Atualizado em 22 de Abril de 2025
Criado por Joana Mazzochi - Nutricionista

Saiba como usar o feno grego para aumentar a massa muscular


Desenvolver massa muscular é um processo que exige empenho, disciplina e tempo. A combinação entre a alimentação balanceada e o treinamento de resistência, é reconhecida por levar ao crescimento muscular de forma eficaz. No entanto, muitos procuram ir além do convencional, buscando estratégias para otimizar esse processo.
Nesse contexto, o uso de uma variedade de suplementos tem ganhado destaque como uma ferramenta para a hipertrofia muscular. Entre eles, estudos têm apontado os efeitos do feno grego na musculação, o tornando um possível aliado para potencializar os resultados na academia.
Acompanhe o que as evidências sustentam a respeito de como usar o feno grego para aumentar a massa muscular.
Conheça a relação entre o Feno-Grego e a massa muscular
Considerada como uma erva medicinal na medicina tradicional chinesa há séculos, o feno grego apresenta em sua composição uma grande quantidade de fibras e compostos bioativos.
Suas sementes e folhas contemplam inúmeras propriedades benéficas à saúde, como: antiinflamatórias, antioxidantes, hipoglicemiantes, expectorantes, galactagogas e outras. *
Por ser uma planta repleta de componentes que trazem benefícios ao organismo, diversos artigos discutem sua utilidade na redução do colesterol e risco cardiovascular, controle de diabetes, proteção estomacal, prevenção contra o envelhecimento cutâneo e problemas femininos de ordem hormonal, como sintomas da menopausa e TPM. *
Entretanto, um dos assuntos de maior relevância que vem sendo estudado, é como usar o feno grego para aumentar a massa muscular. Devido ao seu efeito androgênico e anabólico confirmado por estudos *, o feno grego pode atuar como um composto natural com poder de promover o aumento da testosterona e, consequentemente, melhorar o perfil hormonal para o aumento da massa muscular. No entanto, esse aumento de testosterona é bastante sutil, especialmente nas mulheres.
Essa propriedade tem levado diversas empresas a incorporarem o feno grego aos suplementos alimentares que visam potencializar a hipertrofia muscular. Como é o caso do Testofen - um extrato registrado de feno grego, frequentemente utilizado em suplementos com a alegação de aumentar os níveis de testosterona e melhorar a saúde sexual e a performance física.
Entretanto, é fundamental esclarecer que os estudos a respeito de que o uso de feno grego aumenta a massa muscular, assim como as demais afirmações sobre seus benefícios à saúde, ainda estão sendo realizados e mais pesquisas são necessárias para confirmar totalmente sua eficácia.
Benefícios do feno grego na musculação
Para otimizar os resultados da musculação, muitas pessoas acabam optando pelo uso exógeno do hormônio anabolizante conhecido como testosterona - o qual contribui para o aumento da massa magra, porém acaba gerando inúmeros efeitos colaterais maléficos à saúde, especialmente no longo prazo.
Para tanto, pesquisadores têm se dedicado ao estudo de compostos que possam promover o aumento de testosterona, sem gerar essa cascata de efeitos colaterais, como é o caso do fito anabolizante feno grego.
Um artigo de revisão compilou os dados de diversos ensaios clínicos randomizados que utilizaram o extrato de feno grego e concluiu o aumento significativo na testosterona sérica total daqueles que consumiram o composto.
Outro estudo de revisão corroborou com o achado, ao concluir que, dos extratos de ervas testados, aqueles produzidos a partir das sementes de feno grego foram um dos únicos a produzirem efeitos positivos sobre o aumento da concentração de testosterona em homens.
Portanto, o feno grego tem demonstrado efeitos positivos para aqueles que buscam aumentar a massa muscular, porém, conforme comentado, ainda são necessários mais estudos para poder afirmar seu efeito.
Como consumir feno grego e auxiliar o ganho de massa muscular
Para que o ganho de massa muscular ocorra, é importante garantir os três principais fatores promotores da hipertrofia: treino de força + dieta adequada + sono de qualidade.
Uma vez que esses tópicos estejam devidamente implementados, com auxílio de profissionais educador físico e nutricionista, é possível utilizar outras estratégias para otimizar o processo, como incorporar o feno grego na dieta.
Como usar o feno grego para aumentar a massa muscular: seu consumo pode ser feito por meio de suplemento alimentar - conforme recomendação nutricional ou instruções do rótulo do produto - ou através do preparo de chá de feno grego.
Para fazer o chá, basta ferver uma xícara de água para 2 colheres de chá de semente de feno grego, coar e beber quando estiver morno.
Aproveite e veja também
Cuidados e contraindicações
O consumo de feno grego pode desencadear efeitos colaterais em algumas pessoas, tais como distúrbios digestivos, hipoglicemia, tremores, palpitações e reações alérgicas.
Não é aconselhável o uso de feno grego durante a gravidez devido ao seu potencial estimulante e abortivo. Além disso, não deve ser utilizado por pacientes com histórico oncológico, diabetes, ou que estejam em tratamento com insulina ou outros medicamentos para controle da doença, assim como por crianças.
É recomendável interromper o consumo de feno grego antes de qualquer procedimento cirúrgico, pois pode aumentar o risco de hemorragia durante e após a cirurgia.
Referências
- Sun W, Shahrajabian MH, Cheng Q. Fenugreek Cultivation with Emphasis on Historical Aspects and its uses in Traditional Medicine and Modern Pharmaceutical Science. Mini Rev Med Chem. 2021;21(6):724-730.
- Mansoori A, Hosseini S, Zilaee M, Hormoznejad R, Fathi M. Effect of fenugreek extract supplement on testosterone levels in male: A meta-analysis of clinical trials. Phytother Res. 2020 Jul;34(7):1550-1555.
- SMITH, Stephen J. et al. Examining the effects of herbs on testosterone concentrations in men: A systematic review. Advances in nutrition, v. 12, n. 3, p. 744-765, 2021.