvida na maior parte dos casos de ITUs, somando cerca de 70 a 85% deles.

Além dela, outras bactérias se apresentam como causa da infecção de urina, são elas: Staphylococcus  saprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella e o Enterococcus  faecalis.

A contaminação bacteriana, geralmente, acontece pelo contato com os microrganismos da flora intestinal, visto que ambas as regiões estão muito próximas e podem acabar entrando em contato com a flora bacteriana uma da outra.

2. Queda de imunidade

Além da contaminação pela flora intestinal, a infecção de urina de origem bacteriana pode ocorrer pela queda da imunidade. Isso porque, nosso sistema imunológico está sempre nos protegendo contra a proliferação desenfreada de bactérias e outros microrganismos capazes de causar doenças. Porém, se nossa imunidade está enfraquecida, esse mecanismo de defesa também sofre uma queda.

Nesse cenário, o corpo se torna mais suscetível ao crescimento bacteriano capaz de causar infecção de urina.

3. Problemas renais

Cálculo renal ou insuficiência renal crônica, são problemas renais que também podem estar relacionados ao surgimento da infecção de urina. Os rins são os órgãos que filtram as substâncias do organismo e as eliminam através da urina. 

O cálculo renal é uma condição em que esse processo de filtragem está prejudicado e, por isso, ocorre a formação de pedras (massas duras) dentro dos rins, as quais podem descer para a uretra e prejudicar a passagem da urina, provocando a infecção de urina.

Já a insuficiência renal é uma doença que também acomete o funcionamento dos rins, fazendo com que eles reduzam a atividade e provoquem consequências em todo o organismo, como a infecção de urina.

4. Diabetes Mellitus

Outra doença que pode levar ao aparecimento de infecção de urina, é a Diabetes Mellitus.

Portadores dessa patologia são mais suscetíveis ao aparecimento de infecção de urina ao longo da vida, especialmente em casos de difícil controle. O sistema imune de pessoas com Diabetes Mellitus apresenta baixos níveis de peptídeos antimicrobianos -  também conhecidos como peptídeos de defesa do hospedeiro, que protegem o organismo contra o crescimento desenfreado de microrganismos patogênicos.

Essa carência do sistema imunológico também compromete o trato urinário, aumentando o risco de infecção de urina.

5. Segurar o xixi por muito tempo

Pode parecer inofensivo, mas o ato de segurar a urina por muito tempo aumenta o risco de infecção urinária. A urina não serve apenas para eliminar conteúdos dispensáveis do organismo, mas para “limpar” o canal urinário, onde as bactérias se acumulam. Essa higienização natural que ocorre através do xixi, se impedida corriqueiramente, pode levar ao surgimento de infecção de urina.

Aproveite e veja também

O que é bom para a infecção de urina

Além de consultar seu médico e fazer uso dos medicamentos prescritos, existem alguns “remédios” caseiros interessantes para auxiliar no tratamento da infecção de urina.
Descubra abaixo o que é bom para a infecção de urina:

1. Chás diuréticos

Chás diuréticos são aqueles que induzem à diurese, ou seja, levam ao aumento da frequência urinária. Eles são excelentes aliados ao tratamento, pois levam à eliminação da urina e, com ela, dos microrganismos que estão causando a infecção de urina. 

Além disso, os chás diuréticos apresentam fitoquímicos com potencial anti inflamatório, que trarão alívio nos sintomas, como ardência e dor ao urinar. Um estudo publicado pelo Conselho Federal de Farmácia, afirma que a prevenção e o tratamento alternativo da infecção de urina por meio do uso de plantas medicinais, tem se mostrado muito eficaz nos últimos 12 anos. 

Um outro estudo afirma que os constituintes fitoquímicos presentes nas plantas medicinais agem modulando  a inflamação e impedindo a fixação e proliferação de microrganismos causadores da infecção de urina. Alguns chás diuréticos ótimos para a infecção de urina, são: chá verde, hibisco, cavalinha, salsa e aipo.

2. Extrato de alho

Outro chá bastante benéfico no tratamento de infecção da urina, é o chá do extrato de alho. Um estudo realizado pelo Journal of Natural Science, Biology and Medicine, analisou os efeitos antimicrobianos do extrato de alho sobre a Escherichia coli, causadora da maior parte dos casos de infecção da urina. 

Ele concluiu que o uso do extrato de alho pode impedir que a bactéria aumente sua resistência aos antibióticos, atuando como potencializador no tratamento da infecção de urina.

3. Suplemento de Cranberry

Além do extrato de alho, outro potente composto capaz de combater a proliferação da Escherichia coli é o extrato de Cranberry, obtido por meio da suplementação. Devido ao seu efeito antimicrobiano, o suplemento de Cranberry atua de forma eficiente no combate à infecção de urina, inibindo a adesão de Escherichia coli às células que revestem o trato urinário e impedindo sua proliferação, assim como demonstra o estudo clínico.

Quase todos os medicamentos antibióticos sofrem o risco de levar à resistência bacteriana. Isso ocorre quando a bactéria começa a modificar sua estrutura para resistir à ação dos antibióticos usados, minando as opções e levando o paciente ao uso de medicamentos cada vez mais fortes.

Neste ponto, outro estudo clínico obteve excelentes resultados incorporando o suplemento de Cranberry no tratamento de infecção de urina. Ele avaliou a efetividade do composto em potencializar o medicamento e evitar a resistência bacteriana ao uso do fármaco. 

4. Probióticos

Segundo as diretrizes da Associação Médica Brasileira e Agência Nacional de Saúde suplementar, as terapias profiláticas alternativas, como Cranberry e Probióticos, têm sido propostas devido ao aumento da resistência bacteriana e da redução da resposta aos antibióticos usados.

O uso de probióticos, especialmente Lactobacillus, tem sido considerado na prevenção e tratamento de infecções de urina, considerando que essas bactérias predominam na microbiota urogenital. Assim, o uso de probióticos poderia restaurar a microbiota e prevenir a ocorrência de infecções urinárias

Formas de prevenir a infecção de urina

Existem certos hábitos de vida que podem ser adotados para evitar infecções de urina. Alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, a boa higiene local, consumo adequado de água e manejo do estresse, são alternativas práticas de melhorar nossa rotina e atuar na prevenção da infecção de urina.

Conhecer as melhores práticas e tratamentos para infecções urinárias pode fazer toda a diferença na sua saúde. Com os cuidados apropriados, você estará no caminho certo para aliviar e prevenir infecções urinárias de forma eficaz. 

Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.