Carregando...

Inflamação na pele: tipos, causas, sintomas e tratamentos

A inflamação na pele, também conhecida como dermatite, pode ter como fundo diversas causas. Desde aspectos genéticos, imunológicos e até componentes emocionais. Apesar da multifatoriedade dificultar a identificação da causa, ao apresentar uma inflamação, seja uma inflamação na pele da perna ou uma inflamação na pele do rosto, este é um sinal de que algo não está certo no organismo.

Entenda melhor quais são os tipos de inflamação na pele, as possíveis causas e como diminuir a inflamação na pele.

5 Tipos de inflamação na pele

A inflamação na pele pode ter diferentes causas, sintomas e características. De acordo com a área em que ocorre, são classificados diferentes tipos de inflamação na pele.

Para obter o diagnóstico apropriado, é essencial consultar um médico dermatologista.

O 5 principais tipos de inflamação na pele são:

1. Dermatite atópica

É o tipo de inflamação na pele mais comum. Trata-se de uma doença inflamatória crônica de pele, cujos fatores desencadeantes são: genética, ruptura da barreira epidérmica e desregulação do sistema imunológico. Se sabe que a disfunção da barreira cutânea, que desencadeia uma resposta imunológica pró inflamatória, está envolvida na origem da dermatite atópica. É caracterizada por reações alérgicas que atingem a pele, podendo ter como causa desde alergias alimentares até rinite alérgica. A região da inflamação na pele costuma apresentar vermelhidão, aspecto ressecado, inchaço, coceira e fissuras.

2. Dermatite de contato

A principal característica desse tipo de lesão na pele é que ela ocorre através do contato com agentes externos. Pode ser provocada pela exposição única ou repetida a agentes agressores. Isso ocorre comumente, por exemplo, em pessoas que limpam constantemente a casa com produtos químicos ou quem entra em contato com pelo de gato sendo alérgico.

3. Dermatite perioral

O principal indicativo desse tipo de lesão de pele é o local onde ocorre. A dermatite perioral ocorre, principalmente, ao redor da boca, podendo avançar para a região do nariz, bochecha e queixo. Sua causa não é totalmente conhecida, mas pela região onde é provocada a inflamação na pele, suspeita-se que seja uma reação ao uso de cremes hidratantes com corticóide ou pasta de dente. Geralmente há uma confusão entre a dermatite perioral e a rosácea, porém, diferente da dermatite, a rosácea não causa erupção ao redor da boca.

4. Dermatite seborreica

Surge principalmente no couro cabeludo, nas orelhas e nas sobrancelhas. É reconhecido que o fungo Malassezia sp., presente naturalmente na pele de indivíduos com predisposição, leve a uma irritação a partir da produção de metabólitos produzidos à base de gordura que se acumulam na superfície cutânea.

5. Dermatite esfoliativa

Esse tipo de lesão na pele é caracterizada pela descamação e vermelhidão associadas. De forma geral, a dermatite esfoliativa é uma lesão na pele atrelada a outras condições clínicas, como psoríase, eczema, uma doença sistêmica ou reação medicamentosa.

Principais causas de inflamação na pele

A inflamação na pele se dá por uma disfunção, como contato com algum agente agressor, por meio de alergias ou infecções, que leva à ativação da resposta imunológica e consequente inflamação na pele. Portanto, as principais causas associadas a eventos de inflamação na pele são: reações alérgicas, como entrar em contato com um produto, alimento ou medicamento que apresenta uma substância alergênica para o indivíduo, infecções virais ou bacterianas, condições genéticas e reações imunológicas.

Quais os sintomas de inflamação na pele

Principais sintomas da inflamação na pele incluem:

  • vermelhidão;
  • região quente;
  • dor;
  • coceira;
  • ressecamento;
  • descamação.

Em casos mais graves, pode haver inflamação na pele com pus e/ou sangramento.

Aproveite e veja também

Como tratar inflamação na pele

Além do uso de remédio para inflamação na pele, via oral ou por aplicação local, também há opções de remédio caseiro para inflamação na pele.

Dentre as opções, a Cúrcuma se destaca pelo potencial antiinflamatório. A curcumina, extraída da cúrcuma, é reconhecida em estudos por suas notáveis capacidades antioxidantes, antiinflamatórias e antibacterianas.

Essas propriedades conferem à curcumina um papel significativo na medicina, especialmente como agente terapêutico em condições relacionadas ao envelhecimento cutâneo, psoríase, infecções, acne, inflamação na pele, etc.

Se você está enfrentando problemas de inflamação na pele, é sempre recomendado consultar um dermatologista ou profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico adequado e recomendações específicas.

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.