Carregando...

Chá verde emagrece? Mito ou verdade? Descubra agora!

O chá verde sempre se destacou como uma bebida saudável. Além de reconfortante, uma xícara desse chá supostamente oferece uma série de benefícios para a saúde, incluindo a perda de peso! 

Com propagandas e influenciadores falando o tempo todo sobre seus poderes emagrecedores, surge a questão: o chá verde pode ser usado para emagrecer? 

Aqui, vamos explorar essa temática e encontrar a resposta para essa questão! Continue lendo para saber mais.

Chá verde e o controle de peso

O chá verde contém uma variedade de compostos bioativos que podem influenciar positivamente o metabolismo e o controle do peso:

  • as catequinas, um tipo de antioxidante encontrado no chá verde, têm sido objeto de muitos estudos devido aos seus potenciais efeitos na perda de peso;
  • pesquisas apontam que esses compostos, juntamente com a cafeína naturalmente presente no chá verde, têm demonstrado aumentar a produção de calor pelo corpo. Esse processo é conhecido como termogênese;
  • o aumento temporário no metabolismo pode levar a uma queima maior de calorias, mesmo em repouso. Isso pode contribuir significativamente para a perda de peso ao longo do tempo.

Além disso, algumas pesquisas sugerem que as catequinas presentes no chá verde podem interferir na absorção de gordura pelo organismo. Elas podem inibir a atividade da lipase, uma enzima responsável pela quebra de gordura no trato digestivo, resultando em uma menor absorção de gordura dos alimentos. 

Outro mecanismo pelo qual o chá verde ajuda a emagrecer é através da supressão do apetite. Estudos indicam que o consumo de chá verde pode aumentar a atividade de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que estão associados à regulação do apetite e do humor. Como resultado, algumas pessoas relatam sentir-se mais satisfeitas e menos propensas a comer em excesso.

Propriedades e benefícios para a saúde

O chá verde é conhecido por suas propriedades antioxidantes, que são atribuídas principalmente às catequinas. Os antioxidantes ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Isso pode reduzir o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas. 

Além disso, a combinação de catequinas, cafeína e teanina presente no chá verde tem sido associada a uma série de benefícios para a saúde:

  • saúde do coração: estudos mostram que o consumo regular de chá verde está associado a uma redução do colesterol LDL (o "mau" colesterol) e dos triglicerídeos;
  • saúde cerebral: pesquisas apontam que compostos presentes no chá verde podem melhorar a função cognitiva, promovendo a atenção, o foco e a memória;
  • saúde da pele: os antioxidantes do chá verde podem ajudar a combater os sinais de envelhecimento da pele, de acordo com estudos;
  • saúde oral: algumas pesquisas sugerem que o chá verde pode ajudar a prevenir cáries dentárias e promover a saúde das gengivas devido às suas propriedades antimicrobianas.

Como tomar chá verde para emagrecer?

Para obter os benefícios do chá verde para a perda de peso, é importante consumi-lo de maneira adequada! Então, siga essas dicas para entender como fazer chá verde para emagrecer:

  • escolha um chá verde de boa qualidade, como o matchá da Ocean Drop. Ele é feito através da secagem das folhas da planta Camellia sinensis, e apresenta L-teanina, cafeína e propriedades antioxidantes em excelentes proporções;
  • prepare o chá corretamente, seguindo a receita de chá verde para emagrecer indicada pelos fabricantes do produto. Evite água fervente para não amargar a bebida e destruir suas propriedades benéficas;
  • consuma regularmente, incorporando uma ou duas xícaras de chá verde por dia em sua rotina. E lembre-se: escolha o melhor horário para tomar chá verde para emagrecer evitando as noites já que a bebida contém cafeína;
  • evite adição de açúcar ou adoçantes para manter o chá o mais saudável possível;
  • combine o consumo com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos para obter melhores resultados.

Aproveite e veja também

Mas afinal, chá verde ajuda a emagrecer?

Sim, o chá verde é bom para emagrecer

Ele age aumentando o metabolismo, suprimindo o apetite e reduzindo a absorção de gordura. No entanto, os resultados podem variar de pessoa para pessoa e devem ser combinados com um estilo de vida saudável!

Riscos do consumo em excesso

Embora geralmente seguro quando consumido com moderação, o chá verde pode apresentar alguns riscos quando consumido em excesso:

  • por conter cafeína, o consumo excessivo pode causar sintomas como nervosismo, insônia, tremores e palpitações cardíacas;
  • pode levar a distúrbios gastrointestinais, como irritação no estômago, azia, náuseas e diarreia;
  • pode interferir na absorção de ferro e outros minerais, levando a deficiências nutricionais em longo prazo;
  • embora raro, o consumo excessivo de chá verde tem sido associado a casos de toxicidade hepática em alguns relatos de casos.

É importante consumir o chá verde com moderação e estar ciente dos potenciais riscos, especialmente se você tiver sensibilidade à cafeína ou outros problemas de saúde. Sempre consulte um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças significativas em sua dieta ou estilo de vida!

Melhora da microbiota intestinal

Referências

Texto escrito por Thais Montin:
Jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na Rogue College. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.

 

Revisado por Rafaela Galvão:
Nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.