Carregando...

15 dicas de como melhorar a pele do rosto

A pele do rosto é única e suas necessidades podem variar muito de pessoa para pessoa. Enquanto alguns sofrem com uma pele muito oleosa e com tendência a acne, outros experimentam um ressecamento extremo ou até mesmo manchas. Por isso, para descobrir como melhorar a pele do rosto é preciso primeiro identificar quais são as necessidades particulares da pele em questão.

No entanto, é preciso lembrar que manter hábitos alimentares saudáveis, usar protetor solar, repor colágeno e até mesmo usar suplementos como gomas para pele, cabelo e unha pode ajudar no processo para melhorar a pele do rosto, além de claro, lembrar que a pele da face precisa de cuidados diferenciados para se manter saudável e bonita e por isso, é preciso saber exatamente quais os cuidados sua pele necessita.

Há muitos fatores que influenciam a saúde, a aparência e as necessidades da pele de alguém, como:

  • genética;
  • idade;
  • hormônios;
  • nível de cuidado com a pele;
  • presença de doenças crônicas como diabetes.

Alguns desses fatores não podem ser alterados, como a genética por exemplo. Portanto o foco deve ser nos elementos que podem ser mudados! Nesse contexto, melhorar a pele do rosto não é só uma questão de usar produtos tópicos ou fazer skincare todos os dias, mas também cuidar da pele de dentro para fora por meio da alimentação, hábitos de sono, aporte de nutrientes específicos, etc.

A quantidade de água e os nutrientes que o corpo recebe por meio de alimentos e suplementos é tão importante quanto os produtos colocados sobre a pele. Diversos estudos esclarecem que a nutrição e os hábitos de vida podem reparar uma pele danificada, como também causar danos à pele. Isso significa que melhorar a saúde e aparência da pele está mais sob o nosso controle do que imaginamos! Dito isso, confira 15 dicas de como melhorar a pele do rosto que podem ser úteis para qualquer pessoa.

1. Use protetor solar todos os dias

A pele do rosto é o órgão mais visível e exposto do corpo e por isso, reflete de longe o estado geral de saúde e o processo de envelhecimento. Nesse sentido, quando o objetivo é saber como melhorar o aspecto da pele do rosto, o uso do protetor solar deve ser prioridade! É consenso na dermatologia que o uso do protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, é fundamental para preservar a aparência da pele. Além disso, numerosos estudos relatam que a falta de proteção contra os efeitos nocivos da radiação UVA pode levar à perda de elasticidade e levar ao enrugamento da pele.

2. Tome bastante água

A pele é literalmente um reflexo direto do estado de umidade do corpo. A água é um componente vital do organismo e, estudos mostram que ingerir pouca água pode causar a desidratação dos tecidos da derme, além de distúrbios funcionais (como envelhecimento e inflamação). Beber pelo menos 2 litros de água por dia afeta significativamente a fisiologia da pele, promovendo uma hidratação superficial e profunda.

3. Use sabonete adequado para o rosto

A pele do rosto possui necessidades completamente diferentes da pele do corpo, portanto para quem deseja saber como melhorar a pele do rosto, é importante se manter atento a esse detalhe. A pele da face é muito mais sensível e está constantemente exposta, por isso precisa de uma limpeza mais suave e específica. Limpar a pele do rosto diariamente, com um produto adequado para o tipo de pele, já é boa parte do esforço rumo a uma pele mais bonita e saudável.

4. Priorize boas noite de sono

Dormir bem e por horas suficientes é um fator chave na promoção de uma pele bonita. De acordo com estudos, ​​a má qualidade crônica do sono está associada ao aumento dos sinais de envelhecimento, diminuição da função de barreira da pele e menor satisfação com a aparência. Sendo assim, se a intenção é melhorar a aparência da pele do rosto, priorizar boas noites de sono é fundamental!

5. Evite água muito quente

Lavar o rosto com água muito quente retira a oleosidade natural da pele causando um desequilíbrio na hidratação. Isso pode deixar a pele ressecada, sem brilho e até mais propensa a acne, pois as glândulas sebáceas do rosto naturalmente produzem mais óleo para proteger a pele do ressecamento excessivo. Para lavar o rosto, o ideal é optar por água morna ou fria.

6. Faça limpeza de pele

De acordo com estudos, todos os tipos de pele precisam de uma limpeza específica para preservar suas propriedades de barreira. Seja uma pele saudável ou doente, da pele infantil à idosa, todas se beneficiam com uma boa limpeza de pele. O principal objetivo é remover as impurezas da superfície e controlar o odor sem remover proteínas e lipídios protetores da superfície. 

Por isso a limpeza de pele periódica é fundamental! O procedimento deve atender às necessidades de cada pessoa, porque cada pele tem suas necessidades específicas. Pessoas que buscam como melhorar a acne, por exemplo, devem buscar fazer uma limpeza de pele apropriada para essa condição.

7. Evite espremer cravos e espinhas

Espremer cravos e espinhas é um péssimo hábito para quem deseja melhorar a pele do rosto. As chances da pele ficar marcada, inchada e manchada são altas! Portanto, por mais difícil que isso seja, é preciso evitar se livrar das espinhas e cravos desse jeito. Há outras formas mais seguras para isso e que não lesionam a pele.

