Atualizado em 14 de Março de 2025
Criado por Joana Mazzochi - Nutricionista

Hidratação da pele: como fazer e sua importância

Os cuidados com a hidratação para pele têm se tornado cada vez mais importantes, tanto em tratamentos realizados em clínicas estéticas e dermatológicas, quanto na rotina diária de cuidados caseiros.
Para obter uma pele bonita e saudável, é essencial compreender como realizar a hidratação adequada, bem como conhecer os produtos dermatológicos e suplementos recomendados.
A importância da pele hidratada
A hidratação, de forma geral, é extremamente importante para o correto funcionamento metabólico e fisiológico do organismo.
A hidratação para pele não seria diferente - reconhecida como o maior órgão do corpo humano, a perda de água pode colocar em risco sua integridade e elasticidade, provocando descamação, rugas, linhas de expressão e, até, doenças cutâneas como disidrose.
A hidratação para pele do rosto, mãos, couro cabeludo e outras áreas que costumam ficar expostas nas estações mais frias, se tornando ainda mais vulneráveis a sofrer com a desidratação, exigem maiores cuidados.
Benefícios da hidratação da pele
A correta realização de cuidados de hidratação para pele promove diversos benefícios de saúde e estética. Confira:
- reduz o aparecimento de rugas e linhas de expressão;
- atenua a flacidez da pele;
- melhora a elasticidade;
- evita a descamação e ressecamento;
- traz aspecto viscoso e saudável para a pele;
- auxilia no controle de oleosidade e acne.
A hidratação da pele, considerada um dos passos fundamentais da famosa "skin care", vai além de um cuidado superficial; é essencial para a manutenção de uma importante barreira protetora do organismo.
Ao aplicar um produto hidratante na camada superficial da pele, a epiderme, sua ação se estende às camadas mais profundas, como a derme e a hipoderme, criando uma barreira natural que previne a perda de água cutânea.
A correta hidratação para pele também se relaciona à seu poder de elasticidade - quanto mais preservado, menor as chances de aparecimento de rugas e linhas de expressão.
O colágeno é uma proteína estrutural que constitui cerca de 75% do conteúdo da pele, sendo responsável por sua força tensora. As fibras elásticas, que representam de 2 a 3% da estrutura da pele, são responsáveis pela elasticidade e resistência. A preservação dessas estruturas é beneficiada pela correta hidratação da pele, ajudando a prevenir o envelhecimento cutâneo.
Engana-se quem pensa que é apenas necessário realizar a hidratação para pele seca e mista, pois a pele oleosa também precisa dos corretos cuidados de hidratação. O óleo produzido pelas glândulas sebáceas, que resulta na aparência oleosa e pode aumentar a formação de acne, é um mecanismo natural de hidratação da pele.
Sem a hidratação correta, obtida através do consumo de água e produtos dermatológicos, esse problema pode se agravar. Portanto, evitar o uso de hidratantes para controlar a oleosidade é um grande erro, pois isso leva a um aumento da produção de sebo, na tentativa de compensar a falta de hidratação.
Como hidratar a pele corretamente?
O uso de produtos dermatológicos de hidratação para pele é essencial em uma rotina de cuidados.
Seus mecanismos de ação determinam dois tipos de hidratantes: os de oclusão - aqueles que formam uma camada hidrofóbica na superfície cutânea, impedindo a evaporação da água - e os de umectação - aqueles que absorvem a umidade da atmosfera. *
Produtos hidratantes do tipo oclusivos costumam ser utilizados em cosméticos de caráter oleoso, contribuindo para maciez e suavidade da pele. Já hidratantes do tipo umectantes, são substâncias hidrossolúveis e indicadas para peles oleosas e acneicas. *
As formulações ainda podem variar o princípio ativo, incluindo o uso de colágeno, ácido hialurônico, glicerina e ureia.
Aproveite e veja também
Como suplementos podem ajudar?
Além do uso de cosméticos que ajudam a hidratar a pele de fora para dentro, também é possível utilizar suplementos que promovem a hidratação de dentro para fora. Esses suplementos possuem, além disso, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Um deles é a coenzima Q10. Devido às suas propriedades antioxidantes, ela protege a pele contra a ação dos radicais livres, que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são uma das principais causas do envelhecimento da pele e da perda de elasticidade. *
Portanto, o uso de coenzima Q10 tem como objetivo proteger a pele contra os efeitos do envelhecimento e dos agentes oxidativos. Sua ação antioxidante ajuda na hidratação, retardando a perda de elasticidade e a formação de linhas de expressão. * *
O ômega 3 é outro suplemento bastante popular devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Tem sido demonstrado sua eficácia na prevenção e no tratamento de doenças como psoríase, dermatite atópica, acne e úlceras cutâneas, conforme demonstrado pelo estudo de revisão.
Diversos benefícios do uso de ômega 3 para a pele foram identificados, incluindo seu alto perfil de segurança, baixo custo e facilidade de suplementação. Seu uso foi associado à melhoria das condições inflamatórias da pele e ao tratamento adjuvante para acne.
Além disso, foi observada uma redução na incidência de câncer de pele e uma diminuição na gravidade dos efeitos colaterais mucocutâneos associados a medicamentos com a suplementação de ômega 3.
Os cuidados com a hidratação para pele são fundamentais para a manutenção da saúde cutânea e a prevenção do aparecimento de linhas de expressão e rugas, além de evitar o envelhecimento precoce.
Referências
- PAZ, Thaiana da Silva et al. Ativos hidratantes e suas funções. XX Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.
- Thomsen BJ, Chow EY, Sapijaszko MJ. The Potential Uses of Omega-3 Fatty Acids in Dermatology: A Review. J Cutan Med Surg. 2020 Sep/Oct;24(5):481-494. doi: 10.1177/1203475420929925. Epub 2020 May 28. PMID: 32463305.
- Žmitek K, Pogačnik T, Mervic L, Žmitek J, Pravst I. The effect of dietary intake of coenzyme Q10 on skin parameters and condition: Results of a randomised, placebo-controlled, double-blind study. Biofactors. 2017 Jan 2;43(1):132-140.
- DE SALES, Eliane Alves. A EFICÁCIA DOS NUTRICOSMÉTICOS NO TRATAMENTO DA PELE, DURANTE.
- Cirilli I, Damiani E, Dludla PV, Hargreaves I, Marcheggiani F, Millichap LE,et al. Role of Coenzyme Q10in Health and Disease: An Update on the Last 10 Years (2010-2020). Antioxidants (Basel). [Internet].2021 Ago[Citado2022 jun.20];10(8):1325.
- JORGE, Isabella. Principais Considerações e Achados Clínicos da Aplicação do Plasma e Coenzima Q10 para a Blefaroplastia: Uma Revisão Sistemática. BWS Journal, v. 5, p. 1-12, 2022.
- Rinnerthaler M, Bischof J, Streubel MK, Trost A, Richter K. Oxidative stress in aging human skin. Biomolecules. 2015 Apr 21;5(2):545-89.
- DE SOUZA POSSELT, Eduarda et al. APLICAÇÃO DA NANOCIÊNCIA E COENZIMA Q10. ANAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 20, n. 20, 2023.
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.
Artigo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.