Carregando...

Principais benefícios do Pilates para o corpo feminino

O Pilates é uma prática que tem ganhado cada vez mais adeptos, especialmente entre as mulheres. Essa modalidade física combina exercícios de força, flexibilidade e de controle da respiração que promovem uma melhora significativa no físico e na saúde como um todo. Entre os principais benefícios do Pilates para o corpo feminino estão a tonificação da musculatura, melhora da postura, equilíbrio, flexibilidade, consciência corporal, etc.

Neste artigo você vai conhecer como essa modalidade de exercício pode desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde e na conquista de um corpo mais forte, bonito e saudável.

O que é Pilates: origens e princípios

O Pilates é uma modalidade física criada no início do século 20, que combina elementos de yoga, ballet e exercícios de resistência. Assim que surgiu, o Pilates se consagrou como um  método revolucionário por fortalecer o corpo de forma equilibrada, promovendo a harmonia entre mente e músculos.

A base do o que é pilates está em seis princípios fundamentais: 

  • concentração;
  • controle;
  • centro de força;
  • respiração;
  • precisão e fluidez. 

Esses princípios formam a estrutura essencial que orienta os exercícios de pilates. A prática regular permite o desenvolvimento de força, flexibilidade e estabilidade, ao mesmo tempo em que aprimoram a consciência corporal e a conexão mente-corpo.

Benefícios do Pilates para mulheres

O Pilates oferece uma série de benefícios específicos para o corpo feminino. Por isso, não à toa, depois de alguns meses praticando regularmente, muitas mulheres percebem que o pilates emagrece quando aliado a uma dieta hipocalórica. 

Em relação à saúde física, estudos mostram que os benefícios do pilates para o corpo feminino incluem:

  • auxilia na melhora da postura;
  • corrige desequilíbrios musculares;
  • ajuda a definir a musculatura
  • promove um fortalecimento profundo dos músculos do core, contribuindo para uma barriga mais firme e uma cintura mais definida;
  • aumenta a flexibilidade;
  • ajuda na prevenção de dores e lesões nas articulações.

Um estudo revelou que a prática de pilates proporcionou uma redução significativa no peso, no índice de massa corporal (IMC) e no percentual de gordura em adultos com excesso de peso ou obesidade. 

Um outro estudo que avaliou os efeitos do Pilates no corpo de mulheres na pós-menopausa, verificou que a prática foi eficaz no aumento da força da parte superior e inferior do corpo e dos músculos abdominais. Esse é apenas um dos benefícios do pilates na menopausa.

Muito além de saber que o pilates deixa o corpo definido, é valioso saber que os exercícios de respiração do Pilates podem ajudar a aliviar o estresse, a tensão e a ansiedade. Isso promove bem-estar mental e maior equilíbrio emocional no dia a dia. Por isso o Pilates representa uma escolha completa e eficaz.

4 exercícios de Pilates para treinar em casa

Quando o objetivo é mudar a composição corporal surge a dúvida se é melhor escolher pilates ou academia para emagrecer. Na verdade, qualquer um dos dois pode ajudar no emagrecimento desde que alinhado a uma dieta de déficit calórico.

Se a escolha for Pilates, existem vários exercícios possíveis de se fazer em casa, como:

1. The Hundred

Esse exercício é excelente para o fortalecimento abdominal e a resistência cardiovascular. O "The Hundred" envolve deitar-se de costas, elevar as pernas e a cabeça do chão, e fazer movimentos controlados dos braços para cima e para baixo enquanto mantém os músculos do core ativados.

2. Leg Lift

O "Leg Lift" no Pilates é um exercício eficaz para fortalecer a musculatura do abdômen e das pernas, contribuindo para a melhoria da postura e do equilíbrio corporal. Nesse exercício, você deita de lado e eleva a perna superior para cima, mantendo-a reta. 

3. Alongamento "gato-vaca"

É um ótimo movimento para melhorar a flexibilidade da coluna vertebral e promover o alinhamento e a mobilidade da coluna. O modo de execução é bastante simples:

  • posicione-se com as mãos e joelhos no chão;
  • arqueie a coluna para cima (movimento "gato") enquanto expira;
  • arqueie a coluna para baixo (movimento "vaca") enquanto inspira;
  • repita esses movimentos alternadamente.

4. Plank 

Esse é um exercício de resistência que ajuda a fortalecer os músculos centrais, ombros e braços. Para executá-lo você deve apoiar antebraços e ponta dos dedos dos pés no chão e manter o corpo reto como uma prancha, contraindo os músculos abdominais e glúteos.

Em todos os exercícios é recomendado manter a respiração fluindo e se concentrar na qualidade dos movimentos e estabilidade da região lombar. 

A incorporação regular desses exercícios em casa pode proporcionar diversos benefícios do pilates para o corpo feminino com resultados notáveis no fortalecimento e tonificação do físico.

Dicas para otimizar sua prática de Pilates

Para ver mudanças mais expressivas no corpo com a prática de Pilates, é essencial pensar na dieta. Isso inclui os alimentos que se come e suplementos alimentares também. Essa é uma das dicas de pilates que valem ouro!

➜ Antes das sessões de pilates, é aconselhável optar por uma refeição leve e rica em bons carboidratos. Para melhorar a concentração e disposição, suplementos Pré Treino podem ser convenientes, pois geralmente possuem cafeína, aminoácidos, vitaminas e minerais na composição. 

➜ A creatina pode ser uma adição valiosa aqui. Esse suplemento é conhecido por melhorar a performance em exercícios de alta intensidade e curta duração, ajudando a sustentar a energia muscular durante as sessões intensas de Pilates.

➜ Para depois do Pilates, é interessante se nutrir com proteínas, fibras e gorduras de qualidade. Um suplemento de proteína como whey protein pode ser uma boa opção.

➜ Manter o consumo de água antes, durante e depois da sessão de Pilates é fundamental para se hidratar. Os músculos são 70% água e se a intenção é melhorar a composição corporal, tomar água é parte essencial do processo.

➜ Outra dica importante para quem quer mudar o corpo fazendo pilates é manter uma regularidade nos treinos. Para isso é preciso estabelecer uma programação que se encaixe na sua rotina e definir metas realistas para se manter motivado.

➜ Varie os exercícios para evitar o tédio e desafie-se constantemente. Aumentar a intensidade e complexidade dos movimentos é o que vai fazer o corpo evoluir. 

Além de todas essas dicas de pilates, adotar um estilo de vida saudável como um todo é essencial para ver os benefícios do pilates no corpo e na mente. Isso inclui manter um sono adequado, carga de trabalho apropriada e preservar as relações sociais. Esses fatores também desempenham um papel crucial nos resultados obtidos com o Pilates.

Referências

Texto escrito por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Aproveite e veja também

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.