Cólica antes da menstruação é normal?
Muitas mulheres que sofrem com a cólica antes da menstruação foram ensinadas que esse é um sintoma normal e que faz parte do período menstrual sentir dores locais nos dias que antecedem o início do ciclo.
Porém, com o avanço da medicina foram sendo descobertos diversos problemas de saúde feminina relacionados à fortes cólicas antes da menstruação, como a Síndrome dos Ovários Policísticos e a Endometriose.
Também foram associadas diversas carências nutricionais e anomalias fisiológicas à dor de cólica antes da menstruação - trazendo um contraponto se esse sintoma realmente é algo normal ou é um indicativo de um problema.
Para saber mais, confira abaixo tudo sobre o tema e o que tomar para cólica antes da menstruação.
Entenda o que são cólicas menstruais
A cólica antes da menstruação, também conhecida como dismenorréia, trata-se de uma dor na região da pelve, provocada pelas contrações do útero, que está “se preparando” para o início de mais um ciclo.
Esse sintoma é uma queixa comum nas clínicas ginecológicas e costuma aparecer em cerca de 90% das mulheres em idade reprodutiva, que podem sentir as dores da cólica antes da menstruação ou durante.
Destas mulheres que apresentam cólicas menstruais, em torno de 10% dos casos a dor é extremamente intensa e vem associada a outros sintomas, como dor de cabeça, lombar, enjoo e vômito, considerada uma cólica incapacitante.
Saiba mais sobre
CÚRCUMA
A cúrcuma é uma raiz conhecida milenarmente, sendo hoje uma das plantas mais pesquisadas da história, com mais de 13 mil estudos científicos associados aos seus benefícios. A cúrcuma da Ocean Drop vem em cápsulas e possui formulação com extrato padronizado em 95% de curcuminoides. Ainda conta com Óleo de Linhaça para uma melhor absorção dos compostos bioativos, incluindo a curcumina.
É normal sentir cólica antes da menstruação?
A cólica menstrual pode ser classificada clinicamente de acordo com a intensidade da dor, presença de outros sintomas associados, período em que ocorre - se é sentida a cólica antes da menstruação ou durante - assim como existência de alguma doença associada.
A cólica menstrual dita como primária ou essencial, aparece quando não há uma doença associada, iniciando-se na adolescência, 2 a 3 anos após a primeira menstruação, coincidindo com o início dos ciclos menstruais ovulatórios.
Apesar de incômoda, esse tipo de cólica antes da menstruação é normal e não traz motivos para preocupação. Porém, há formas de aliviar os sintomas para se ter maior qualidade de vida.
Já a cólica menstrual secundária é um sintoma relacionado à presença de doença pélvica, como endometriose, adenomiose e doença inflamatória pélvica crônica. Costuma manifestar-se tardiamente, ao redor dos 25 anos, e tende a piorar se a doença subjacente não for tratada.
Causas da cólica antes da menstruação
Por muito tempo, não se sabia exatamente a causa das cólicas antes da menstruação e diversas teorias foram surgindo para tentar explicar esse sintoma tão comum entre mulheres na fase fértil.
Até que, em 1970, pesquisas clínicas demonstraram o que causa a cólica menstrual: o endométrio, a camada de tecido que reveste internamente o útero, passa um período do ciclo menstrual se preparando para uma possível gestação e, quando ela não ocorre, ele descama e é expulso por meio da menstruação.
Para que ele se desprenda, o útero inicia diversas contrações musculares para auxiliar nesse processo, o que provoca as dores conhecidas por cólicas, que podem surgir antes ou durante a menstruação. Ainda há mulheres que sentem em outros períodos do ciclo.
Essas contrações na musculatura intra uterina são mediadas por substâncias como prostaglandina, vasopressina e prostaciclinas, que agem nas fibras musculares e aumentam a frequência e intensidade das contrações musculares, resultando nas cólicas antes da menstruação ou durante o período.
Aproveite e veja também
Como aliviar a cólica antes da menstruação?
Há algumas formas de aliviar a cólica antes da menstruação. Elas podem ser feitas durante o tratamento, com o intuito de aliviar a crise de dor instantânea, ou pode ser feita previamente, para prevenir e tratar casos de cólica constantes.
1. Atividade física
Uma forma de melhorar os quadros de cólica no longo prazo, é por meio da prática rotineira de atividades físicas. O estímulo do exercício estimula a vasodilatação, o que melhora a irrigação sanguínea nos músculos e alivia as contrações do útero, responsáveis pelas cólicas. Os neurotransmissores liberados no exercício também têm ação analgésica, ou seja, aliviam dores e desconfortos.
Não é recomendado praticar atividades físicas intensas durante a crise de dor, o ideal é manter a rotina de exercícios para prevenir os quadros.
