Carregando...

Conheça os 7 melhores antioxidantes para a pele

Você sabia que muitas pessoas utilizam antioxidantes para a pele, com a Astaxantina, por exemplo? E não é para menos, afinal seus benefícios para a saúde são inúmeros e, atualmente, muitos dermatologistas apostam nessas substâncias para combater os danos que os radicais livres causam.

Segundo diversos estudos científicos publicados, os antioxidantes para a pele são importantes para combater os radicais livres e todos os processos que danificam a saúde das células presentes em nosso organismo.

De acordo com um estudo da dermatologista Dra. Flávia Addor, as moléculas de radicais livres podem modificar a estrutura das células da derme, provocando uma série de doenças. Logo, os antioxidantes se tornam uma excelente linha de defesa contra essas moléculas.

A boa notícia é que não é difícil incluir antioxidantes no dia a dia. Existem diversos alimentos e suplementos com esse potencial que podem facilmente fazer parte da sua rotina. Descubra a seguir quais são os 7 melhores antioxidantes para a pele!

O que são os antioxidantes para a pele?

Os antioxidantes são substâncias responsáveis por “limpar” os radicais livres do organismo. Esse acúmulo de radicais se dá como resultado do metabolismo celular natural que nosso corpo realiza diariamente.

O problema é que os radicais livres são responsáveis por promover o temido estresse oxidativo, que causam danos celulares responsáveis por diversas patologias. O acúmulo de radicais pode causar problemas tanto na pele, como também em outros órgãos, como cérebro, por exemplo.

Segundo um artigo publicado na revista oficial da Sociedade Brasileira de Dermatologia, há evidências notórias de que os radicais livres produzidos pelo metabolismo celular podem causar diferentes danos à pele. Os radicais livres estão diretamente relacionados com o processo de envelhecimento da derme e até mesmo com o desenvolvimento de neoplasias.

Para que servem os antioxidantes para a pele?

De forma geral, os antioxidantes para a pele são recomendados para combater os radicais livres produzidos pelo metabolismo celular. Eles atuam diretamente sobre esses radicais, revertendo sua instabilidade e fazendo com que eles não danifiquem as demais células do organismo ou outras moléculas importantes.

Na prática, estudos indicam que essa ação dos antioxidantes serve para:

  • interromper e retardar o envelhecimento precoce da pele;
  • proteger a pele contra os danos provocados pela radiação ultravioleta;
  • proteger a saúde cardiovascular;
  • proteger as células cerebrais da degeneração;
  • evitar o crescimento de tumores;
  • auxiliar no tratamento do reumatismo;
  • evitar a degeneração macular.

Ou seja, os antioxidantes para a pele não realizam apenas a função protetora desse órgão, eles também atuam no organismo como um todo!

Aproveite e veja também

Conheça os 7 antioxidantes mais poderosos para a pele

Segundo o National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH), os antioxidantes podem ser encontrados em diferentes alimentos da natureza. Nesse contexto, os vegetais e as frutas são protagonistas!

Conforme publicado no NCCIH, indivíduos que consomem alimentos ricos em antioxidantes apresentam menor risco de desenvolver determinadas patologias, como as que acometem a pele ou o sistema cardiovascular.

Há diferentes antioxidantes para a pele disponíveis nos alimentos e em outros produtos dermatológicos específicos. São eles:

1. Coenzima Q-10

Esse antioxidante para a pele é responsável por atuar diretamente nos radicais livres criados pela radiação ultravioleta, à qual estamos expostos diariamente na rua e que promovem o envelhecimento precoce da nossa pele. Além disso, a coenzima Q10 também é responsável pela renovação celular.

2. Vitamina C

Que a Vitamina C apresenta inúmeros benefícios, a maioria das pessoas já sabe, não é mesmo? Essa vitamina também atua como um dos mais potentes antioxidantes para a pele. A vitamina C não só desacelera o envelhecimento celular como, também, uniformiza o tom da pele e participa da formação de colágeno.

3. Resveratrol

Um dos antioxidantes para a pele mais falados dos últimos tempos é o Resveratrol! A popularidade desse nutriente antioxidante aumentou por conta da sua ação contra o envelhecimento provocado pela poluição e radiação.

4. Betacaroteno

O betacaroteno é um dos antioxidantes mais usados por quem ama ir pegar sol, afinal, ele atua diretamente no estímulo da melanina, que é a proteína responsável por pigmentar a pele. Não só isso, o betacaroteno também ajuda na formação do colágeno e combate os radicais livres.

5. Ácido Ferúlico

O Ácido Ferúlico é um dos antioxidantes para a pele com maior efeito fotoprotetor. Essa substância fenólica também atua contra o estresse oxidativo e fatores externos, como a poluição e danos provocados pela radiação ultravioleta.

6. Niacinamida

A Niacinamida, também conhecida como vitamina B3, apresenta uma potente ação antioxidante. Conforme estudos científicos, a ação antioxidante da vitamina B3 pode ajudar a atenuar o envelhecimento da derme além de auxiliar no combate a acne e uniformização da pele.

7. Astaxantina

Produzida por microalgas, a Astaxantina é um excelente carotenóide que apresenta ações antioxidantes. Esse composto bioativo protege as células da ação dos radicais livres e ajuda a manter a umidade da pele.

Ou seja, é um nutriente eficiente para proteger a saúde da pele. Além disso, a literatura científica relata que esse carotenóide é responsável não só pelo combate à ação dos radicais livres, como também apresenta efeito fotoprotetor e inibe a inflamação da pele.

Benefícios dos antioxidantes para a saúde da pele

De acordo com informações publicadas pelo National Center for Complementary and Integrative Health, os antioxidantes para a pele são responsáveis pela neutralização dos radicais livres de todo o organismo, incluindo as células da pele.

Os radicais livres podem causar diversos danos na pele, que podem ir muito além do envelhecimento precoce. Logo, os principais benefícios dos antioxidantes para a pele são:

  • combate aos radicais livres;
  • proteção contra danos causados por agentes externos;
  • mantém a umidade;
  • protege a textura.

Como incluir os antioxidantes na sua rotina

Os antioxidantes para a pele podem ser incluídos na rotina através de uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais. As frutas e vegetais mais pigmentados, como uvas, beterraba, repolho roxo, morangos, etc, são os alimentos que comumente possuem o teor mais alto de antioxidantes. Além disso, outra alternativa é a inclusão dos antioxidantes por meio dos suplementos alimentares.

Os antioxidantes para a pele devem estar presentes no dia a dia para que a saúde da pele e de todo o organismo seja preservada. Para desfrutar das vantagens e benefícios dos antioxidantes, basta priorizar o consumo de uma boa diversidade de frutas e vegetais e, claro, incluir suplementos antioxidantes quando necessário.

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.