Carregando...

Conheça os benefícios da coenzima Q10 para pele

Conhecida por ser um potente antioxidante, o uso da coenzima Q10 tem ganhado destaque entre nutricionistas e dermatologistas. Seus inúmeros benefícios para a saúde estão sendo explorados e seu uso tem sido associado, até mesmo à melhora da saúde e aspecto da pele.

Descubra o que a ciência já sabe sobre a coenzima Q10, para que serve na pele e como utilizar.

O que é coenzima Q10?

Conhecida como ubiquinona, a coenzima Q10 é uma substância encontrada na membrana interna de quase todas as células do corpo. Ela atua em um “sistema de produção de energia” chamado cadeia transportadora de elétrons, cujo produto final é conhecido como ATP (adenosina trifosfato), a forma mais abundante de energia utilizada pelo organismo.

Portanto, a coenzima Q10 é parte importante do fornecimento de energia celular. Ela pode ser encontrada em alimentos como carne bovina, sardinha, espinafre e amendoim, assim como na forma de suplemento alimentar.

As concentrações de coenzima Q10 tendem a diminuir de forma natural com o envelhecimento, porém maus hábitos alimentares, sedentarismo, estresse, infecções, consumo de álcool e cigarro, também podem afetar a produção de coenzima Q10 e, dessa forma, fazer com que haja necessidade de reposição.

Coenzima Q10 para pele: qual a relação?

A principal relação no uso de coenzima Q10 para a pele, é devido a sua propriedade antioxidante que protege o corpo contra a ação dos radicais livres. *

Os radicais livres são considerados, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma das principais causas do envelhecimento da pele e perda de elasticidade. São compostos naturalmente formados no organismo, que podem levar ao processo de oxidação de diversos tecidos.

A produção e ação oxidativa dos radicais livres na pele também pode ser aumentada de acordo com hábitos de vida, como exposição ao sol sem proteção, desidratação, tabagismo e etilismo. *

Portanto, o uso de coenzima Q10 para pele tem por objetivo protegê-la contra os efeitos do avanço da idade e de agentes oxidativos, retardando o processo de perda de elasticidade da pele e formação de linhas de expressão por meio da sua ação antioxidante. *

Benefícios da coenzima Q10 para a pele

Aqui estão alguns dos principais benefícios do uso de coenzima Q10 para pele:

A coenzima Q10 desempenha um papel fundamental como antioxidante celular, protegendo as células dos danos provocados pelos radicais livres. Por esse motivo, ela é um ingrediente comum em cosméticos, tendo em vista que a coenzima q10 é bom para pele, pois sua ação antioxidante para pele auxilia a reduzir os sinais de envelhecimento. * *

Um experimento duplo-cego controlado utilizou doses diárias de 50 a 150 mg de coenzima Q10, demonstrando que, ao final do estudo, o uso do suplemento limitou a deterioração da elasticidade, melhorou a suavidade e reduziu alguns sinais visíveis de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Outro estudo de revisão, dessa vez com o uso tópico de fórmulas contendo coenzima Q10 na pele, cujos resultados mostraram redução na produção de radicais livres e aumento da capacidade oxidativa.

Aproveite e veja também

Quando suplementar?

A suplementação de coenzima Q10 para pele é recomendada quando o consumo por meio de fontes alimentares não for suficiente. Também há recomendação para aquele grupo de pessoas que possuem produção deficiênte, como idosos e tabagistas.

A recomendação de uso mais comum é a ingestão oral de 10 a 30mg por dia e o uso externo em concentração que varia entre 5% a 10%. 

É recomendado conversar com seu médico dermatologista ou nutricionista de confiança antes de iniciar a suplementação. O profissional será capaz de suplementar a quantidade correta para cada caso, além de orientar quanto à forma de consumo e marcas seguras.

Melhora da sensibilidade à insulina

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Texto revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.