Carregando...

10 Benefícios da musculação feminina para saúde física e mental

Foi-se o tempo que musculação era apenas associada à imagem de corpos masculinos extremamente musculosos. Hoje em dia está bem claro que a musculação para mulheres também ganha cada dia mais espaço.

O ganho de massa muscular, não apenas para fins estéticos, mas para diversos outros aspectos da saúde, se tornou o objetivo da musculação feminina. É possível ver o número crescente de mulheres procurando academias e adotando esse treinamento na sua rotina. Saiba mais sobre a musculação feminina a seguir!

Benefícios da musculação feminina

Aqui estão 10 benefícios da musculação feminina que tornam a prática muito importante para a saúde física e mental:

  1. promove ganho e fortalecimento de massa muscular; 
  2. atua na saúde óssea; 
  3. melhora de sintomas da menopausa; 
  4. auxilia no controle de peso; 
  5. melhora da diástase, do fortalecimento do assoalho pélvico e da recuperação do corpo no pós parto; 
  6. reduz chances de complicação na gestação e no parto; 
  7. promove sensação de bem-estar; 
  8. atua no controle do colesterol;
  9. atua no controle da glicemia;
  10. melhora a qualidade de sono. 

Estudos indicam que a prática consistente de exercícios físicos bem planejados pode proporcionar uma variedade de benefícios à saúde dos praticantes. Entre essas vantagens, destaca-se a diminuição do percentual de gordura corporal e aprimoramento da composição corporal, resultando em uma melhoria na qualidade de vida, especialmente entre as mulheres. 

Uma pesquisa demonstrou a redução significativa no percentual de gordura corporal em participantes de um programa de musculação feminina, evidenciando a eficácia desse tipo de treinamento para alcançar esse objetivo.

Além da perda de gordura, a musculação ainda tem grande atuação no ganho de massa muscular. O mais interessante, é que esse ganho e fortalecimento do músculo também se aplica para regiões como abdômen, podendo melhorar aspectos de diástase pós gestação, como indica o estudos *, e do assoalho pélvico, também importante no pós parto, segundo a pesquisa.

A musculação para mulheres também tem sido indicada e pode trazer benefícios para as gestantes, como redução do estresse cardiovascular, aumento da força muscular, aumento da flexibilidade, melhora do retorno venoso e redução de complicações e dores no parto, conforme afirma o estudo.

Não apenas na fase de atividade hormonal, mas a musculação feminina também é muito importante para a fase da menopausa. Além de auxiliar no alívio de sintomas importantes, como insônia, humor depressivo e ganho de gordura abdominal, a musculação também atua na melhora da saúde óssea - a qual tende a apresentar complicações durante a menopausa - segundo afirma o artigo.

A musculação feminina ainda é capaz de melhorar outros aspectos de saúde. De acordo com o estudo realizado com mulheres jovens, um dos benefícios da musculação para a saúde é melhorar as frações do colesterol, tanto HDL quanto o LDL, e diminuir o triglicerídeos, auxiliando na saúde cardiovascular.

A prática da musculação feminina também promove melhorias no perfil glicêmico, uma vez que demonstra a capacidade de aprimorar a sensibilidade insulínica das células, conforme apontado pela pesquisa

Nutrição e suplementação para mulheres que praticam musculação

A realização de musculação feminina precisa ser associada a uma dieta adequada, para prover os benefícios em sua máxima potência. Enquanto o carboidrato entra como produtor de energia, a proteína promove aumento e manutenção da massa muscular - dois importantes nutrientes para praticantes de musculação feminina.

Além destes, é importante que todos os nutrientes estejam presentes em quantidade e qualidade ideal, incluindo o ômega 3 para musculação, essencial para a recuperação muscular e saúde cardiovascular, para que o organismo possa aproveitar todos os benefícios da musculação feminina de forma saudável.

A inclusão de alimentos para ganhar massa muscular, bem distribuídos conforme a rotina e prática de exercícios, precisa ser bem planejada. Para tal, é recomendado a prescrição dietética e acompanhamento de um profissional nutricionista.

Além da dieta, o nutricionista também pode trabalhar com suplemento para ganhar massa muscular feminina. O mais recomendado atualmente, tem sido o suplemento de Creatina

A sua principal finalidade na musculação feminina, é incrementar o teor de creatina fosfato no interior do músculo, contribuindo para o aumento da força e potência muscular, facilitando a recuperação muscular e, por conseguinte, influenciando positivamente no processo de hipertrofia muscular, conforme indicado por pesquisas. estudos * * *.

Melhores treinos de musculação feminina

Bons treinos de musculação feminina precisam levar em conta o objetivo - que pode ser estético, performance, saúde e outros - as condições físicas e psicológicas, quadro de saúde e rotina da praticante.

De forma generalizada, treinos de resistência na musculação permitem ao praticante ganhar massa muscular feminina, de forma que o educador físico pode direcionar os exercícios conforme a região do corpo que precisa ser desenvolvida.

A combinação de tais exercícios com atividades cardiorrespiratórias, como bicicleta, corrida e elíptico, e momentos de alongamento, garantem um treino de musculação feminina completo.

Aproveite e veja também

Musculação para diferentes faixas etárias femininas

A prática da musculação feminina é extremamente benéfica para diferentes faixas etárias, proporcionando vantagens específicas em cada fase da vida. 

É essencial considerar as características e objetivos específicos de cada faixa etária ao desenvolver programas de musculação, visando resultados positivos e sustentáveis ao longo do tempo. Para quem está iniciando na musculação feminina, independente da idade, é importante evoluir o progresso de cargas e intensidade aos poucos, sempre com auxílio profissional.

Para mulheres com idade mais avançada, a assistência à realização dos exercícios torna-se ainda mais importante, devido ao aumento dos riscos de lesão.

A prática da musculação feminina é uma valiosa aliada não apenas para a saúde física, promovendo força, resistência e composição corporal saudável, mas também para o bem-estar mental. Os benefícios são perceptíveis em qualquer momento da vida, da gestação à menopausa, e para qualquer objetivo.

Melhora da microbiota intestinal

Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.