Carregando...

Descubra a relação do ômega 3 para imunidade

O ômega 3 é um suplemento, frequentemente destacado como um suplemento para aumentar a imunidade, que vem sendo bastante recomendado pelos profissionais da saúde por suas diversas funções no organismo e seus inúmeros benefícios.

A importância da imunidade para combater doenças e manter o organismo saudável é muito significativa. Portanto, vamos entender melhor qual a relação do ômega 3 na imunidade e o que os estudos apontam sobre ômega 3 e o sistema imune.

O que é ômega 3?

O ômega 3 é um ácido graxo poliinsaturado, ou seja, uma gordura, bastante saudável e fundamental para a saúde. Formado por dois compostos, o EPA e o DHA, o ômega 3 é conhecido por exercer diversas funções benéficas no organismo.

O corpo precisa dessa gordura, mas não é capaz de produzir ômega 3, portanto seu consumo na dieta é essencial para manutenção de bons níveis no organismo. Dito isso, o consumo pode ser feito de duas formas: por meio da alimentação, através de fontes como peixes, castanhas, oleaginosas e óleos vegetais. Ou por meio da suplementação de Ômega-3 DHA.

Existe um porquê de a suplementação de Ômega-3 DHA ser, geralmente, mais indicada do que contar apenas com as fontes alimentares. As mais abundantes fontes de ômega 3 são os peixes. Porém, não qualquer peixe! Apenas aqueles de águas profundas e que consomem fitoplâncton. 

Ou seja, aqui já podemos descartar peixes de águas doces (tilápia, truta…), peixes do mar (meca, cação, que também apresentam maior contaminação por metais pesados) e peixes de cativeiro (que recebem cação) - esses são os mais encontrados no mercado. 

A importância do ômega 3 para a imunidade

O sistema imune é um complexo de defesa que age para proteger o organismo do ataque de patógenos, como vírus e bactérias. Formado por células imunes, bem como outros mecanismos independentes, o sistema imunológico trabalha incessantemente na busca pelo equilíbrio entre ativar e inativar processos de resposta imune.

Por exemplo, quando um indivíduo tem seu organismo invadido por uma bactéria, o sistema imune é imediatamente recrutado para combater esse invasor e retornar ao estado de saúde do organismo. Para tal, utiliza mecanismos pró-inflamatórios. Um exemplo é a febre, uma resposta imune a um agressor.

Porém, se a febre não for bem controlada, esta também se torna uma ameaça à vida. Portanto a regulação da resposta imune precisa ser contida e equilibrada novamente. E é aí que entram compostos como o ômega 3 na imunidade. 

A coordenação e regulação de toda a atividade imunológica é realizada por mecanismos de controle e têm influência de diversos aspectos relacionados à nossa rotina. A alimentação é um deles, destacando-se a importância de incluir na dieta alimentos que aumentam a imunidade, como o ômega 3.Ter uma alimentação saudável é essencial para auxiliar no bom funcionamento e equilíbrio de todo o sistema imunológico. 

Desta forma, o consumo de ômega 3 na dieta exerce importante função na imunidade, ajudando a reduzir os sintomas de imunidade baixa e fortalecendo o sistema contra infecções. De acordo com um estudo, o ômega 3 atua em diversos mecanismos do sistema imune, sendo peça fundamental no fortalecimento da imunidade. Outro estudo aponta o impacto do uso de ômega 3 na regulação de células e compostos que participam ativamente da atividade imune na proteção contra agentes causadores de doenças, como citocinas e quimiocinas.

Outro ponto importante que um estudo realizado acusa, é a participação do ômega 3 na imunidade através da composição da membrana celular, tornando-a mais maleável e fluida, algo bastante positivo para a saúde. 

O consumo de ômega 3, com sua atividade antiinflamatória, também equilibra o consumo de ômega 6, que apresenta potencial inflamatório. De acordo com o estudo, esse equilíbrio tem importantes funções na regulação da imunidade. 

O papel antiinflamatório do ômega 3 na imunidade é tão benéfico para a regulação do sistema imune que vem sendo estudado e testado para auxiliar nas doenças autoimunes, nas quais a ativação imunológica está hiperativada. Estudos * têm demonstrado que a suplementação de ômega 3 é benéfica como terapêutica adjuvante em doenças como artrite reumatóide, lúpus,  osteoartrose, dentre outros.

Como tomar ômega 3 para aumentar a imunidade

Depois de compreender como o ômega 3 age na imunidade, é preciso saber como tomar ômega 3 com para esse fim.

Não há um horário específico do dia para tomar ômega 3, porém, recomenda-se que seu consumo seja feito logo após uma refeição que contenha gordura, como o almoço ou jantar. Dessa forma, a absorção do conteúdo do ômega 3 é mais efetiva.

A dose de uso irá variar conforme a recomendação do profissional da saúde e as instruções de uso fornecidas pelo fabricante. No caso do Ômega-3 DHA da Ocean Drop, o recomendado são 2 cápsulas por dia. 

Aproveite e veja também

Efeitos colaterais e contraindicações do ômega 3

Alguns efeitos colaterais como náusea, refluxo e azia foram relatados durante o uso do ômega 3. Esses sintomas são mais comuns no início do tratamento, visto que o organismo ainda está em processo de adaptação, ou em pessoas que já têm algum distúrbio gástrico. 

Nesses casos, a recomendação é iniciar o uso com uma dose menor e manter o profissional da saúde que o acompanha sempre informado dos sintomas.

Já para pessoas alérgicas a frutos do mar, com problema de coagulação sanguínea e portadores de próteses cardíacas, o uso de ômega 3 é contraindicado. 

Melhora da sensibilidade à insulina

Outras dicas para aumentar a imunidade

Além do uso de ômega 3 na imunidade, aqui vão outras dicas de como aumentar a imunidade:

  • priorize boas noites de sono, porque um sono de qualidade é fundamental para a reparação e fortalecimento do sistema imune;
  • mantenha uma boa alimentação, cuja base seja composta por alimentos in natura, repletos de nutrientes importantes para a regulação do sistema imune, assim como o ômega 3, a vitamina D, a vitamina C, vitaminas do complexo B, o zinco, entre outros;
  • mantenha-se ativo e procure incluir exercícios físicos na sua rotina;
  • cuide da sua saúde mental, altos níveis de estresse impactam negativamente o sistema imunológico.

Com uma rotina saudável e equilibrada, há vários benefícios do ômega 3 para a imunidade, auxiliando seu organismo a manter-se saudável e o sistema imune a trabalhar de forma adequada.

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.