Carregando...

Cúrcuma para pele: saiba mais quais são os benefícios

Como qualquer outro órgão, a pele apresenta necessidades nutricionais específicas para garantir sua funcionalidade. Com um alto grau de regeneração, essa demanda por nutrientes precisa ser diariamente atendida.

Além do uso de protetor solar e da correta ingestão de água, que são importantes auxiliares para manter a pele bonita e saudável, diversas outras formas de tratamento e prevenção surgem para assegurar a saúde desse tecido tão importante à vida.

Com suas inúmeras propriedades benéficas, o uso da cúrcuma para pele tem sido debatido em torno da sua ação no envelhecimento e aparecimento de doenças. 

O que é cúrcuma e como ela atua na pele?

Conhecida por seu sabor intenso, cor alaranjada e aroma característico, a cúrcuma é uma especiaria culinária de origem asiática, bastante utilizada como tempero para preparações e bebidas típicas.

Atualmente, também é comum encontrá-la em suplementos alimentares e bebidas matinais, consumidas com o intuito de garantir suas propriedades preventivas e terapêuticas.

Esses benefícios proporcionados pela cúrcuma são provenientes de um composto chamado curcumina - que, além de garantir a coloração à especiaria, também possui inúmeras propriedades antiinflamatórias e antioxidantes.

A curcumina age à nível celular, ou seja, seu papel é atuar na proteção da célula contra possíveis prejuízos causados por agentes inflamatórios que podem causar danos à membrana celular e ao DNA, acelerando o envelhecimento da pele e aumentando a possibilidade do aparecimento de lesões e doenças cutâneas. 

Portanto, o papel da curcuma para a pele é proteger a saúde das células contra os malefícios da exposição diária a radicais livres, conforme aponta estudo.

5 benefícios da cúrcuma para a pele

Confira os 5 principais benefícios da cúrcuma para pele:

  • antioxidante natural;
  • protege a pele contra radicais livres;
  • apresenta ação anti inflamatória;
  • atua no processo de renovação da pele;
  • auxilia na cicatrização da pele;

Conforme visto, os efeitos positivos dos ativos da curcuma para pele são provenientes do composto chamado curcumina. Por meio do seu papel antiinflamatório e anti oxidativo, a cúrcuma protege a membrana das células e, consequentemente, o DNA que fica no interior do núcleo celular, do ataque destes radicais livres, assim como aponta o estudo

Ao analisar o uso da curcuma para pele, é possível encontrar alguns benefícios citados no artigo de 2021 a respeito da saúde cutânea. A pele passa por um processo de envelhecimento intrínseco, ou seja, de dentro para fora, e outro extrínseco, de fora para dentro. De forma que hábitos como hidratação, exposição ao sol e poluentes, alimentação e uso de produtos tópicos influenciam nesse processo.

Do ponto de vista intrínseco, o artigo explora o consumo de cúrcuma e outros alimentos com propriedades antioxidantes no combate ao envelhecimento e regeneração da pele, assim como na promoção da saúde cutânea. 

Além dos efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos, antimutagênicos, anticoagulantes e anti infecciosos, outro estudo demonstrou que o uso da curcuma para pele demonstrou atuar significativamente na cicatrização de feridas. Os autores destacam evidências da capacidade da curcuma em reduzir a resposta natural do corpo a feridas cutâneas, como oxidação e inflamação na pele.  

Portanto, a atuação da cúrcuma para pele por meio da proteção celular aos radicais livres e do controle da inflamação, promove diversos benefícios não apenas à regeneração da pele e cicatrização de feridas, mas no potencial terapêutico de muitas doenças de pele, como psoríase e melanoma, segundo pesquisa.

É seguro para perda de barriga?

Cúrcuma e o tratamento de condições de pele

Evidências recentes vêm mostrando que o uso da cúrcuma para pele, por meio da sua múltipla atuação anti inflamatória, antimicrobiana, anti neoplásica e antioxidante para pele , tem sido clinicamente adotado no tratamento de uma variedade de doenças dermatológicas, como acne, alopecia, dermatite atópica e psoríase.

Um artigo de revisão recente agrupou estudos que mostraram uma melhora significativa nas doenças de pele cujos grupos incluíram no tratamento o uso de curcumina. O estudo concluiu a existência de evidências para o uso de suplementos orais ou produtos tópicos no tratamento terapêutico desses quadros.

Outro estudo apontou os benefícios do uso da curcuma para pele, visando prevenção e tratamento do envelhecimento da pele e de doenças como psoríase, infecção, acne, inflamação da pele e câncer de pele. 

Nesse artigo, os autores apontaram os efeitos protetores da curcuma contra danos à pele causados ​​pela radiação ultravioleta B crônica, um grande risco para quem se expõe ao sol de forma desprotegida por tempo prolongado.

Aproveite e veja também

Como utilizar cúrcuma para cuidados com a pele

Para usufruir de todos os benefícios que a cúrcuma traz para a pele, é possível utilizá-la de diferentes formas. A maneira mais tradicional de consumir curcuma é por meio do uso do tempero em preparações culinárias do consumo diário, como no peixe, arroz, molho do macarrão, entre outras.

Outra forma de ingerir curcuma é através do suplemento alimentar, que poderá ser consumido com água ou a bebida de preferência.

Também existem formas de aplicar a cúrcuma diretamente na pele, por meio de máscara facial ou corporal. Para saber qual a melhor forma de como usar curcuma na pele para cada caso, é importante conversar com o dermatologista de confiança.

Precauções e cuidados ao usar cúrcuma

O uso de cúrcuma não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças, bem como para pessoas com sensibilidade ou alergia à curcumina. Indivíduos que fazem uso de medicamentos de uso contínuo, especialmente aqueles que afetam a coagulação sanguínea, devem consultar um profissional de saúde antes de consumir cúrcuma, pois pode haver interação.

É sempre importante conversar com o médico de confiança sobre quaisquer tratamentos adjacentes deseja fazer. Seja o uso de curcuma via oral, seja seu uso tópico, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas ou interações medicamentosas, portanto a possibilidade deverá ser discutida com o médico.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Texto revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.