A inflamação na pele pode ter diferentes causas, sintomas e características. De acordo com a área em que ocorre, são classificados diferentes tipos de inflamação na pele.
Para obter o diagnóstico apropriado, é essencial consultar um médico dermatologista.
O 5 principais tipos de inflamação na pele são:
É o tipo de inflamação na pele mais comum. Trata-se de uma doença inflamatória crônica de pele, cujos fatores desencadeantes são: genética, ruptura da barreira epidérmica e desregulação do sistema imunológico. Se sabe que a disfunção da barreira cutânea, que desencadeia uma resposta imunológica pró inflamatória, está envolvida na origem da dermatite atópica. É caracterizada por reações alérgicas que atingem a pele, podendo ter como causa desde alergias alimentares até rinite alérgica. A região da inflamação na pele costuma apresentar vermelhidão, aspecto ressecado, inchaço, coceira e fissuras.
A principal característica desse tipo de lesão na pele é que ela ocorre através do contato com agentes externos. Pode ser provocada pela exposição única ou repetida a agentes agressores. Isso ocorre comumente, por exemplo, em pessoas que limpam constantemente a casa com produtos químicos ou quem entra em contato com pelo de gato sendo alérgico.
O principal indicativo desse tipo de lesão de pele é o local onde ocorre. A dermatite perioral ocorre, principalmente, ao redor da boca, podendo avançar para a região do nariz, bochecha e queixo. Sua causa não é totalmente conhecida, mas pela região onde é provocada a inflamação na pele, suspeita-se que seja uma reação ao uso de cremes hidratantes com corticóide ou pasta de dente. Geralmente há uma confusão entre a dermatite perioral e a rosácea, porém, diferente da dermatite, a rosácea não causa erupção ao redor da boca.
Surge principalmente no couro cabeludo, nas orelhas e nas sobrancelhas. É reconhecido que o fungo Malassezia sp., presente naturalmente na pele de indivíduos com predisposição, leve a uma irritação a partir da produção de metabólitos produzidos à base de gordura que se acumulam na superfície cutânea.
Esse tipo de lesão na pele é caracterizada pela descamação e vermelhidão associadas. De forma geral, a dermatite esfoliativa é uma lesão na pele atrelada a outras condições clínicas, como psoríase, eczema, uma doença sistêmica ou reação medicamentosa.