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Veja as 5 melhores vitaminas para a pele e onde encontrar

Existe uma série de cosméticos e tratamentos para a pele disponíveis nos dias de hoje, mas o que não podemos esquecer é que a beleza da pele vem de dentro para a fora! Os melhores cuidados com a pele estão relacionados aos hábitos alimentares e ao consumo de vitaminas boas para a pele presentes na alimentação. Aqui, apresentaremos uma lista com as melhores vitaminas para a pele! Assim, você conseguirá incluir esses incríveis nutrientes no seu cardápio diário para amenizar os efeitos indesejáveis que podem estar abalando a sua autoestima.

O que são vitaminas?

Podemos definir as vitaminas como compostos orgânicos. Especificamente, são nutrientes essenciais para a saúde e que o organismo necessita em pequenas quantidades para funcionar normalmente. O corpo humano não consegue produzir vitaminas de forma endógena, isto é, por conta própria, e por isso, elas devem ser obtidas via alimentação ou como tipos de suplemento para cabelo, unha e pele, por exemplo. Entre as funções das vitaminas estão:

  • proteção e defesa das células;
  • atuação como cofatores para reações do metabolismo energético;
  • ação antioxidante e anti-inflamatória.

Categorias de vitaminas

As vitaminas são divididas em duas categorias: lipossolúveis e hidrossolúveis. Isso significa que para que sejam metabolizadas, elas dependem de outras substâncias que não podem faltar na dieta: água e lipídios. Embora essa informação seja mais técnica, um dos motivos para ter conhecimento sobre ela envolve otimizar a absorção de vitaminas e, assim, ter uma melhor atuação dos nutrientes.

As vitaminas lipossolúveis são solúveis em lipídios e outros solventes orgânicos, porém, não são solúveis em água. Melhor explicando, para serem absorvidas, esse tipo de vitamina necessita da presença de gorduras, além da bile e do suco pancreático. Essas vitaminas ficam armazenadas no fígado e no tecido adiposo. São elas: vitamina A, D, E, e K.

Já as vitaminas hidrossolúveis, como o nome mesmo já diz, são solúveis em água. A absorção e excreção são mais rápidas, visto que não ficam armazenadas em nenhum órgão. Por isso, é necessário uma atenção na ingestão no dia a dia. São encontradas na maioria dos diversos alimentos, veja exemplos:

  • ácido ascórbico, mais conhecida como vitamina C;
  • vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico e colina.

Quais são as melhores vitaminas para a pele?

As vitaminas boas para a pele possuem diferenciais cruciais que impactam diretamente no funcionamento do organismo. Elas desempenham papéis chave na formação, manutenção da pele e proteção contra os raios ultravioleta (UV). Para aqueles que buscam um cuidado ainda mais completo, as gomas para cabelo, pele e unha surgem como uma alternativa saborosa e prática, complementando a nutrição e saúde dessas regiões. Continue a leitura e confira a lista com as melhores vitaminas para a pele e suas fontes logo abaixo:

  • vitamina A;
  • vitamina C;
  • vitamina D;
  • vitamina E;
  • biotina (B7).

1. Vitamina A

A vitamina A é encontrada tanto em alimentos de origem animal, na forma de retinol, como em alimentos de origem vegetal, na forma de carotenoides, incluindo o betacaroteno. Todos esses formatos são convertidos em vitamina A no corpo. Classificada como uma vitamina lipossolúvel, armazenamos ela por mais tempo. Essa vitamina contribui para o processo de formação da pele e é fundamental para que a função celular das mucosas e da pele se mantenha íntegra. Outro benefício dessa vitamina para a pele é que ela ajuda a reparar o epitélio ou tecido celular.

São exemplos de alimentos ricos em vitamina A: mamão, manga, caju, goiaba, cenoura, batata doce, abóbora, moranga, couve, espinafre, fígado, óleo de fígado de peixe e ovos. Acredita-se que os carotenos dos vegetais contribuem com cerca de 68% dessa vitamina na dieta. O betacaroteno é um carotenoide conhecido como pró-vitamina A, um importante antioxidante. A importância do betacaroteno para a pele está diretamente relacionada com a ação de fotoproteção, ou seja, proteção da pele contra os raios UV. Além disso, também é considerado um promissor anti-aging.