Aproveite e veja também

8. Aposte no ácido hialurônico

O ácido hialurônico (AH) é um dos principais componentes da matriz extracelular da pele e pode ser relatado como um hidratante natural. O AH é cada vez mais usado como suplemento dietético para melhorar a pele e outros integrantes do corpo. Nesse contexto, um estudo observou que a ingestão de ácido hialurônico levou a um aumento significativo da elasticidade da pele, hidratação e também a uma diminuição significativa na profundidade de rugas. Portanto, esse elemento pode ser relevante para melhorar a pele do rosto.

9. Reforce o consumo de vitamina C

Numerosos estudos relatam que a pele humana contém altas concentrações de vitamina C. Essa vitamina apoia funções importantes como a síntese de colágeno e a proteção contra os danos dos raios UVB. Nesse sentido, um estudo encontrou que os sinais de envelhecimento na pele humana podem ser melhorados através do fornecimento de vitamina C devido a sua alta capacidade antioxidante. Sendo assim, consumir essa vitamina via alimentos ou suplementos pode ser a resposta para quem deseja uma pele mais bonita.

10. Aposte no metilsulfonilmetano (MSM)

O enxofre orgânico, conhecido como MSM (metilsulfonilmetano), está associado à saúde da pele devido ao seu papel fundamental em processos fisiológicos, incluindo a síntese de colágeno. O MSM pode ser encontrado em algumas plantas, no leite de vaca e em alguns suplementos de vitamina para cabelo, pele e unha. Seus efeitos na pele são notáveis!

Um estudo indicou que 16 semanas de administração oral de metilsulfonilmetano foi altamente eficaz na redução de linhas finas e melhora da aparência e condição da pele.

11. Inclua fontes de zinco na dieta

A pele é o terceiro tecido mais abundante em zinco no corpo. Pelo fato de a pele demandar esse mineral para diversos processos, a deficiência desse nutriente está diretamente relacionada a vários problemas de pele. Segundo estudos, distúrbios de pele como dermatite atópica, melasma e líquen plano oral estão relacionados a insuficiência de zinco no organismo. Por esse motivo, assegurar bons níveis desse mineral pode ser a resposta de como melhorar a pele do rosto e mantê-la livre de problemas.

12. Reforce o consumo de vitamina E

A inflamação, peroxidação lipídica e danos ao DNA são as principais causas do envelhecimento da pele. Para combater isso, vitaminas com ação antioxidante como a vitamina E são indispensáveis! Em conjunto com isso, estudos indicam que a deficiência dessa vitamina tem sido associada a alterações seborreicas, ressecamento e despigmentação da pele.

Um outro estudo observou também uma melhora na proteção da pele contra os danos causados ​​pelo sol por meio da suplementação dietética com vitamina E. Então, reforçar o consumo de vitamina E pode ser uma atitude eficaz para melhorar a pele do rosto.

13. Inclua fontes de vitamina A na dieta

Os chamados carotenóides são derivados da vitamina A e, os carotenóides mais conhecidos são o β-caroteno, astaxantina, licopeno e o retinol. Todos são antioxidantes altamente eficazes e possuem propriedades fotoprotetoras. Estudos sugerem que as consequências da exposição à radiação, como flacidez ou rugas, podem ser prevenidas ou pelo menos minimizadas pela administração tópica ou oral de astaxantina. 

O β-caroteno também é um excelente fotoprotetor endógeno, e sua eficácia na prevenção da formação de eritema induzido por UV foi demonstrada em vários estudos. Por isso, contar com a vitamina A é uma excelente forma de proteger e melhorar a aparência da pele.

14. Reforce a vitamina D

Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a prevenção do envelhecimento prematuro da pele. Segundo estudos, a vitamina D proporciona efeitos protetores benéficos à pele, que podem influenciar o processo de envelhecimento por meio de muitos mecanismos diferentes. Isso significa que manter bons níveis dessa vitamina pode ajudar a preservar a pele jovem por mais tempo. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher a exposição solar como única fonte de vitamina D! 

Os raios UVB são os principais aceleradores do envelhecimento cutâneo, portanto pode ser importante prover vitamina D para o organismo de outras formas, como por meio de alimentos ou suplementos.

15. Conte com um bom suplemento de vitamina para cabelo, pele e unha

Prover nutrientes por meio da dieta é essencial para manter uma pele bonita. Entretanto, muitas pessoas encontram diversas barreiras no dia a dia que as impede de incluir os nutrientes necessários. Em outras palavras, muitas pessoas não conseguem comer uma boa variedade de frutas, verduras e outros alimentos saudáveis com frequência.

Nesse contexto, os suplementos são excelentes aliados para suprir as demandas do organismo e da pele. Mas, qual a melhor vitamina para rejuvenescer a pele e mantê-la bonita? A escolha mais acertada é optar por um complexo de vitamina para cabelo, pele e unha completo, com todos os nutrientes de que a pele precisa. Ácido hialurônico, vitamina A, C, E, D, selênio, zinco, etc, são alguns dos nutrientes necessários para cumprir com o objetivo de melhorar a pele do rosto.

Outros benefícios do Morosil®

Referências

Texto criado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.