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Conheça os benefícios da corrida para o corpo e a mente

Muito mais que apenas um exercício físico, a corrida é uma prática que traz os mais diversos benefícios para o corpo e a mente. Além disso, é fácil de executar, é relativamente barato, e eficiente. 

Quem já pratica corrida relata que é uma atividade física que transcende os limites do corpo. Os efeitos da corrida se estendem para a mente, proporcionando mais clareza mental, equilíbrio emocional e sensação de conquista. 

E sim, correr emagrece e há diversos efeitos da corrida no corpo físico, mas é preciso saber que há muito mais sobre essa prática física. Saiba a seguir quais são os principais benefícios da corrida para o corpo e mente.

Principais benefícios da corrida para o corpo

Quando pensamos sobre quais os benefícios da corrida, logo se pensa no corpo físico, especialmente no emagrecimento. De fato, a corrida é uma atividade física que oferece uma série de benefícios notáveis para a saúde física e um dos seus principais atrativos é a capacidade de auxiliar na perda de peso.

Segundo relatado em estudos, os efeitos da corrida no corpo são:

  • aumento da queima calórica;
  • contribui para a perda de gordura;
  • contribui para definição muscular;
  • melhora a saúde cardiovascular;
  • melhora a circulação. 

Isso é um pouco do que a corrida faz com o corpo, mas tem muito mais! Em conjunto, esses fatores fazem da corrida uma atividade física completa e eficiente para melhorar a saúde física.

Corrida para a saúde mental

Quem diria que correr faz bem para o cérebro também? Estudos indicam que a corrida aumenta naturalmente o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro, o que ajuda a aumentar a clareza mental, a concentração e a capacidade de tomada de decisões. 

Além disso, a prática regular da corrida ajuda a controlar significativamente a ansiedade, graças à liberação de endorfinas. Outro ponto é a percepção de capacidade de realização que a corrida proporciona que contribui para a confiança em si mesmo. Nesse contexto, um estudo identificou que a corrida pode ser uma ferramenta terapêutica para uma série de condições psicológicas como depressão, ansiedade, tensão, alterações de humor, baixa auto-estima, etc. 

Assim, a corrida não apenas fortalece o corpo, mas correr faz bem para o cérebro e também oferece um refúgio para a mente.

Quando a corrida molda o corpo

A corrida trabalha diversos grupos musculares do corpo, promovendo uma série de mudanças físicas notáveis com a prática regular. Além disso, correr é um exercício cardiometabólico que impulsiona a perda de gordura e esse conjunto de fatores contribuem para a definição muscular. Então podemos dizer que a corrida define o corpo tornando-o mais forte e atlético.

Ao longo do tempo, estudos mostram que a prática regular da corrida pode levar a uma melhoria significativa na resistência cardiovascular e maior capacidade pulmonar. Em resumo, a corrida é um exercício completo que trabalha de maneira eficaz várias partes do corpo, resultando em uma aparência física mais atlética e em uma saúde geral aprimorada.

Nutrição e suplementação para quem corre

Para quem pratica corrida, melhorar o desempenho e recuperação é essencial e, nesse contexto, a dieta é fundamental! É muito importante manter uma dieta que forneça energia adequada, rica em carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Pouco antes de correr, é recomendado consumir refeições leves e ricas em carboidratos para ter energia para correr e manter o ritmo. Após a corrida, é importante priorizar a recuperação muscular com uma combinação de proteínas e carboidratos.

Além dos alimentos, os suplementos para corrida também podem contribuir para os benefícios da corrida se consolidarem. Suplementos como whey protein que são uma fonte de proteínas de fácil absorção, prática e conveniente, pode ser uma boa opção para recuperação muscular pós corrida.

A creatina para corrida, também pode ser um suplemento interessante. A creatina atua basicamente auxiliando na produção rápida de energia. Nesse contexto, estudos sugerem que a suplementação de creatina pode melhorar a recuperação muscular entre os treinos, permitindo que o corredor corra com mais frequência e intensidade.

Outro tipo de suplemento para corrida são os suplementos Pré Treino. Esses suplementos são formulados para fornecer um estímulo extra para o cérebro, melhorando a disposição, foco e sensação de energia. O pré treino deve ser consumido de 30 a 60 minutos antes da corrida e geralmente contêm uma combinação de ingredientes como:

  • cafeína;
  • beta alanina;
  • vitaminas e minerais;
  • nitratos;
  • carboidratos.

Antes de consumir um suplemento para corrida, é importante buscar orientação de um nutricionista ou médico do esporte para saber qual o suplemento mais adequado para você.

Cuidados essenciais para corredores

Um dos principais cuidados ao correr deve ser com a saúde das articulações, pois elas amortecem o impacto do corpo no chão durante a corrida.  Primeiramente, é crucial investir em um tênis adequado e confortável, que minimize o risco de lesões nos pés e nas articulações.

Outro cuidado ao correr deve ser realizar exercícios de mobilidade e alongamentos suaves antes de cada corrida. Durante a corrida, é importante manter uma postura adequada e respeitar os limites do próprio corpo. Variar os tipos de superfícies para evitar o excesso de impacto em uma área específica também pode ajudar a proteger as articulações.

Após a corrida, é fundamental alongar! Não subestimar a importância do alongamento é um dos cuidados essenciais para em corre. Por fim, o descanso e a recuperação são imprescindíveis, portanto busque alternar os dias de corrida e os dias de descanso. 

Ao seguir essas medidas preventivas, fica mais viável desfrutar de uma prática de corrida segura e sustentável.

Por fim, correr é uma jornada que fortalece não apenas o corpo físico, mas também a mente e o espírito. A cada passo, você descobre mais sobre a sua própria força e determinação. Portanto, permita que a corrida faça parte da sua vida também.

Referências

Texto escrito por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

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