2. Vitamina C

À medida que a pele envelhece, a derme vai se tornando fina, pois o colágeno reduz. Essas alterações são aceleradas pela exposição aos raios UV, que, após certo tempo, estimulam a formação de radicais livres. Eles são altamente reativos e podem participar de efeitos colaterais indesejáveis, como danos celulares ao organismo e outros relacionados ao envelhecimento precoce da pele.

A vitamina C é uma das vitaminas boas para a pele que se destaca. Ela pode ser consumida pela alimentação ou usada em cosméticos. É considerada um potente antioxidante. Sua principal ação está na biossíntese de colágeno, que é responsável pela elasticidade, firmeza e sustentação da pele, ou seja, essencial para manter a cútis firme e jovem. Além de ajudar na formação de colágeno, a vitamina C também inibe a colagenase, uma enzima que degrada o colágeno do organismo.

A vitamina C está presente em diversas frutas, tais como acerola, laranja, limão, caju e kiwi, além de ser encontrada em vegetais como a couve, por exemplo. Uma ótima opção para incorporar essa vitamina essencial é através do consumo do suco verde, que é rico em fibras, minerais e vitaminas. 

3. Vitamina D

A vitamina D, também conhecida como calciferol, é um nutriente essencial para a nossa saúde. Ela é produzida no corpo pela ação fotolítica dos raios UV na pele. Além de ser uma das melhores vitaminas para pele, uma das suas principais ações é a fixação do cálcio nos ossos, sendo indispensável para a saúde óssea. A vitamina D consegue acelerar a renovação da derme porque cerca de 90% dessa substância é produzida na própria pele, conforme os raios ultravioletas transformam o colesterol na substância. As principais ações dessa vitamina para a pele são:

  • redução dos danos causados ao DNA pela radiação solar e o eritema;
  • estimular a cicatrização e reparação tecidual;
  • potencializar a renovação da epiderme (a camada mais externa da pele);
  • controlar os fatores de crescimento;
  • acelerar a recuperação da barreira cutânea.

4. Vitamina E

Classificada e chamada também de tocoferol, é uma vitamina lipossolúvel, considerada um antioxidante devido às suas propriedades no organismo. Além das propriedades antioxidantes, a vitamina E está associada à promoção da formação de fibras elásticas e colágenas na pele e o auxílio para manter a hidratação natural.

Ela é muito importante para a oxigenação e, portanto, nutrição de todo o organismo. O efeito disso na membrana celular tem reflexo no corpo todo, e faz dela uma vitamina boa para a pele, cabelos e unhas. É possível encontrá-la em vegetais — principalmente os verde-escuros — , oleaginosas, como nozes, castanha-do-Pará, avelã e amêndoas, óleos vegetais, sementes de girassol e gergelim, ovos, abacate e açaí. Estudos científicos relatam suas ações para:

  • funcionamento muscular;
  • metabolismo do fígado;
  • sistema imune, protegendo-o de agentes infecciosos;
  • sistemas de reprodução e fertilidade.

5. Biotina

A biotina, também conhecida como vitamina B7, faz parte das vitaminas do complexo B. Ela atua como coenzima no metabolismo energético, ou seja, participa de muitas reações no organismo.

Desempenha um papel importante na manutenção da saúde dos cabelos, unhas e pele. Para resultados benéficos na melhora da pele se faz necessária a ingestão de biotina através da alimentação. A B7 pode ser encontrada no amendoim, avelã, amêndoa, castanha-de-caju, farelo de trigo, farelo de aveia, nozes e ovo cozido.

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Conteúdo escrito por Priscila Berté. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Ciências Farmacêuticas com enfoque em plantas medicinais e compostos bioativos. Inscrita no CRN10-2845.

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