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Massa magra e massa muscular: qual a diferença?

No universo da saúde, massa muscular e massa magra são termos usados como sinônimos com frequência. No entanto, massa magra e massa muscular são coisas diferentes. A massa magra é toda massa livre de gordura, enquanto a massa muscular é um tipo de massa magra que se refere somente ao tecido muscular. 

Ambas são valiosas para a saúde e longevidade e é muito importante saber como preservá-las ao longo da vida. Quer entender melhor? Continue lendo esse artigo para saber!

O que é massa magra

Massa magra, se refere a toda massa livre de gordura do corpo. A massa magra é a soma de todos os tecidos no corpo que não incluem gordura. Dito isso, a massa magra inclui:

  • massa muscular;
  • massa óssea;
  • água;
  • órgãos.

A massa magra é super importante para o funcionamento do corpo, pois os músculos desempenham um papel essencial em várias funções, os ossos dão suporte estrutural e a hidratação também é fundamental. 

O aumento da massa magra pode contribuir para um metabolismo mais eficiente, maior força e melhor saúde geral. 

Então, quanto mais massa magra melhor? Mais ou menos isso. Na verdade, manter uma proporção adequada de massa magra em relação à gordura corporal é o mais importante.

O que é massa muscular

Já a massa muscular é um tipo de massa magra e se refere ao volume de tecido muscular no corpo, que é composto pelas fibras musculares responsáveis ​​pela força e movimento. 

É sabido que os músculos são vitais para várias funções físicas, incluindo a locomoção, a postura e o suporte estrutural das articulações, além de desempenharem um papel essencial nos processos metabólicos, saúde e longevidade. 

Por isso, aumentar a massa muscular pode melhorar muito mais do que a força, mas pode aumentar a taxa metabólica e contribuir para uma saúde geral melhor. 

A manutenção e o aumento da massa muscular são conquistados por meio de exercícios físicos regulares e treinamento de resistência, juntamente com uma dieta para ganhar massa muscular adequada em proteínas.

Diferença de massa magra e massa muscular

A massa magra é um conjunto de vários tecidos livres de gordura, enquanto a massa muscular é um tipo de massa magra. De forma resumida, a diferença entre massa magra e massa muscular é:

  • Massa muscular: é o tecido que compõe seus músculos, responsável pela força, movimento e metabolismo.
  • Massa magra: é tudo no seu corpo, exceto gordura, incluindo músculos, ossos, órgãos e água.

Qual delas é mais importante? Massa magra ou massa muscular? Ambas são! Manter uma boa quantidade de massa magra e de massa muscular em relação a massa de gordura é fundamental para a saúde.

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Como ganhar massa muscular?

Afinal, o que faz ganhar massa muscular? Treino de força, nutrição adequada e paciência. Desenvolver massa muscular é um processo gradual que envolve tanto exercícios de resistência quanto uma alimentação adequada para o objetivo de hipertrofia muscular

O ponto mais importante do ganho de massa muscular é o treinamento de força regular, como por exemplo a musculação. Treinar regularmente é fundamental para estimular o crescimento muscular ao causar microlesões nas fibras musculares, que, ao se repararem, aumentam em tamanho e também é uma forma de como ganhar força. Para que isso ocorra, o treino tem que ser pesado! Nada de treino "fofo".

Mas esse processo não se consolida sem uma alimentação adequada, por isso, em paralelo aos exercícios, a nutrição desempenha um papel crucial. No contexto da hipertrofia, o consumo adequado de proteínas é fundamental, pois fornece os aminoácidos necessários para a reconstrução muscular. 

Em adição a alimentação, alguns suplementos podem ser úteis para complementar o ganho de massa muscular. Nesse quesito, a creatina é um dos suplementos mais populares entre atletas, fisiculturistas e praticantes de musculação em geral.

A creatina ajuda a aumentar a produção de ATP, a principal fonte de energia durante atividades de alta intensidade, permitindo treinos mais longos e intensos, o que pode ajudar a acelerar o ganho de massa muscular. 

Com o crescimento da popularidade da creatina, hoje existem numerosas evidências científicas sobre a sua eficiência no processo de ganho de massa muscular:

  • Um estudo de revisão comprovou que a creatina é uma forma eficaz de suplementação para promover o crescimento muscular, desde que acompanhada por treinamento adequado.
  • Outro estudo indica que a creatina afeta diretamente o processo de formação de tecido muscular, por meio da síntese de proteínas musculares na chamada via mTOR.
  • Um estudo realizado com o público feminino, que tem uma tendência natural a dificuldade de desenvolver músculos, apontou que a suplementação de creatina auxilia no aumento de força e potência muscular das mulheres. Esse efeito ajudou nos resultados de hipertrofia feminina.

E não se pode esquecer da água! A hidratação adequada é um componente importante do processo de ganho de massa muscular.

Agora que você sabe qual é a diferença entre massa magra e massa muscular, saberia responder qual das duas você mais precisa desenvolver para ter mais saúde?

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Texto criado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

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