2. Alimentação anti inflamatória
O período menstrual será fortemente influenciado pela rotina levada no ciclo anterior. Ou seja, os hábitos de vida seguidos no período que precede a menstruação, irão ditar muito de como ela será - especialmente se haverá cólica antes da menstruação ou durante, assim como outros sintomas.
Durante o processo menstrual, há uma pequena inflamação local, mediada por substâncias químicas liberadas pelos tecidos intra uterinos que provocam cólica. Por isso, um organismo já previamente inflamado por uma alimentação rica em ultraprocessados, açúcares, gordura saturada e álcool, tende a sofrer mais nesses momentos.
Portanto, a adoção de uma alimentação rica em compostos antiinflamatórios, irá contribuir muito para o alívio e tratamento dos sintomas de cólica antes da menstruação e no período, como demais sintomas.
Ainda, segundo pesquisas, o impacto de uma dieta anti inflamatória é extremamente positivo em casos de endometriose e adenomiose, doenças que provocam fortes cólicas.
Estudos também apontam que a adoção de dieta vegetariana pobre em gorduras reduz a frequência e intensidade da cólica menstrual e demais sintomas da tensão pré-menstrual.
Além do alimento, a suplementação de compostos anti inflamatórios, como o ômega 3 *, a cúrcuma * e a vitamina D * também têm demonstrado ótimos resultados redução nos sintomas de cólica antes da menstruação.
3. Calor local
Seja através do uso de bolsas de água quente, pano úmido aquecido ou uma banho morno, a aplicação de calor no local promove o relaxamento muscular e reduz a atividade de contrações uterinas que provoca a cólica antes da menstruação, sendo uma ótima alternativa para reduzir os sintomas durante a crise.
4. Acupuntura
Outra alternativa que tem apresentado resultados favoráveis é o uso da acupuntura como tratamento alternativo a diversas sensações dolorosas, incluindo a cólica antes da menstruação.
Na acupuntura são feitas aplicações de pequenas agulhas em locais específicos do corpo, onde são encontradas terminações nervosas e fibras musculares, sendo uma técnica recorrente para tratamento de dor provocada por tensão, como as cólicas menstruais.
5. Tratamento medicamentoso
Seja por meio de analégicos, antiinflamatórios não hormonais e anticoncepcionais orais, a medida farmacológica costuma ser empregada no momento da dor, para alívio instantâneo dos sintomas, ou quando há um quadro recorrente e intenso de cólica antes da menstruação ou durante, cujo médico julgue necessária a intervenção medicamentosa, inclusive através da regulação do ciclo por meio de anticoncepcionais.
Para introduzir o uso de medicamentos para cólica antes da menstruação, é necessário passar por uma avaliação médica ginecológica e compreender qual o melhor método para cada caso.
Quando procurar ajuda médica?
Em casos de cólica forte antes da menstruação, ou durante o período, onde há dores muito intensas, constantes e associadas a outros sintomas, como cefaléia, enjôo, vômito, alterações intestinais e desmaio, é recomendado procurar ajuda médica.
Casos de dor intensa e persistente, precisam de investigação ginecológica para diagnóstico, pois podem apontar para doenças como endometriose ou doença inflamatória pélvica, as quais necessitam de suporte clínico e uso de medicação e medidas sintomáticas.
Referências
- Bahrami A, Avan A, Sadeghnia HR, Esmaeili H, Tayefi M, Ghasemi F, Nejati Salehkhani F, Arabpour-Dahoue M, Rastgar-Moghadam A, Ferns GA, Bahrami-Taghanaki H, Ghayour-Mobarhan M. High dose vitamin D supplementation can improve menstrual problems, dysmenorrhea, and premenstrual syndrome in adolescents. Gynecol Endocrinol. 2018 Aug;34(8):659-663.
- Peng Y, Dong BH, Jiang YX, Wu J, Cao MY, Hu CJ, Xu RC, Chen ZM. [Material basis and mechanism of Curcuma longa tuberous roots with and without vinegar processing in treating primary dysmenorrhea]. Zhongguo Zhong Yao Za Zhi. 2023 Feb;48(3):649-659. Chinese.
- Deutsch, F., de Mello Bianchi, P. H., Massaguer, A. A., Serafini, P. C., & Bozzini, N. Cólica Menstrual.
- GUIMARÃES, M. M. A. .; ARAÚJO, E. M. Q.; SANTOS JUNIOR , A. de F.; TRAVASSOS, A. G. Álvares. Impact of fatty acids essences on the supplementary therapeutic of primary dysmenorrhea: a review of clinical trials. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 14, p. e191101421732, 2021.
- FROTA, Lia de Almeida; FRANCO, Luíza Jácome. A Nutrição e suas implicações na endometriose. 2022
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.
Artigo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.