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Os melhores anticoagulantes naturais e seus benefícios

Importantes para evitar a formação de coágulos nos vasos sanguíneos, os anticoagulantes naturais, como alguns alimentos ou suplemento de ômega 3, por exemplo, são indicados para tratar e prevenir certas condições como infarto, acidente vascular cerebral, trombose, etc. Os anticoagulantes são conhecidos por "afinarem" o sangue e, podem ser encontrados naturalmente em alimentos, suplementos ou medicamentos.

É normal que o corpo necessite de um anticoagulante em função de alguma condição sanguínea ou, então, problemas com a coagulação. Infelizmente, essas condições são comuns e potencialmente prejudiciais ao organismo. Por isso é importante se prevenir! Conheça a seguir o que são os anticoagulantes naturais e como consumi-los.

Alimentos anticoagulantes que atuam como remédios naturais

Mas afinal, o que é o anticoagulante e qual o seu mecanismo de ação no organismo? A coagulação é um ação natural do sangue quando há algum trauma, responsável por causar sangramentos ou, até mesmo, hemorragia. 

Como consequência, o sangue começa a “sair” dos vasos sanguíneos e criando uma barreira. Essa ‘’proteção’’ evita o aumento do sangramento e a hemorragia. Ou seja, a coagulação funciona como uma tampa que evita a saída do sangue.

Em alguns casos, esse processo de coagulação sanguínea não é favorável e, por isso, consumir nutrientes com ação anticoagulante é necessário. Alguns casos que precisam do efeito anti coagulação incluem:

  • pessoas com trombose;
  • pacientes que sofrem com fibrilação atrial;
  • pessoas com risco de AVC ou infarto;
  • pacientes com risco de embolia pulmonar.

Alimentos anticoagulantes que atuam como remédios naturais

O funcionamento do corpo humano é baseado na alimentação e nos nutrientes que o corpo recebe. Absolutamente tudo no organismo precisa de nutrientes para funcionar e, alguns alimentos têm o potencial de atuar em funções específicas do organismo.

Dito isso, há uma lista de alimentos que apresentam propriedades anticoagulantes, como:

  • gengibre;
  • pimenta caiena;
  • cúrcuma ou açafrão da terra;
  • alho.

Outros alimentos que também têm ação anticoagulante são o extrato de própolis verde e os alimentos fonte de ômega-3.

A ação anticoagulante do extrato de própolis verde está relacionada à presença de compostos bioativos, como flavonoides e ácidos fenólicos, que interferem na cascata de coagulação do sangue. Esses compostos podem inibir a agregação plaquetária e reduzir a formação de coágulos sanguíneos. Estudos científicos têm demonstrado que o própolis pode ajudar a prevenir a formação de trombos, que são coágulos sanguíneos indesejados que podem causar complicações sérias, como acidente vascular cerebral (AVC) e trombose venosa profunda.

Alimentos ricos em ômega 3

Existem três tipos principais de ômega-3: ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido docosa-hexaenoico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA). Os alimentos ricos em ômega-3 incluem:

  • Peixes gordos: Salmão, sardinha, cavala, atum e truta são excelentes fontes de EPA e DHA.

  • Sementes de chia e linhaça: Essas sementes são fontes vegetais de ALA, uma forma de ômega-3. Elas podem ser adicionadas a iogurtes, smoothies, saladas ou incorporadas em receitas de pães e bolos.

  • Nozes: Nozes, especialmente as nozes-pecãs, são uma boa fonte de ALA. Elas são lanches saudáveis e podem ser consumidas cruas, adicionadas a saladas ou usadas em diversas receitas.

  • Óleo de linhaça e óleo de canola: Esses óleos são boas opções para obter ômega-3 vegetal. Podem ser utilizados em temperos de saladas ou no preparo de pratos.

  • Abacate: Além de ser uma excelente fonte de gorduras saudáveis, o abacate também contém ômega-3 em pequenas quantidades. Adicionar fatias de abacate em sanduíches ou saladas pode contribuir para o consumo de ômega-3.

Benefícios dos anticoagulantes naturais

O principal benefício de um anticoagulante natural é "afinar o sangue’’, prevenindo o surgimento de coágulos em indivíduos com predisposição a algumas condições. Dessa forma, um anticoagulante natural ajuda o sangue a permanecer fluído para circular por todo o corpo.

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Quando e como consumir anticoagulantes naturais

Pessoas com tendência à trombose e doenças circulatórias, podem e devem incluir nutrientes com potencial anticoagulante na dieta. Além dos alimentos, suplementos como ômega 3 também podem fazer parte da rotina de quem precisa dessa ação anticoagulante.

Além desse importante benefício, estudos revelam que o ômega 3 também é responsável por atuar na saúde do sistema cardiovascular e por combater a inflamação.

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Cuidados e contra indicações

O principal cuidado é em relação aos riscos de hemorragia. Portanto, não é recomendado consumir qualquer medicação ou suplemento com efeito anticoagulante antes de um procedimento cirúrgico, por exemplo.

Desde que não seja consumido por pessoas que sofrem algum risco de hemorragia, o anticoagulante natural é um aliado da saúde. O seu consumo é uma excelente forma de prevenir os coágulos e manter a saúde da circulação.

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