Carregando...

O que é flora bacteriana e sua importância para saúde

É comum associarmos a presença de bactérias no organismo a algo maléfico, como uma infecção bacteriana intestinal ou pulmonar. Porém, o que muitos não sabem, é que todos nós possuímos bactérias no organismo. Não algumas, muitas! Na verdade, o corpo humano possui mais bactérias do que células.

Não é à toa que os cuidados que devemos ter com a nossa flora bacteriana são extremamente importantes para nossa saúde, visto que temos uma colônia de bactérias vivendo dentro de nós.

Entenda melhor o que é a flora bacteriana e que cuidar dela é, também, cuidar de nós mesmos.

O que é a flora bacteriana?

A flora bacteriana é um conjunto de bactérias que vivem no organismo e compõem a microbiota humana: o grupo de microrganismos vivos que habitam em nós, assim como fungos e vírus. 

Podemos pensar nas bactérias como os seres vivos e no nosso organismo como o planeta terra. Esse enorme conjunto de diferentes bactérias, com distintas características e funções, está presente em diferentes regiões do nosso corpo, como trato gastrointestinal, pele e trato urinário, atuando em cada uma delas.

Essa relação é tão forte, que não apenas a nossa flora bacteriana depende de nós para viver, como nós também dependemos delas para ter saúde.

Diferença entre a flora bacteriana benéfica e patogênica

Existe uma importante diferença entre a flora bacteriana benéfica e a flora bacteriana patogênica. 

Quando apresentamos uma flora bacteriana saudável, onde a quantidade de cepas de bactérias boas é superior às cepas de bactérias maléficas à saúde, chamamos essa interação de simbiose.

A simbiose é o termo usado para demonstrar que um organismo vivo (bactéria) vive em harmônica dependência de outro organismo vivo (nós seres humanos), onde há benefício mútuo nessa relação. Ou seja, identificamos que nossa flora bacteriana está saudável quando ela nos fornece aquilo que precisamos, assim como nós fornecemos um ambiente sadio à elas. Uma troca recíproca.

Por outro lado, quando apresentamos uma flora bacteriana patogênica, em que microrganismos maléficos se proliferaram excessivamente, nos trazendo consequências prejudiciais à saúde, chamamos essa interação de disbiose. 

Esse termo faz referência a dois organismos que dependem um do outro, porém um deles está se beneficiando (bactéria) em prol ao malefício do outro (nós humanos). A disbiose mais comum é a intestinal. Nela, as bactérias patogênicas superam as benéficas, criando um ambiente insalubre e prejudicando nossa saúde intestinal.

Localizações da flora bacteriana

A flora bacteriana não está apenas no intestino, mas espalhada em diversos órgãos e tecidos do corpo. A maior concentração se dá no trato gastrointestinal (boca, esôfago, estômago, intestino e reto), na pele, nas mucosas e genitais. 

Cada parte do corpo apresenta uma composição de flora bacteriana diferente. Sendo que, de pessoa para pessoa, essa composição também muda.

Causas e sintomas do desequilíbrio da flora bacteriana

Diversos são os fatores que podem alterar a flora bacteriana, confira os principais:

1. Problemas intestinais

Episódios de constipação, diarreia e vômito, seja como consequência a uma intoxicação alimentar, seja como sintoma de uma doença, podem provocar desequilíbrio da flora bacteriana, especialmente do trato gastrointestinal.

2. Uso de antibiótico

O uso de medicamentos, especialmente antibióticos, altera a flora bacteriana e pode trazer consequências importantes à saúde. 

Os antibióticos são fármacos utilizados para acabar com a proliferação de uma bactéria patogênica, porém, eles não atingem somente ela, mas todas as bactérias existentes sofrerão a ação desse medicamento, inclusive as bactérias benéficas.

Quanto mais forte o antibiótico e maior o tempo de uso, mais desequilíbrio ele trará à flora bacteriana.

3. Alimentação

A alimentação é um dos principais meios de manipular a flora bacteriana. Isso porque, tudo que comemos irá nos nutrir ou intoxicar, assim como fará à nossa microbiota.

Ao manter uma alimentação saudável, rica em fibras e compostos bioativos, “alimentaremos” bem nossa flora bacteriana e criaremos um ambiente propício ao crescimento de bactérias saudáveis.

Do contrário, se nos alimentarmos mal, estaremos criando um ambiente propenso à disbiose. 

4. Queda da imunidade

A queda do sistema imune fragiliza o corpo e permite a entrada e proliferação de microrganismos patogênicos, capazes de desequilibrar a flora bacteriana. Diversos são os fatores que podem baixar a imunidade, como: mudança de temperatura, má alimentação, sedentarismo, poucas horas de sono, entre outros.

Como sintomas, o desequilíbrio da flora bacteriana apresentará:

  • infecções de repetição
  • alterações intestinais, como diarreia, constipação e gases
  • queda da imunidade
  • sensação de fraqueza e cansaço

Aproveite e veja também

Como manter a flora bacteriana saudável?

Para manter a flora bacteriana saudável, é importante adotar alguns hábitos de vida, como:

1. Alimentação saudável

Alimentação saudável é a base para uma boa flora bacteriana. É inviável construir uma boa microbiota em um ambiente doente e inflamado, portanto, investir em uma alimentação de qualidade é o passo mais importante para ter uma flora bacteriana benéfica.

O consumo de antioxidantes e antiinflamatórios é indispensável! São exemplos desses alimentos: vegetais, legumes, leguminosas, cereais integrais, sementes e frutas.

2. Fibras alimentares

Para se ter uma boa flora bacteriana, é preciso consumir fibras diariamente. 

Elas funcionam como prebióticos, ou seja, como “alimento” para as bactérias benéficas do organismo, contribuindo para sua proliferação e reduzindo o crescimento de microrganismos patogênicos, assim como afirma um estudo. Algumas fibras interessantes de consumir no dia a dia: aveia, psyllium, farinha de linhaça e cevada.

3. Suplemento de Cranberry

Um suplemento ainda pouco associado à saúde da flora bacteriana é o cranberry. Produzido a partir de uma fruta riquíssima em compostos bioativos chamados polifenóis, o Cranberry está se tornando um ótimo complemento à manutenção de uma flora bacteriana saudável.

Segundo o estudo publicado em 2020, as interações entre os polifenóis do Cranberry e a microbiota resultaram na produção de uma série de metabólitos benéficos, juntamente a mudanças positivas na composição da flora bacteriana. 

Essas alterações induzidas pelos polifenóis do Cranberry, de acordo com o estudo, podem estar associadas à melhoria da saúde e à prevenção de doenças crônicas. Esses mesmos achados sobre o papel antiinflamatório do Cranberry na melhora da flora bacteriana foram debatidos em outro estudo de revisão publicado pela Frontiers in Nutrition. 

4. Uso de probióticos

Outra forma de suplemento que auxilia na formação da flora bacteriana são os probióticos. 
Podem ser manipulados ou comprados prontos, os probióticos são suplementos feitos com o próprio microorganismo vivo. São escolhidas cepas benéficas à saúde para incorporar àquelas já atuantes no corpo e equilibrar o ambiente.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Guanajuato, o uso de probióticos é encorajador devido ao seu potencial em manter e restaurar a flora bacteriana normal, o que pode ser benéfico para a nutrição, prevenção de doenças e, no futuro, fazer parte de um tratamento abrangente.

A composição da flora bacteriana diz muito a respeito da nossa saúde, por isso, se queremos ter qualidade de vida, precisamos de um olhar atento e cuidadoso às bactérias que compõem nossa microbiota.

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Texto revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.