Anticoagulantes naturais: quais são e seus benefícios
Importantes para evitar a formação de coágulos nos vasos sanguíneos, os anticoagulantes naturais, como alguns alimentos ou suplemento de ômega 3, por exemplo, são indicados para tratar e prevenir certas condições como infarto, acidente vascular cerebral, trombose, etc. Os anticoagulantes são conhecidos por "afinarem" o sangue e, podem ser encontrados naturalmente em alimentos, suplementos ou medicamentos.
É normal que o corpo necessite de um anticoagulante em função de alguma condição sanguínea ou, então, problemas com a coagulação. Infelizmente, essas condições são comuns e potencialmente prejudiciais ao organismo. Por isso é importante se prevenir! Conheça a seguir o que são os anticoagulantes naturais e como consumi-los.
Alimentos anticoagulantes que atuam como remédios naturais
Mas afinal, o que é o anticoagulante e qual o seu mecanismo de ação no organismo? A coagulação é um ação natural do sangue quando há algum trauma, responsável por causar sangramentos ou, até mesmo, hemorragia.
Como consequência, o sangue começa a “sair” dos vasos sanguíneos e criando uma barreira. Essa ‘’proteção’’ evita o aumento do sangramento e a hemorragia. Ou seja, a coagulação funciona como uma tampa que evita a saída do sangue.
Em alguns casos, esse processo de coagulação sanguínea não é favorável e, por isso, consumir nutrientes com ação anticoagulante é necessário. Alguns casos que precisam do efeito anti coagulação incluem:
- pessoas com trombose;
- pacientes que sofrem com fibrilação atrial;
- pessoas com risco de AVC ou infarto;
- pacientes com risco de embolia pulmonar.
Alimentos anticoagulantes que atuam como remédios naturais
O funcionamento do corpo humano é baseado na alimentação e nos nutrientes que o corpo recebe. Absolutamente tudo no organismo precisa de nutrientes para funcionar e, alguns alimentos têm o potencial de atuar em funções específicas do organismo.
Dito isso, há uma lista de alimentos que apresentam propriedades anticoagulantes, como:
- gengibre;
- pimenta caiena;
- cúrcuma ou açafrão da terra;
- alho.
Outros alimentos que também têm ação anticoagulante são o extrato de própolis verde e os alimentos fonte de ômega-3.
A ação anticoagulante do extrato de própolis verde está relacionada à presença de compostos bioativos, como flavonoides e ácidos fenólicos, que interferem na cascata de coagulação do sangue. Esses compostos podem inibir a agregação plaquetária e reduzir a formação de coágulos sanguíneos. Estudos científicos têm demonstrado que o própolis pode ajudar a prevenir a formação de trombos, que são coágulos sanguíneos indesejados que podem causar complicações sérias, como acidente vascular cerebral (AVC) e trombose venosa profunda.
Alimentos ricos em ômega 3
Existem três tipos principais de ômega-3: ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosa-hexaenoico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA). Os alimentos ricos em ômega-3 incluem:
-
Peixes gordos: Salmão, sardinha, cavala, atum e truta são excelentes fontes de EPA e DHA.
-
Sementes de chia e linhaça: Essas sementes são fontes vegetais de ALA, uma forma de ômega-3. Elas podem ser adicionadas a iogurtes, smoothies, saladas ou incorporadas em receitas de pães e bolos.
-
Nozes: Nozes, especialmente as nozes-pecãs, são uma boa fonte de ALA. Elas são lanches saudáveis e podem ser consumidas cruas, adicionadas a saladas ou usadas em diversas receitas.
-
Óleo de linhaça e óleo de canola: Esses óleos são boas opções para obter ômega-3 vegetal. Podem ser utilizados em temperos de saladas ou no preparo de pratos.
-
Abacate: Além de ser uma excelente fonte de gorduras saudáveis, o abacate também contém ômega-3 em pequenas quantidades. Adicionar fatias de abacate em sanduíches ou saladas pode contribuir para adquirir os benefícios do ômega-3 para saúde.
Benefícios dos anticoagulantes naturais
O principal benefício de um anticoagulante natural é "afinar o sangue’’, prevenindo o surgimento de coágulos em indivíduos com predisposição a algumas condições. Dessa forma, um anticoagulante natural ajuda o sangue a permanecer fluído para circular por todo o corpo.
Aproveite e veja também
Quando e como consumir anticoagulantes naturais
Pessoas com tendência à trombose e doenças circulatórias, podem e devem incluir nutrientes com potencial anticoagulante na dieta. Além dos alimentos, suplementos como ômega 3 também podem fazer parte da rotina de quem precisa dessa ação anticoagulante.
Além desse importante benefício, estudos revelam que o ômega 3 também é responsável por atuar na saúde do sistema cardiovascular e por combater a inflamação.
Melhora da sensibilidade à insulina
Cuidados e contra indicações
O principal cuidado é em relação aos riscos de hemorragia. Portanto, não é recomendado consumir qualquer medicação ou suplemento com efeito anticoagulante antes de um procedimento cirúrgico, por exemplo.
Desde que não seja consumido por pessoas que sofrem algum risco de hemorragia, o anticoagulante natural é um aliado da saúde. O seu consumo é uma excelente forma de prevenir os coágulos e manter a saúde da circulação.
Referências
- Vitamin E
- Anticoagulants: A Short History, Their Mechanism of Action, Pharmacology, and Indications
- Review of herbal medications with the potential to cause bleeding: dental implications, and risk prediction and prevention avenues
- Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Their Health Benefits.
- Omega-3 fatty acids and cardiovascular disease
- The Cardiovascular Therapeutic Potential of Propolis — A Comprehensive Review https://doi.org/10.3390/biology10010027