Carregando...

Conheça os benefícios da coenzima Q10 para engravidar

A busca para melhorar a fertilidade tem ganhado destaque nos últimos anos, à medida que cada vez mais casais enfrentam desafios para engravidar naturalmente. Nesse contexto, a coenzima Q10 surge como uma substância de interesse crescente. 

A coenzima Q10 é uma substância naturalmente presente no corpo humano que desempenha um papel vital na produção de energia celular. No entanto, estudos recentes têm investigado seu potencial benefício no contexto da fertilidade, levantando questões sobre como essa coenzima pode influenciar positivamente a capacidade de concepção. 

Quer saber mais? Confira a seguir como a coenzima Q10 pode favorecer a fertilidade, aprenda a utilizá-la para auxiliar na concepção e descubra os benefícios para a engravidez.

O que é Coenzima Q10?

Também chamada de Ubiquinol ou Ubiquinona, a coenzima q10 está cada vez mais sendo reconhecida pelo potencial antioxidante. 

A coenzima Q10 está naturalmente presente em todas as células do corpo e também em alguns alimentos como: 

  • ovos;
  • cereais;
  • grãos;
  • sementes;
  • frutas;
  • legumes;
  • produtos lácteos;

Então qual é a necessidade de suplementar coenzima Q10? A maior produção dessa substância é endógena e, a partir dos 30 anos, ocorre um declínio progressivo da sua produção. Outro ponto é que a quantidade de Coenzima Q10 nos alimentos é baixa, portanto é muito difícil suprir o declínio dessa enzima através da alimentação.

A Coenzima Q10 e a fertilidade

A fertilidade feminina é um dos primeiros aspectos a serem impactados negativamente no processo de envelhecimento, pela diminuição da reserva ovariana. A Coenzima Q10 desempenha um papel importante na fertilidade feminina, pois essa substância é essencial para a produção de energia nas células, incluindo as que se envolvem no processo reprodutivo. 

À medida que as mulheres envelhecem, os níveis de CoQ10 tendem a diminuir, o que pode afetar a qualidade dos óvulos e a capacidade de engravidar. Além disso, a CoQ10 também é conhecida por sua capacidade antioxidante, o que ajuda a proteger as células reprodutivas dos danos causados pelos radicais livres.  

Como usar Coenzima Q10 para engravidar?

O uso da Coenzima Q10 para melhorar as chances de engravidar geralmente envolve a suplementação de Coenzima Q10. Antes de mais nada, é fundamental consultar um médico ou um especialista em fertilidade para avaliar a situação específica e determinar a dosagem adequada. 

De modo geral, a CoQ10 é consumida na forma de cápsulas e a dosagem recomendada pode variar de acordo com a idade, saúde geral e necessidades individuais da pessoa. A suplementação pode contribuir para melhorar a qualidade dos óvulos e a saúde das células reprodutivas, o que pode aumentar as chances de concepção. No entanto, a suplementação com Coenzima Q10 deve ser parte de uma abordagem mais abrangente para melhorar a fertilidade, que pode incluir outros tratamentos, suplementos e mudanças no estilo de vida.

Aproveite e veja também

Benefícios da Coenzima Q10 durante a gravidez

Como um antioxidante, a coenzima q10 na gravidez vem sendo muito estudada e diversos benefícios já foram relatados, como:

  • Melhora da resposta ovariana: um estudo demonstrou que o pré-tratamento com Coenzima Q10 em mulheres jovens com baixa reserva ovariana resultou em melhorias na resposta ovariana e nos parâmetros de desenvolvimento dos embriões.
  • Melhora da gravidez: um estudo realizado com mulheres inférteis e submetidas a tratamentos de reprodução assistida descobriu que tomar Coenzima Q10 como suplemento pode aumentar a chance de gravidez.
  • Redução na taxa de pré-eclâmpsia: mulheres com pré-eclâmpsia na gravidez demonstram níveis de coenzima q10 reduzidos. A placentação anormal possui associação com a pré-eclâmpsia e a partir de estudo foi observado que a suplementação de coenzima q10 demonstrou resultados benéficos na redução desta taxa.
  • Melhora da resposta ovariana em mulheres mais velhas: o processo de envelhecimento da mulher é acompanhado pela redução da função mitocondrial nos óvulos, reduzindo a resposta ovariana. Um estudo realizado com mães mais velhas apontou que a coenzima q10 pode melhorar significativamente as taxas de ovulação.

A coenzima Q10 para engravidar possui seus benefícios tanto para o momento da concepção quanto no desenvolvimento do feto evitando complicações. No entanto, a fertilidade e saúde da gestação não depende apenas da Coenzima Q10, mas está principalmente relacionada aos hábitos de vida da mãe, peso e fatores ambientais a qual está exposta.

Melhora da microbiota intestinal

Dicas e orientações para Engravidar

 O primeiro passo é monitorar o ciclo ovulatório prestando atenção nos sinais e sintomas. Existem algumas opções para conseguir compreender quando serão os dias férteis: 

  • Aplicativos com calendário menstrual: a partir do registro do dia da menstruação o app calcula quando serão os próximos dias férteis em que se tem mais chances de engravidar.
  • Percepção através de alterações na mucosa cervical: no decorrer do ciclo menstrual, acontecem mudanças no muco cervical. A probabilidade de engravidar é maior durante a fase ovulatória, quando ocorre um aumento no muco cervical transparente e viscoso.

Efeitos colaterais e precauções com a Coenzima Q10

A suplementação de coenzima q10, de maneira geral, é bem tolerada. Não há efeitos colaterais significativos relatados em estudos até o momento. Por precaução, crianças, adolescentes, gestantes e lactantes só devem consumir a partir da prescrição de um profissional da saúde. Para uma orientação individualizada consulte um profissional da saúde, especialmente se você já utiliza medicações diárias ou possui condições específicas.  

Em resumo, a suplementação de coenzima q10 para engravidar pode ser benéfica para auxiliar o processo de concepção. Seu papel na melhoria da qualidade dos óvulos e na proteção das células reprodutivas contra danos oxidativos pode fazer uma diferença significativa na jornada para a concepção. Mas, cada caso é único e por isso deve ser acompanhado e orientado por um médico especialista em fertilidade.

Artigo escrito por Isadora Appel, formada em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10971) e em formação em Modulação Intestinal. Realiza atendimento clínico para pacientes que buscam autonomia alimentar, bem como, produz conteúdo voltado para nutrição e saúde. 

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.