Atualizado em 30 de Abril de 2025

Criado por Joana Mazzochi - Nutricionista

Carregando...

Cólica intestinal: sintomas, causas e como aliviar

causas da cólica intestinal

A cólica intestinal é uma dor aguda em forma de aperto forte na região do abdômen. Essa cólica pode ser provocada por problemas digestivos pontuais, como excesso de gases, constipação ou diarreia, ou por condições mais graves, como Doença de Crohn, Síndrome do Intestino Irritável ou apendicite, por exemplo.

A cólica intestinal tende a durar apenas algumas horas, enquanto o alimento permanece em trânsito pelo intestino, em casos como uma infecção alimentar ou uma reação ao consumo de alimentos fermentáveis.

Por outro lado, em casos como doenças intestinais, diverticulite e apendicite, a cólica intestinal pode durar por mais tempo, só melhorando quando existe um tratamento médico adequado.

Por ser uma resposta inflamatória local, as cólicas intestinais funcionam como um sinal de alerta de que algo não está indo bem. Por isso, é importante entender suas causas e sintomas, assim como procurar ajuda de um médico gastroenterologista quando necessário.

Sintomas da cólica intestinal

Os sintomas da cólica intestinal podem variar de pessoa para pessoa. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • dor ou desconforto abdominal;
  • inchaço abdominal;
  • gases;
  • diarreia ou constipação;
  • náusea e vômito;
  • perda de apetite;
  • fadiga, cansaço e falta de energia.

O que causa cólicas intestinais?

Existem várias causas possíveis para a cólica intestinal, incluindo:

  • Síndrome do intestino irritável (SII): é uma condição crônica que afeta o trato gastrointestinal e pode causar cólicas abdominais, diarreia e/ou constipação.
  • Intolerâncias alimentares: a intolerância a certos alimentos, como laticínios, trigo ou glúten, pode levar a sintomas de cólica intestinal, como mostram pesquisas.
  • Inflamação intestinal: a inflamação do trato gastrointestinal, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, pode causar cólicas abdominais, diarreia e outros sintomas relacionados.
  • Infecções gastrointestinais: infecções bacterianas, virais ou parasitárias podem causar cólicas intestinais, diarreia e outros sintomas na região.
  • Estresse: o estresse pode afetar o sistema digestivo e levar a cólicas intestinais e outros sintomas gastrointestinais.
  • Câncer colorretal: embora raro, o câncer colorretal pode causar cólicas intestinais e outros sintomas.
  • Outras condições médicas: endometriose, cálculos biliares e pancreatite podem causar cólicas intestinais.

Se estiver experimentando cólicas intestinais, é importante procurar orientação médica de um gastroenterologista para avaliar sua condição e entender qual é a causa.

Como aliviar cólica intestinal?

Para aliviar as cólicas intestinais, algumas técnicas podem ser aplicadas a fim de relaxar a musculatura local e amenizar os sintomas. Confira algumas formas práticas e rápidas para o alívio da dor:

  • compressa de água quente: usar uma bolsa de água quente na área dolorida auxilia no relaxamento da musculatura do intestino e alivia as cólicas intestinais;
  • medicamentos para dor: consumir analgésicos ou anti colinérgico mediante orientação médica;
  • massagens circulares: massagear delicadamente a região também pode ajudar a relaxar a musculatura e pode ser uma boa opção para quem está sofrendo de cólica intestinal causada por gases e/ou constipação;
  • refeições leves: evitar o consumo de alimentos irritantes do intestino, como açúcar, lácteos e cafeína, dar preferência para refeições leves, como arroz e batata cozidos, peito de frango e frutas sem casca;
  • chás calmantes e digestivos: chás como camomila, boldo e espinheira santa podem auxiliar na digestão e aliviar os sintomas de dor e desconforto de uma cólica intestinal leve.

Já no longo prazo, estudos mostram que uma dieta rica em fibras pode ajudar a tratar diferentes causas de cólica intestinal, como a Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa, até prevenir certos tipos de câncer e outros problemas intestinais relacionados às cólicas. 

Por isso, adicioná-las à dieta através de alimentos fibrosos, prebióticos ou suplemento de fibras pode ser uma ótima ideia. 

Aproveite e veja também

Quando a cólica intestinal é preocupante?

A cólica intestinal, na maioria das vezes, é uma condição passageira e sem graves consequências. No entanto, em alguns casos, ela pode ser um sinal de que algo mais sério está acontecendo no organismo e requer atenção médica.

Portanto, é importante estar atento aos sinais de alerta: desconforto persistente, dor abdominal intensa e que não melhora com medidas terapêuticas ou que apenas alivia temporariamente, mas retorna com intensidade. 

Se a cólica intestinal vier acompanhada de vômito, presença sangue nas fezes, diarreia contínua e febre, é fundamental consultar um gastroenterologista o quanto antes.

Foto de Joana Mazzochi Aguiar

Conteúdo criado por especialista:

Joana Mazzochi Aguiar

Nutricionista

Este artigo foi escrito por Joana Mazzochi Aguiar, nutricionista (CRN 10 – 10934), formada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É especialista em Atendimento Nutricional para Cirurgia Bariátrica e atualmente cursa pós-graduação em Saúde da Mulher e Estética pela VP – Centro de Nutrição Funcional, uma das instituições mais renomadas da área. Seu trabalho é guiado pelos princípios da nutrição funcional e do cuidado integral à saúde feminina.

Saiba mais sobre Joana Mazzochi Aguiar